Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, meus queridos.

Atualizei minha placa-mãe para poder suportar o meu Phenom II X61100T. Peguei uma ECS A785 GM-M.

Assim que liguei tudo, sem formatar, o windows entrou normalmente e está tudo bem até agora. A única coisa que estou encucado é que o Windows e a BIOS não reconhecem o processador (AMD processor model unknown), mas os núcleos estão sendo utilizados, é reconhecido parcialmente no CPU-Z mostrando um modelo 1105T que não existe, e no AIDA64, ele reconhece o processador certinho. Fui no site da fabricante e vi que tinham duas versões de BIOS, a primeira mais antiga DIZ que dá suporte a linha X6 do Phenom (que é o meu) e a última traz algumas configurações a mais. Detalhe, o meu processador foi lançado em dezembro de 2010, e a versão mais recente da BIOS é de 30/11/2010.

Devo atualizar? O rapaz que me vendou falou que se está funcionando tudo certinho, não é legal atualizar porque pode dar problema em algo. Mas eu estou encucado, pois acredito que por não estar "reconhecendo", isso pode estar limitando o processador, além do que, eu tenho vontade futura de fazer um pequeno overclock no processador, e isso só e possível com a BIOS reconhecendo o processador. E aí, o que vocês me recomendariam fazer?

Segue os prints.

Detalhe 1: Fui tentar formatar com o pendrive butável com W10 e só deu tela preta com aquele tracinho piscando e não entrou.
Detalhe 2: Fui jogar o Eurotruck Simutator 2, coloquei no ULTRA, e os processador ficou em 40% de uso, a placa em uns 70% de uso, amos em temperaturas bem estáveis, mas o FPS ficou entre 20 e 30. Mais uma coisa que fiquei meio encucado, pensando que pode ser algo do "não reconhecimento" do processador.

AIDA64 - BIOS.png

AIDA64.png

BIOS.png

CPU-Z e Ger. Tarefas.png

BIOS inside.png

• Membro VIP
  • Solução
Postado
5 horas atrás, Marvin Monteiro Nascimento Ferreira disse:

Detalhe, o meu processador foi lançado em dezembro de 2010, e a versão mais recente da BIOS é de 30/11/2010.

A AMD disponibiliza os microcódigos para os fabricantes de placas antes do lançamento dos processadores.

É recomendável atualizar. Dentro do arquivo 785GAB30.zip, além do BIOS em si (785GAB30.ROM), tem o atualizador para Windows (AFUWIN.EXE, que depende dos arquivos UCORE*.*) e o atualizador para DOS (AFUDOS.EXE). Este último não roda dentro do Windows, mesmo no prompt de comando. Requer um pendrive inicializável:

rufus_freedos.png.a505b271b07fc020bb02243a79b8785b.png

Eu daria preferência pela versão para DOS por um motivo: a versão disponibilizada do AFUWIN (4.42) é bem antiga (~2009) e sabe-se lá como anda a compatibilidade com Windows recentes.

Nos manuais de atualização de BIOS da ECS, recomendam programar todos os blocos, que, na versão com GUI, é feito marcando a caixa "Program All Blocks" de "Block Options" da guia "Setup". Na mesma guia, em "CMOS Options", "Destroy CMOS Checksum" é recomendável, que equivale a um clear CMOS -- acho que é marcada por padrão.

Na linha de comando, consegue-se o mesmo com: AFUDOS 785GAB30.ROM /P /B /N /C

Postado

@Marcos FRM então meu amigo, eu não entendo muito desse tipo de arquivos… isso que você falou agora se trata do tipo de atualização de BIOS? No caso seria para eu fazer a atualização direto da BIOS, correto? 

@Gui GC então, eu formatei ele em FAT32 (padrão) e usei o Wintoflash para torná-lo butável. Mas de repente pode ser que tenha sido formatado em GPT mesmo.

• Membro VIP
Postado

Sim. São as duas opções para atualizar: dentro do Windows ou iniciando com um pendrive com DOS, criado com o Rufus: https://rufus.ie/ . No caso do pendrive, essas ECS costumam ter um menu de inicialização acessível, logo ao ligar a máquina, através da tecla F11. Os arquivos descompactados do ZIP precisam ser copiados para o pendrive e o comando que mencionei acima digitado lá, pressionando Enter no final. Quando o programa avisar que o processo concluiu, remova o pendrive e reinicie a máquina pelo botão do gabinete.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!