Ir ao conteúdo

Preciso fazer alguma coisa depois de montar o computador?

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite!

Eu gostaria de saber quais seriam os próximos passos da montagem de um computador, vejo os vídeos no YouTube, mas não explicam. Eu vou montar um PC com o Ryzen 7 5700G e a B550 Aorus Elite, e após a montagem, o que eu faço? configuro algo na BIOS e instalo o Windows?

Postado

Você quer saber como monta ou como fazer a pós-instalação? Pra saber como monta, é instinto, você monta a placa em cima de uma caixa, em seguida a fonte e instala tudo, não tem muito mais o que dizer.

Agora, sobre o pós-instalação, o máximo que você precisa fazer é ativar o XMP, o que é muito simples.

Você basicamente entra na BIOS, aperta F7 pro Easy Mode (provavelmente já vai estar nesse modo, mas se não estiver, aperte F7), e em cima do RPM das ventoinhas, você encontrará o XMP.

Depois, você aperta F10 pra salvar e sair e instala o sistema.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Karllus E Precisa de ajuda pra instalar o Windows? É só usar o Media Creation Tool que você consegue no site da Microsoft e criar uma mídia de instalação inicializável, com um pendrive por exemplo. Seu computador vai dar boot no pendrive com a imagem do SO.

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows11

Aí explica bonitinho como fazer e o programa é bem intuitivo, qualquer coisa você encontra vídeos ajudando também.

• Curtir 1
Postado

@Batata Defumada @Pepse

Entendi. A minha dúvida mesmo era sobre a pós-montagem, se eu iria precisar configurar algo na BIOS além do XMP e o pendrive pra instalar o Windows, por exemplo, configurar algo da placa-mãe, processador, vídeo integrado da APU, etc.

• Moderador
  • Solução
Postado

@Karllus E Não há nada de essencial a ser configurado, via de regra. O que eu recomendaria você fazer é customizar o perfil dos coolers do gabinete e do processador, pra que eles trabalhem exatamente como você gostaria, caso isso te interesse.

Então assim, se o computador após a montagem e instalação do SO estiver funcionando direitinho sem nenhum problema, não há motivo pra ficar mexendo na BIOS.

• Curtir 1
Postado

Depende da placa-mãe, se o CPU tem vídeo integrado, mas via de regra são pelo menos estes:

Drivers do chipset (placa-mãe)

Drivers do som

Drivers de rede

Drivers da placa de vídeo

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Karllus E disse:

E sobre drivers, é necessário instalar quais? drivers do processador, placa-mãe, etc.

Da rede e placa de vídeo. Driver de som não é necessário em placas low-end e o driver do chipset você instala se quiser ficar vendo as coisinhas do computador e se sentir mais seguro, porque tecnicamente não tem tanta diferença.

Postado

Instala o windows, ainda na instalação quando chegar na parte de configuração de rede conecta no wi fi ou cabo de rede, vai solicitar criar uma conta da Microsoft, a partir dai o windows se configura sozinho, baixa drivers e aplicações do hardware

Depois procura uma licença oem do windows no mercado livre ou outros site como amazon, submarino, americanas, custa de uns 30 a 100, essas licenças são destinadas a maquinas montadas por grandes empresas, funcionam sem comprometer a segurança da maquina (alguns chamam de computador de prateleira, tb usada nos notebooks com windows de fabrica etc)

Postado

@Pepse Que drivers de rede seriam?

A placa-mãe é a B550 Aorus Elite e um Ryzen 7 5700G

@1lokos Sim, há vídeo integrado. Quais são os sites de download dos drivers de rede, processador, etc. ?

Chipset: B550M Aorus Elite

APU: AMD Ryzen 7 5700G

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...