Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sem contar o Windows 11, o monitor não dá imagem - é culpa da placa-mãe?


Ir à solução Resolvido por Maratusca,

Posts recomendados

Esse é o meu sistema:

 

CPU i5 11400

Cooler da CPU: NOCTUA, NH-U12S, chromax.black

placa-mãe: MSI Z590-A Pro

VGA: RTX 3060

RAM: 2 slots, 16 GB cada (#2 and #4), Vengeance CMK16GX4M2D3000C16

Fonte: Corsair 650W, 80 Plus Gold, Semi Modular, TX650M

Gabinete: Lancool 216 (Lian Li)

Monitor: LCD Acer XV280K-B (4K de resolução)

*****

SSD onde o Windows 11 está:: WD_BLACK SN850X (2 TB NVMe)

SSD alternativo: Samsung 870 EVO, 4 TB

 

************

Ligado no USB-C: Gravador de Blu-ray, ASUS SBW-06D5H-U

*******

Quanto ao cabo HDMI, ele está ligado na RTX 3060, e não mais no vídeo onboard do CPU.

 

O problema aqui é que toda vez que eu reinicio o computador (ou ligo pela primeira vez) fica tela preta, e o monitor se desliga completamente, como se tivesse sem sinal. E aí passa tipo 30s, e o Windows 11 entra normalmente.

 

Ou seja, tá tudo 100% OK, exceto pelo fato que você não vê imagem nenhuma da tela de BIOS (tudo que apareceria antes do Windows). E não estava assim antes. Porque se continuar desse jeito, eu não vou poder visitar a BIOS de novo, no futuro (se por ex. quiser formatar).

 

Tem solução pra esse problema? Sobre a BIOS, ela usa a última versão do fabricante MSI.

 

P.S. O FAST-BOOT foi desligado. Ainda assim, o problema permanece:

 

https://support.lenovo.com/za/pt/solutions/ht513773-how-to-enable-or-disable-fast-startup-on-windows-11

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, PedraX disse:

O mais fácil é você ir na BIOS e setar as configurações "default", ou então um CLEAR CMOS.

E sim, pelo relato foi alguma alteração na placa-mãe.

Se eu colocar a BIOS nas configurações default, isso pode dar alguma "zebra" no que o rapaz da assistência técnica (que montou o PC) fez?

Atualmente tem um SSD NVMe instalado pro Windows 11, que está em UEFI e com o Secure Boot ativado...

 

Outra coisa:
 

O tal do "NVIDIA GPU Firmware Update Tool for DisplayID" não ajudou também. Já está atualizado. E mesmo assim, eu uso HDMI.

 

Mudar o cabo HDMI não adianta... até porque, entra normal no sistema operacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Maratusca disse:

Se eu colocar a BIOS nas configurações default, isso pode dar alguma "zebra" no que o rapaz da assistência técnica (que montou o PC) fez?

Se você recebeu o PC montado, o técnico deve entregar em perfeitas condições.

Por outro lado é necessário conhecimento para fazer os ajustes mencionados e não deve tentar se não souber como.
Então... Volte ao técnico !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O buraco aqui é mais embaixo.


O computador apresentou imagem da BIOS, Windows e de tudo mais quando liguei hoje à noite na TV 1080p.

 

Mas não apresenta de jeito nenhum no monitor 4K, fora do ambiente do Windows. E esse monitor é plugado no cabo HDMI, que está na GPU (se ligar no vídeo onboard, não terá imagem, mesmo).

 

Acontece que no passado tinha imagem da BIOS, sim, quando era no vídeo onboard da CPU.

 

Ou seja, é alguma incompatibildade COMPROVADA do monitor com a RTX 3060, ou então a placa-mãe MSI está com algum bug bizarro relativo a VGA e monitor.

 

Reparem que não adiantou nem mesmo eu seguir a instrução do fórum de ajuda da NVÍDIA, de apagar drivers e reinstalar com programa deles:

https://pastebin.com/0xfh5mk8

 

Nesse link do PASTEBIN está o que me pediram. E eu respondi o seguinte, em inglês também:

 

https://pastebin.com/XQniAVeW

 

Eu tirei até foto dessa TV com o PC. E realmente não sei o que causa esse problema, mas uma coisa é 99.5% certa: não tem como ser o sistema operacional, porque do contrário a BIOS também apareceria quando eu trouxe os SSDs formatados, antes de instalar pelo pendrive. No instalador do Windows 11, eu mandei apagar as partições. Então foi tudo do zero. A menos que tenha algo desconfigurado na BIOS, não tem explicação pro monitor Acer XV280K-B estar sendo rejeitado apenas pra BIOS, pela RTX 3060.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JorgeGus disse:

Acho que você está procurando o problema no lugar errado.

