Ir ao conteúdo

Trocar uma fonte de 500W por 650W aumenta o consumo de energia elétrica?

Ir à solução Resolvido por Tiberio,

Posts recomendados

Postado

Olá, uma duvida... possuo um fonte de 500 Watts, estou querendo mudar para um de 650 Watts... ao fazer esse upgrade o consumo de energia em casa vai ser aumentado ou isso não interfere?

Já aproveitando o post também, a Fonte NZXT C Series, 650W é adequada para um gabinete TGT Archer?

• Membro VIP
Postado

O gabinete suporta fontes ATX, a NZXT C é ATX. Mas gabinetes com fonte em cima são ruins, fica calor concentrado todo perto da placa-mãe, processador e memórias RAM.

• Curtir 1
Postado

@Edy Pode haver um aumento mas é extremamente pequeno, ou seja, troque, pois no final do mês vai permanecer praticamente a mesma coisa, porém, é recomendado que observe a eficiência energética da fonte. Entretanto, irá haver um aumento considerável se você colocar peças que consomem mais energia elétrica no seu PC.

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@Edy Vai depender de quanta energia seu sistema consome, porque isso vai afetar a porcentagem de carga da fonte e consequentemente a eficiência. Por exemplo, um sistema que consome 400W, com uma fonte de 800W ela vai estar em 50% de carga e consequentemente com a maior eficiência possível, dessa forma desperdiçando menos energia do que uma outra fonte igual em tudo só que de 600W, por exemplo.

Enfim, não vale a pena esquentar a cabeça com isso, a não ser que você pirasse e comprasse uma de 1600W. Enfim, informa a sua configuração pra que lhe possa ser recomendada uma fonte adequada, caso seja necessário trocar.

Postado
13 minutos atrás, Pedroou disse:

O gabinete suporta fontes ATX, a NZXT C é ATX. Mas gabinetes com fonte em cima são ruins, fica calor concentrado todo perto da placa-mãe, processador e memórias RAM.

Entendi, vou buscar um upgrade de gabinete também.

@Entusiasta da Elétrica @Batata Defumada  Minhas configurações atuais é a placa-mãe A320MH, processador, Ryzen 5 1600AF e a placa de Vídeo RX 6600 CLD 8GB (adquirir essa placa recentemente, antes tinha uma GTX 1050 TI)... já me informaram que a fonte de 500w atual segura mas me recomendaram mudar.

• Moderador
Postado

@Edy 

2 minutos atrás, Edy disse:

já me informaram que a fonte de 500w atual segura mas me recomendaram mudar.

Segura na teoria, porque vai que ela não realmente entrega todos os 500W que promete, e isso sem nem entrar no mérito de temperaturas, barulho, ripple, durabilidade etc. Também recomendo mudar, a NZXT C650 que você citou tá bem em conta e ainda é semimodular.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
28 minutos atrás, Edy disse:

ao fazer esse upgrade o consumo de energia em casa vai ser aumentado ou isso não interfere?

Não, o consumo será o mesmo, mas caso a tensão aí na sua casa seja 220v pode ser até que diminua já que a NZXT tem uma eficiência próxima dos 90% em 220v.

31 minutos atrás, Edy disse:

Já aproveitando o post também, a Fonte NZXT C Series, 650W é adequada para um gabinete TGT Archer?

Esse gabinete é péssimo, fonte ainda na parte de cima, pegue um Montech Air 100 que é muito melhor, só certifique-se que sua placa-mãe e mATX.

• Curtir 1
Postado

Se eu ficar usando essa de 500wattes e entre 1 e 2 meses (até eu conseguir pegar outra) existe a chance de que queimar a placa ou algo que estrague o pc?

o que acontece realmente,  vi que tem casos que queimam algo no pc e em alguns eles só desligam.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...