Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ultrabook Sony Vaio abaixando o clock de 2.9ghz para 0.781ghz em aplicações


codonete

Posts recomendados

Bom dia!

 

Preciso da ajuda de vocês pois já não sei mais o que fazer. A um ano meu ultrabook Sony Vaio SVD13217CBB (I7 4500u, 4gb ram) começou com uma lentidão inexplicável. Na época uma simples reinstalação do windows funcionou. 

 

Passaram os meses, e voltou esse problema, mas de forma intermitente agora. Formatei e não resolvei, tirei a bateria que estufou pois pensei que poderia ser algo de energia. Troquei o carregador do notebook. Depois de muito investigar, notei que o clock do processador quando ele está rápido fica em 2.9~2.6mhz, e quando fica extremamente lento, fica em 0.781mhz. O problema que as vezes, ele está com clock alto, e assim que entro em um navegador, algum jogo que seja ele abaixa e fica travado nesses 0.781.

 

Pensei ser temperatura, mas nunca vi passar de 69 graus no coretemp.

 

Anexei algumas imagens do CPUz. Confesso que mexi inclusive no throttlestop (sem saber muito, apenas olhando no yt) na tentativa de arrumar isso. 

 

Já percebi que quando estou com esse problema, se tento deixar um jogo minimizado, assim que volto para ele a tela fica preta, ou então toda apresentando problemas.

 

Hoje não tenho dinheiro para comprar outra máquina, eu uso esta para jogar cs 1.6 e navegar e por incrível que pareça, nem pra isso ela serve mais. O CS que é um jogo leve, rodava no seus 100fps, hoje não bate nem 30. E como disse, tem dia que ele funciona 100%, consigo jogar, navegar, abas abertas sem lentidão nenhuma. Mas em 99% dos dias fico reiniciando, suspendendo, desligando na tentativa de ele ficar normal e eu conseguir mexer.

 

Peço ajuda de quem conseguir me orientar de algo que possa ser feito.

Clock depois de aberto.PNG

FUNCINANDO BEM.PNG

Logo Quando entra em alguma aplicação.PNG

Funcionando bem 2.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
52 minutos atrás, Rodrigo Molina disse:

Olá.
Problema intermitente, são os piores para descobrir.
Pelos sintomas acredito ser problema no processador mesmo.
Não tem o que fazer a não ser realizar a troca.
Sugiro levar para uma autorizada fazer os testes, ou um técnico de sua confiança.

@Rodrigo Molina Pois é Rodrigo. Eu tentei de tudo.

 

Recentemente levei numa assistência que detectou que o cooler não estava girando. "Consertaram", e aparentemente tinha resolvido.

 

Levei pra casa, ontem o problema voltou.

 

O que consegui notar e até falei com o técnico, nos meus testes a máquina no coretemp quando está funcionando normal, o power do processador fica em 18.7w no máximo, rodando jogos, navegador e etc. Ontem liguei a máquina, sem nada aberto o Power estava pra lá de 50w, o load dos cores mais de 100%. Anexei as imagens. Provavelmente vai de encontro com o que você falou do processador né?

 

Acho que realmente já era a máquina, pois aqui na minha cidade está triste de arrumar alguém com ferramenta para realmente arrumar, fora que se for processador vai ser muito caro pra máquina que é.

 

image.png.d8d22f77ba334182fbba4e8cfeae95ad.pngimage.png.9d0db071035995c9ecf184fe5ae477c2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, codonete disse:

@Rodrigo Molina Pois é Rodrigo. Eu tentei de tudo.

 

Recentemente levei numa assistência que detectou que o cooler não estava girando. "Consertaram", e aparentemente tinha resolvido.

 

Levei pra casa, ontem o problema voltou.

 

O que consegui notar e até falei com o técnico, nos meus testes a máquina no coretemp quando está funcionando normal, o power do processador fica em 18.7w no máximo, rodando jogos, navegador e etc. Ontem liguei a máquina, sem nada aberto o Power estava pra lá de 50w, o load dos cores mais de 100%. Anexei as imagens. Provavelmente vai de encontro com o que você falou do processador né?

 

Acho que realmente já era a máquina, pois aqui na minha cidade está triste de arrumar alguém com ferramenta para realmente arrumar, fora que se for processador vai ser muito caro pra máquina que é.

 

image.png.d8d22f77ba334182fbba4e8cfeae95ad.pngimage.png.9d0db071035995c9ecf184fe5ae477c2.png

 

É uma pena mesmo.
Tem coisa que é F*

Que cidade você está?
Não sei se pode indicar uma assistência aqui no forum.

Procure G Tech informática, tem várias filiais.

Abraço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Molina Pior que estou em BH, já tinha acompanhado o serviço da Gtech mesmo. O tenso é enviar pra lá rsrs.. Eu até procurei uma autorizada, mas parece que a Sony separou da VAIO, virou uma bagunça e não tem mais suporte.

 

Será que isso pode ser algo relacionado a driver? Pois lembro que em algumas vezes a formatação resolveu isto temporariamente.

Tem um driver que chama Broadcom Serial Bus Driver over UART Bus Enumerator que eu não estou conseguindo instalar nem por reza brava..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, codonete disse:

@Rodrigo Molina Pior que estou em BH, já tinha acompanhado o serviço da Gtech mesmo. O tenso é enviar pra lá rsrs.. Eu até procurei uma autorizada, mas parece que a Sony separou da VAIO, virou uma bagunça e não tem mais suporte.

 

Será que isso pode ser algo relacionado a driver? Pois lembro que em algumas vezes a formatação resolveu isto temporariamente.

Tem um driver que chama Broadcom Serial Bus Driver over UART Bus Enumerator que eu não estou conseguindo instalar nem por reza brava..

 

Nesse caso poderia testar 2 coisas:
- Instalar o Drivereasy e ver se baixa algum driver;
- Testar o notebook com o Hirens boot para ver o comportamento dele.

 

--

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rodrigo Molina disse:

 

Nesse caso poderia testar 2 coisas:
- Instalar o Drivereasy e ver se baixa algum driver;
- Testar o notebook com o Hirens boot para ver o comportamento dele.

 

--

Pois´é, eu estou usando o driver easy atualizo esse bendito e quanto reinicio aparece que ele está faltando

do mesmo jeito. Estou tentando arrumar um pendrive para usar o HB.

Será que existe algum drive no windows que faça esse gerenciamento de clock do processador? Fiquei lendo o dia todo sobre isso e não achei.

 

Usei o throttlestop para tentar um undervolt, eu consigo subir o clock para 1.7, mas assim que abro um navegador ou algo do tipo, ele cai novamente.

 

Muito estranho isso. Ontem tentei instalar o w11 e hoje estou com o 10.. Percebi que uma hora o clock bateu 2900 mas logo quando abria um programa ele baixava novamente. Estou ficando maluco já

 

@Rodrigo Molina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!