Ir ao conteúdo

Como usar mais de 8 giga sendo q tenho 16 de ram

Ir à solução Resolvido por Kaze_jp,

Posts recomendados

Postado

tenho meu pc amd 3000g athlom DDR4 dois pentes de memória ram de 8 giga, a placa de Vídeo deu um problema e eu retirei tanto a memórias RAMs e a placa pra ilmpar, voltou o Vídeo normal porém o pc só usa 8 giga de 16 ja tentei ativar com o modo do windows e nada adianta, PFV ME AJUDEM

image.thumb.png.9ea84e558961c2083237ff4305de61f9.png

image.thumb.png.c8c3f53c308339a9ccc459e171a76447.png

Postado

@Priince , olá!

você tem acessar a BIOS da sua placa-mãe ir na configurações onde está Vídeo onboard e desabilitar(disabled). Porque a placa integrada está ligada compartilhando a memória RAM sua.

Postado

@Priince  Qual foi exatamente o problema da placa de vídeo? Porque se foi parar de dar vídeo, talvez tenha sido a memória que deu problema e não a placa de vídeo.

O que explicaria o porque de estar só reconhecendo 8gb. Uma das razões para reconhecer menos RAM é problema de hardware. As outras são, alterar a RAM reservada para o vídeo integrado na BIOS ou alterar o que não se deve no MSCONFIG.

Teste com um pente de RAM instalado por vez e teste em todos os slots da placa-mãe. Se não der boot só com um dos pentes, já sabe quem é o culpado.

• Solução
Postado

@Priince , segue o como acessar a BIOS da sua placa - quando reiniciar aperta tecla "del" ou delete.

Depois na opção - chipset -

image.png.47abb7ebd3580c2694948308b2239360.png

Depois - North Brigde

image.png.f44f0b4301dfb589f5f8dcc66c40f919.png

Depois em GFX configuration  - Depois - Uma Frame Buffer Size

image.png.035c139d242ba088a9df9b62b36d5461.png

Aqui voce ajusta a o tamanho da memória ou vai NB PCI Slot Vídeo.

image.png

image.png

Postado

@Priince Tem que colocar no mínimo que é 64Mb. Se funcionasse com 16G você teria reservado essa quantidade para vídeo e sobraria 0 para o sistema.

Já no MSCONFIG teria que estar desmarcado a opção de limitar a RAM. Porque não se mexe em nada do MSCONFIG a não ser que você seja programador e quer verificar como o seu programa se comporta em hardwares mais limitados.

E quanto as memórias, porque não ficou completamente claro. Ambas estão funcionando em ambos os slots? Porque o problema poderia ser na placa-mãe.

Postado

mano meu PC tinha o mesmo problema quando comprei ele na pichau em 2021

ele tinha 8GB mas só era utilizável 5,93.. (hoje em dia coloquei 16GB e ta de boa usando 100% da ram)

eu ja tinha tentado de tudo até tirar a memória e colocar dnv, e mexer no msconfig n deu certo mas só funcionou quando eu mexi na BIOS

@Priince coloca em 64m

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!