Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber quando eu vou precisar de um air/water cooler?


Posts recomendados

Bom, estou querendo montar agora um PC pela primeira vez e então estou buscando informação. A principio eu estava dividido entre pegar um Ryzen 5700g ou um 13400f. Vi que esses dois processadores já possuem cooler integrado, o tal do stock cooler. Porém minha duvida é se esse cooler integrado deles é o suficiente ou se eu vou precisar comprar um cooler melhor. Eu não vou fazer overclock em nenhum deles (e aparentemente no 13400f eu ja nem conseguiria anyway), só quero colocar o processador na placa-mãe, ligar o PC, instalar o windows e ficar em paz, mas justamente por querer paz eu não quero problemas do meu computador ficar tão quente ao ponto de eu conseguir fritar um ovo nele então gostaria de ter uma melhor ideia sobre até que ponto o stock cooler desses processadores consegue suportar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Como saber quando eu vou precisar de um air/water cooler?
  • Moderador

Se você tem um gabinete com boa circulação de ar e não vai manter alto uso do seu processador, o cooler box padrão até é suficiente.

Mas para um I5  ou equivalente AMD geralmente se usar um bom air cooler, como o AG400.

 

Para um Core i7 ou similar/superior, já passa a ser necessário um air cooler melhor ou um water cooler (prefiro o water cooler).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Versteckt disse:

... dividido entre pegar um Ryzen 5700g ou um 13400f. 

 

A sua escolha está meio sem lógica. O 5600,G só faz sentido se não quiser ou puder comprar VGA, se for comprar VGA compre o Ryzen 5600 (sem G ou X), custa a mesma coisa e rende mais.

 

Já o i5-13400F exige que compre VGA, mas por um preço um pouco abaixo compra o 5700X, que em alguns cenários rende mais.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Eu iria pegar o 5700g não o 5600. Mas em todo caso eu estava vendo entre esses dois pela questão de que ambos estão com preços parecidos e ambos já possuem cooler então eu não precisaria comprar um por fora (teoricamente) ao contrário dos outros ryzens da linha X. E devido a isso que vim perguntar se os stock coolers desses processadores seriam o suficiente para suportar um uso mais casual, já que vou apenas usar esse PC pra jogar e não vou fazer overclock em nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Jogar não é um uso casual... uso casual seria abrir um Youtube ou pacote Office. Em jogos você vai usar 100% do processador ou muito próximo disso.

6 horas atrás, Versteckt disse:

Eu iria pegar o 5700g não o 5600.

Ainda vale o o que o @1lokosdisse, se vai comprar placa de vídeo não tem motivo para comprar processador com vídeo integrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!