Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de FPS após 5 min 30 s de partida com notebook novo


gabra

Posts recomendados

Oi, pessoal, essa semana chegou meu notebook novo que acabei de comprar com as seguintes configurações:

 

processador 12th Gen Intel(R) Core(TM) i7-1255U   1.70 GHz

RAM: 16GB

Placa de Vídeo: GeForce MX 550

 

eu fui testar a placa de vídeo jogando LoL e percebi que ela tá tendo um comportamento incomum acredito: assim que eu ligo o notebook e entro numa partida, o jogo roda normal com FPS bom de 120, porém após alguns minutos jogando a primeira partida (4-6 min) o FPS simplesmente cai para 30-40 e permanece assim não importa o que eu tente fazer. Reiniciar o notebook não resolve, esperar um tempo não resolve. O único jeito de ele voltar a rodar em 120 FPS é no dia seguinte depois de ter passado horas desligado durante a noite. Isso acontece com apenas o jogo aberto, gráficos no médio. Tirei alguns prints do desempenho da placa de vídeo ao longo de uma partida para tentar averiguar o que estava acontecendo, segue prints:

 

 

print logo após ligar o notebook sem nada aberto:

image.thumb.png.276471b57e7843603ddba9ced04b5980.png

 

print com o cliente aberto, porém sem ter entrado numa partida

image.thumb.png.be4caa99af9a445c9d0f84e6e07caa88.png

 

print após entrar numa partida com 1min de partida:

1min.thumb.png.4f66e0fa1afdcaf26750b36bd052e877.png

 

 

print após dentro da partida após 3min:

3min.thumb.png.20cfaf2ab1130910136b51a3a7b401af.png

 

 

print do momento exato aos 5min e 30s em que o FPS cai de 120 para 30-40 e permanece assim pelo resto da partida:

5min30.thumb.png.f3e11bf468dff8740d0ade9f2b9f9659.png

 

print aos 11min de partida:

11min.thumb.png.3d25bc8e19c2dd028b9ca3c58164ff1e.png

 

 

Todos os drivers estão atualizados, já desinstalei e instalei o jogo, o modo de energia tá em melhor desempenho, a placa da nvidia tá selecionada como a principal pra utilização, notebook tem literalmente 3 dias e apresentava esse comportamento desde o primeiro dia, eu sei que a placa de vídeo não é das melhores mas LoL é um jogo simples devia conseguir manter o FPS no mínimo em 60. Como o FPS fica em 120 quando eu ligo o notebook provavelmente a placa tem condições de rodar o jogo num FPS alto, mas tá acontecendo algum fenômeno que no meio da partida faz com que o uso da GPU aumente pra 100% e o FPS cai. Minha única suspeita no momento é por causa do aquecimento já que quando chegou em 70° nos prints a utilização aumentou e foi pra 100% e o aquecimento diminuiu pra 65°. Mas essa não é nem perto da temperatura máxima que a placa deveria aguentar eu acredito. Pesquisei se encontrava alguém com problema semelhante, mas não consegui achar. Alguém tem alguma ideia do que pode tá acontecendo?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Manuel Fernandes Da Silva disse:

@gabra não é processador aquecendo muito?

 

Depois de ver as imagens um pouco mais eu comecei a suspeitar disso também, porque depois que a GPU é utilizada em 100% a utilização da CPU diminui quase como para aliviar o uso da CPU. Eu noto que o notebook esquenta um pouco mesmo mas não a ponto crítico, porém é frustrante isso ocorrer apenas com alguns minutos de uso com o notebook novinho. Tem como eu limitar um pouco essa alternância de utilização GPU/CPU pra evitar a queda de FPS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...