 

Procure por "quick start mode" no menu de configuração do monitor, se encontrar ative essa opção.

Aí que tá, esse monitor não deve provavelmente ter problema algum, e o manual dele só comenta ALGUMAS opções.

 

Eu acho que finalmente descobri a razão: a culpa é, sim, da RTX 3060. Vejam esse tópico, comentando do mesmíssimo problema que tenho:

https://rog-forum.ASUS.com/t5/intel-700-600-series/new-build-won-t-post-to-BIOS-with-4k-monitor-black-screen/td-p/915632

 

Então ou a NVIDIA toma vergonha na cara e ajeita isso, ou se une com a ACER e MSI pra que isso se resolva, e eu falo de firmware, mesmo... porque de maneira alguma vejo como config errada do Windows 11, ou outro hardware meu encrencando. Até porque como eu disse, não existia sistema com os SSDs formatados e todas as partições removidas. E ainda assim era tela preta pra BIOS, com o cabo HDMI na placa de vídeo.


Mas não ficava assim no vídeo onboard.

 

O que já elimina qualquer alegação de driver da VGA ou config específica tipo fast-boot... que nem ligado está mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora é que eu não entendi nada mesmo...

 

https://answers.microsoft.com/en-us/windows/forum/all/every-time-i-start-my-pc-os-selection-window/926c2321-b928-4fe5-8597-10c02515c24a

 

Ontem eu atualizei os drivers da RTX, para os 537.34, lançados 3 dias atrás.

 

https://www.nvidia.com/download/driverResults.aspx/211637/en-us/

 

Talvez pela primeira vez eu pude ver algo fora do Windows... uma tela estilo DOS, chamada WINDOWS BOOT MANAGER, mostrando apenas o WIN-11 e "diagnóstico de memória" abaixo.

 

https://www.elevenforum.com/t/change-default-operating-system-to-run-at-startup-in-windows-11.5472/

 

O meu está configurado para 30 segundos nesse sysdm.cpl (propriedades de sistema)

 

Mas agora, eu liguei o monitor primeiro, antes do gabinete (esperei segundos pra esse último). Será que tem algo zoado nas configurações do Windows, e por isso não aparecia a tela da MSI antes?


E um segundo teste: e se eu reiniciar o Windows 11, uma vez já nesse ambiente? Deve mostrar a mesma tela de boot manager, certo? Ao invés de ir direto pro Windows, e desligar o monitor 4K.


Mas não: continua o mesmo defeito: o monitor se auto-desliga, por não achar nada ao procurar nos HDMIs 1 e 2, e no DisplayPort. Fica tela preta, e apenas surge imagem no WINDOWS, segundos depois.


Seria isso alguma instalação corrupta do Windows 11?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Maratusca disse:

Seria isso alguma instalação corrupta do Windows 11?

Se desconfia do Windows minha sugestão é testar com um Linux, pode ser o Ubunt ou o Linux Mint, não precisa instalar.Rode a partir de um pendrive

Ou então baixe direto a ISO  do site da Microsoft e reinstale em alguma partição que pode criar no disco atual mesmo, depois é só remover o dual boot que será criado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

PROBLEMA RESOLVIDO!

 

Não precisei mudar essas configs do monitor 4K:

 

FreeSync and Ultra Low Latency ligadas;
QUICK-START-MODE já tava desligado;

 

Mas AutoSource estava ON. E foi essa a razão do monitor tentar detectar várias vezes o Windows, apesar dos 30 segundos de delay/espera dessa tela abaixo:

 

Imagem-do-Whats-App-de-2023-09-15-s-14-0

 

 

Que eu agora mudei pra 15s. O problema aqui foi você ser incapaz de ver imagem por conta do ACER (monitor) já saber que eu estou plugado na porta HDMI da placa de vídeo, então o ACER ficava atrasando a verificação. Com o AutoSource desligado (você configura isso nos botões do monitor), agora eu já digo que é o HDMI mesmo, e ponto final.

 

E somente agora consigo visitar a BIOS de novo, e ver essa tela lá em cima, depois que o logo da MSI carrega.

 

Então, nunca foi problema com a RTX 3060, ou com o sistema operacional. E sim o monitor ACER causando isso.

 

O engraçado é que eu nunca tive de mudar essa opção nos botões dele, desde o dia #1 que comprei. Mas precisei agora, porque é a primeira vez também que eu uso uma GPU, desde o começo eu só usava pela porta HDMI, do vídeo onboard do CPU da Intel.

 

Com uma VGA, é preciso especificar que estamos realmente usando a porta HDMI, do contrário SEM IMAGEM (tela preta) até o Windows 11 terminar de entrar/carregar.

 

A solução, então, foi essa: desligar o AUTOSOURCE do monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!