Ir ao conteúdo

Qual placa-mãe comprar AMD AM4

Ir à solução Resolvido por Diego Mendes Rodrigues,

Posts recomendados

Postado

Fala galera

Seguinte, to montando meu setup novo e to com uma dúvida. Comprei um Ryzen 5 5600 mas ainda não sei se vou numa placa-mãe B450M ou B550M.

No momento to com o orçamento meio curto e queria saber se vale a pena pegar a B450M, mas tenho medo de não conseguir dar um upgrade no processador (daqui uns 2 anos) e queria saber se ela aguentaria. Se não, qual das B550M vocês me recomendariam tendo em vista que to com pouca grana?

• Curtir 1
Postado

Em 2019 decidi montar meu primeiro pc:

placa-mãe h310 (placa de entrada)
i3 8100
2x8gb ram 2400
GTX 970
fonte de 500w

hoje troquei os 2x8 ram por 2x16 e o processador para um i7 8700, consigo jogar atualmente quase tudo, mas hoje vejo que por escolher uma placa-mãe de entrada, sofrendo no quesito upgrade, é como se compensasse trocar o PC todo...
Sou leigo, mas aprendi uma coisa: Compre uma boa fonte boa e uma boa placa-mãe, mesmo que tenha que esperar mais alguns meses juntando o money. Irá sair muito barato no futuro.

• Curtir 1
Postado

@Igor Senra Valeu por compartilhar sua experiência, amigo. Concordo plenamente. Mas no caso essa B450M já seria intermediária, pois no caso da AMD tem as A320 E A350 que são piores. A B450 é bem boa, mas to na dúvida se daria algum gargalo com um processador melhor.

• Solução
Postado

@rafaelragney , boa tarde.

Existem placas B450M muito boas para o processador AMD Ryzen 5600, você precisa verificar qual placa de vídeo irá utilizar, para ter um bom desempenho do seu computador.

Outro ponto que deve pensar, é se daqui 2 anos, você realmente faria um upgrade em outro processador com soquete AM4, pois a AMD logo irá lançar a linha 8000, sendo que os valores dos processadores da linha 7000, e suas placas-mãe, irão estar muito mais acessíveis.

Gigabyte-B450M K Rev. 1.0 Micro-ATX

placa-mãe boa para esse processador, suporta memória DDR4 3200MHz, além de um disco NMVe M.2 PCIe 3.0.

Para a placa de vídeo, possui 1 slot PCIe 3.0 x 16.

image.png.b7f238d2c0f287a59ca75f76247efaa5.png

Gigabyte B450M Gaming, AMD AM4, mATX (+- R$ 599,99)

placa-mãe boa para esse processador, com um arrefecimento muito melhor nos VRMS, suporta memória DDR4 3200MHz, além de um disco NMVe M.2 PCIe 3.0.

image.png.1e795501f21cca0e8eb8a5e87bc68680.png

Dê uma olhada nessa análise realizada com a B450M AORUS ELITE.

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

• Curtir 1
Postado

@Diego Mendes Rodrigues

56 minutos atrás, Diego Mendes Rodrigues disse:

Existem placas B450M muito boas para o processador AMD Ryzen 5600, você precisa verificar qual placa de vídeo irá utilizar, para ter um bom desempenho do seu computador.

Outro ponto que deve pensar, é se daqui 2 anos, você realmente faria um upgrade em outro processador com soquete AM4, pois a AMD logo irá lançar a linha 8000, sendo que os valores dos processadores da linha 7000, e suas placas-mãe, irão estar muito mais acessíveis.

placa-mãe boa para esse processador, suporta memória DDR4 3200MHz, além de um disco NMVe M.2 PCIe 3.0.

placa-mãe boa para esse processador, com um arrefecimento muito melhor nos VRMS, suporta memória DDR4 3200MHz, além de um disco NMVe M.2 PCIe 3.0.

