Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Viabilidade e vantagens de 2 SSDs (soquete M.2), 1 reservado para o Windows.


Janovick
Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Bom dia,

Eu havia feito uma pergunta no meio de outro tópico, mas preferi abrir um novo, para perguntar com mais detalhes. Enfim, esta semana, monto meu primeiro PC.

Aqui no CDH há um tópico fixo com orientações do que fazer a seguir...

...e uma delas é o particionamento da memória, para reservar uma porção para o Sistema Operacional.  Comprei a seguinte Placa-Mãe: Placa-Mãe MSI B550M Pro-VDH WiFi, AMD AM4, mATX, segue a foto (com os dois slots de SSDs, soquete M.2:
image.png.6184d8c2846e1a5ae738d76c24295030.png

As dúvidas que tenho:
1) Posso usar 2 SSDs, uma para o Sistema Operacional (WINDOWS) e outro para os arquivos do usuário? Prentendo usar para jogar mesmo. Há alguma vantagem?
2) Tenho 1 SSD Kingston de 1TB que, no caso, seria para os arquivos de usuário. Haveria um slot melhor para este? Se o caso posso pegar um SSD de 250GB para o SO.
3) Qual dos SSDs aqueceria mais, se o caso?
4) Haveria algum tutorial de como fazer essa divisão entre SO e arquivos de usuário entre duas unidades de memória? Achei tutoriais e guias de como particional uma única unidade.

Desde já agradeço imensamente a atenção de todos!

edit: título

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Janovick alterou o título para Viabilidade e vantagens de 2 SSDs (soquete M.2), 1 reservado para o Windows.
  • Membro VIP

1 - Sim. Depende. Vantagem é só o carregamento de arquivos.

2 - Use o SO no slot de cima que é mais rápido e o secundário no slot de baixo.

3 - Não sei

4 - Basta formatar o sistema em um SSD e depois instalar o segundo. Cada SSD terá sua partição e você cria suas pastas lá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Math.Pi disse:

4 - Basta formatar o sistema em um SSD e depois instalar o segundo. Cada SSD terá sua partição e você cria suas pastas lá.

Você fala, na hora de instalar programa, salvar arquivos, etc, só escolher manualmente o diretório do segundo SSD, isso?

Tem alguma padrão? Tipo, o primeiro é a C:// e o segundo a D:// ou algo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

1. Poder pode, mas é um desperdício, porque como o primeiro slot é mais rápido não faz sentido comprar o SSD só para o Windows, no máximo ocupa uns 40 a 60 GB, e como a MB é gen 4.0(que pode usar SSD até 7.200mbps), o ideal é adquirir o maior que o orçamento permitir. Aí particione o disco como preferir. Estou partindo do princípio que comprará mais um SSD NVMe.

2. Aí nesse caso o SSD Kingston fica no segundo slot

3. Meu palpite é que o primeiro SSD NVMe (o de 7.200mbps) esquentará mais, tanto que tem um dissipador incluso na MB, tome o cuidado de comprar o SSD sem dissipador.

4.

47 minutos atrás, Janovick disse:

Haveria algum tutorial de como fazer essa divisão entre SO e arquivos de usuário entre duas unidades de memória? Achei tutoriais e guias de como particional uma única unidade.

Está falando de partições nos discos dos SSD. Use o gerenciador de discos do Windows mesmo, mas é fácil encontrar no youtube. 

19 minutos atrás, Janovick disse:

Tem alguma padrão? Tipo, o primeiro é a C:// e o segundo a D:// ou algo assim?

O sistema cria a letra automático, mas você pode renomear a partição fácilmente, tipo, o "C:"  chame Windows, o "D:" chame "Games", etc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!