Ir ao conteúdo

a320m-HD da ASRock vai até que geração dos ryzens

Ir à solução Resolvido por Elder Nauvirth,

Posts recomendados

Postado

Olá amigos boa noite

Eu estou meio confuso sobre até onde a a320m-HD da ASRock da suporte na questão do processador pois pelo que vi no site da suporte até os ryzens 3000 mesmo estando na última versão aí teve umas pessoas daqui que falaram que da pra colocar um Ryzen 5 5600g sendo que ele é um Ryzen 5000

Eu estou com a última versão da BIOS 

Estou pensando em pegar um Ryzen 5 3600 ou um 4500 caso a placa-mãe realmente dê suporte a os ryzens 4000 e 5000

• Solução
Postado

@lucasBFAN Ryzen 5000 é suportado por essa placa-mãe.

Os processadores mais recentes não está na lista de processadores suportados, pois essa lista é os que foi testado.

Veja lista de versões de BIOS, na mais recente lista 3 famílias de processadores, essas mesmas famílias são as mais recentes para socket AM4, e entre elas está Ryzen 5000.

Postado

@lucasBFAN Olha o socket da placa e do processador, se forem iguais funciona, porém, é bom ficar de olho em travamento ou perca de performance. Eu recomendo guardar dinheiro e trocar para uma placa-mãe com um Chipset melhor. O A320 é o de entrada e bem básico, mas funciona perfeitamente. Daí duas coisas, o site da placa-mãe pode estar desatualizado ou eles não tem mais suporte para além dessa versão em questão de MHz de memória, por exemplo, o 5600 aguenta 64GB 3200MHz (suposição) e o 3600 32GB 2666MHz (suposição) e aí não tem suporte para chegar nessas velocidades.

Espero não ter te assustado com algumas informações, mas funciona perfeitamente sim, se forem do mesmo socket (AM4+).

Postado
1 minuto atrás, Rafael Baumann disse:

Olha o socket da placa e do processador, se forem iguais funciona,

Não basta ser só do mesmo socket.

Precisa estar com a versão de BIOS correta.

Seria como pegar uma placa-mãe para processadores Intel, suporta duas gerações nas placas e colocar uma sem a BIOS correta.

Fora isso, tudo do explicado está ok, processador e placa-mãe sendo do mesmo socket AM4 (não tem AM4+), irá funcionar, desde que com a BIOS correta.

Postado

O BIOS versão 7.30 incluiu suporte para 5500, 5600, 5700X. Ms atualização de BIOS da ASRock requer passar por varias versões anteriores.

Citação

7.30 - 2022/11/8

1. Update AMD AM4 AGESA Combo V2 PI 1.2.0.7
2. Support Renoir, Vermeer, and Cezanne CPU
3. Remove Bristol Ridge(AMD A-series/Athlon X4 series) CPU support.
4. Improve GPU compatibility for GeForce RTX 40 series.

*This BIOS doesn't support Bristol Ridge CPU, do NOT update this BIOS if Bristol Ridge CPU is being used.
**It requires to update BIOS to 7.00 before updating this version.
*** User will not able to flash previous BIOS once upgrading to this BIOS version.

Postado
6 horas atrás, Arthur Arnemann disse:

@1lokos E qual o risco de usar um Ryzen 5 5600 em uma a320km-br?

O que pode acontecer. e o VRM da placa-mãe não conseguir suprir o CPU e sofrer thermal throttling, o que reduz momentaneamente o clock.

Já vi vídeo de teste de um 5900x numa ASUS A320, e o resultado de pontos no Cinebench foi numericamente superior ao de numa ASUS B550, porém isso é vídeo pontual para gerar conteúdo de entretenimento para o YouTube.

Se não me engano no canal T-Rocha Hardtech ele usou um 5800X numa antiga Gigabyte B350, e até faz um comentário sobre os "TechtubeBR" como PC Facts, Peperaio,.. só testarem hardware "de playboy" como placa-mãe de três mil reais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...