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

Muito obrigado, irmão. Vendo por esse lado, acho que faz mais sentido economizar e comprar uma B450, visto que se for fazer um upgrade vou acabar comprando uma CPU com o chipset AM5, ai precisarei trocar a placa-mãe do mesmo jeito. No momento não consigo comprar essa série de processadores AM5, então acho que faz mais sentido economizar mesmo. Sobre a placa de vídeo, comprei a RTX3060, acha que tem alguma perda de desempenho por conta do PCIe 3.0?

Postado
3 horas atrás, Diego Mendes Rodrigues disse:

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

https://www.pichau.com.br/placa-mãe-msi-b450m-a-pro-max-DDR4-socket-am4-m-atx-chipset-amd-b450-b450-a-pro-max?srsltid=AfmBOoryNP29jI15wRQd_VRq9KOwcG4fPBAymg5S4J5_LquCMXOfHDuCXHc

Compensa pegar essa?

Postado
3 horas atrás, 1lokos disse:

Essa MSI é da linha ""PC de escritório", bem básica.

Pega a GIgabyte B450M Gaming ou B450M DS3H.

Entendi, mas tenho uma dúvida em relação a B450. Vi que elas tem 2 slots de memória ram, isso vai afetar o desempenho? Vou comprar 2 pentes de 8gb e eu vi que o certo era colocar nos slots 2 e 4, mas como essa só tem 2, não sei se vai afetar o desempenho.

Postado

depende, se você for comprar no brasil, vai de B450
se for comprar no aliexpress vai de B550.

a diferença de preço é grande.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, rafaelragney disse:

Entendi, mas tenho uma dúvida em relação a B450. Vi que elas tem 2 slots de memória RAM, isso vai afetar o desempenho? Vou comprar 2 pentes de 8gb e eu vi que o certo era colocar nos slots 2 e 4, mas como essa só tem 2, não sei se vai afetar o desempenho.

Não, com dois slots não afeta o desempenho, mas com 4 slots pode haver limitação no barramento da memória. 😜 

Numa interpretação liberal, sem fundamento técnico, com dois slots de memória na placa-mãe cada slot é  ligado direto num dos dois canais de memporia do CPU - o dual channel; como está no  lado esquerdo do desenho (nada técnico).

DC.png

Com 4 slots de memória, dois slots são ligados direto ao CPU, e mais dois slots são ligados neles em "Dayse Chain" ( em série), e nesse caso o "caminho mais curto" dos dados para o CPU são os slots numero 2 e numero 4. 😉 

É por isso que a AMD só garante que vai conseguir usar memória a 3200Mhz, por exemplo com um Ryzen 5600 em placa-mãe de 4 slots, se observar os  limites de quantidade de pentes, e se cada pente tem bancos de memória só de um lado (1R) ou nos dois lados (2R). Veja que com 4 pentes 2R ela só garante 2667Mhz, acima disso é por sua conta - ajustes manuais, overclock.

DC2.jpg

• Amei 2
Postado
8 horas atrás, rafaelragney disse:

E o BIOS dessa placa já aceita o 5600? E essa compra é internacional?

Postado
13 horas atrás, Roberth R. Garci4 disse:

E o BIOS dessa placa já aceita o 5600? E essa compra é internacional?

Não, a amazon entrega do Brasil mesmo

11 horas atrás, Julie disse:

@Roberth R. Garci4 comprei internacionalmente, no aliexpress, a placa aceita a série 5000, mas precisa atualizar a BIOS

Como foi o processo para atualizar? Deu muito trabalho?

• Curtir 1
Postado

Pega a B550DS3H, está 750  na Kabum. Acredito que vale a pena tu gastar mais 150 na B550, porque você vai ter PCI Express 4.0. No R5 5600 + RTX 3060 a diferença entre 3.0 e 4.0 é imperceptível, mas em processador e placa de vídeo mais forte essa diferença tende a aumentar. 

https://www.kabum.com.br/produto/114782/placa-mãe-gigabyte-b550m-ds3h-amd-am4-micro-atx-DDR4

Na gigantec (onde eu comprei a minha) está 683

https://www.gigantec.com.br/placa-m-e-gigabyte-b550m-ds3h-ac-am4-DDR4-3200mhz-matx-wi-fi-HDMI-dvi-d-usb-3-2.html

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!