Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3400G + GeForce RTX 3050 com baixo desempenho


Posts recomendados

placa-mãe Gigabyte B450 DS3H v 1.x
Processador: Ryzen 5 3400G
GPU: RTX 3050 8gb OC Windforce - Gigabyte
Ram: 48gb 3000MHz (2 de 8gb Kingsdon Fury + 2 de 16gb Kingsdon Beast
Fonte 600W Kcas
3 monitores de(19  LG W1942P 900p +22 Acer V226HQL 1080p+ 24 gamer valak Z180h 1080p )

Windows 11 Pro 22H2

 

Vejo videos comparativos no youtube, tipo esse aqui :

 

 Meu desempenho está bem abaixo desses valores, ficando até 50 fps menor segue print do fortnite usando a mesma configuração do vídeo:

 

Capturadetela2023-09-172241192.thumb.png.05906f96efadb2b5aebe47693936445c.png

 

vou mandar também o Vídeo da gameplay https://1drv.ms/v/s!AkQrMO5azZKIg643Gnb95T9KBsjYcA?e=fvnJfm

 

As  vezes também dá umas travadas somente em jogos. Não sei o que pode estar acontecendo. GPU é nova, tem nem 1 mês de uso.

- Já Limpei o PC com o DDU pra colocar o drive e continua

- Instalei o novo driva do chipset e continua.

- Desabilitei os aplicativos em segundo plano do windows, continua.

- Desabilitei a virtualização no windows e continua

 

Algum procedimento q eu possa fazer pra ajudar vcs no diagnostico?

Alguma ideia do q eu possa fazer?

 

Pro vocês terem uma ideia, eu tinha uma RX 580 4gb q comprei no aliexpress, e troquei por essa 3050 nova que comprei aqui no brasil em loja. Passei essa RX580 pra um rapaz q eu o ajudei a instalar a placa na hora da venda. Ele rodou o GTA 5 la na hora, e o desempenho foi bem melhor q essa minha. A RX 580 também tinha baixo desempenho aqui, achava q era porque era da china, então nunca corri atrás de uma solução. Ele acha q é culpa do Win11, ele usava o Win10. Realmente não faço ideia do q pode estar acontecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Ryzen 5 3400G + GeForce RTX 3050 com baixo desempenho

@Thiagodomx Parece que o problema está na fonte, que não entrega a energia necessária para que os componentes usem o potencial máximo.

O meu é mais fraco que o seu, já rodei o mesmo jogo com desempenho melhor.

Habilite o consumo energético do CPU e GPU no afterburner, depois mande a imagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou Sim, é um R5 3600. Mas é porque procurei agora correndo. No caso, esse cara q eu vendi a RX580 o processador é mais fraco q o meu e ta rodando melhor.

 

Qual fonte vcs recomendam? Olhe essa aqui agora por alto, mas achei caro rsrsr https://www.amazon.com.br/Fonte-Cougar-850W-80Plus-Modular/dp/B08JCW6BG8/ref=sr_1_33?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&crid=2I46P58R6JMXV&keywords=fonte&qid=1695004622&refinements=p_72%3A17833786011&rnid=5560472011&sprefix=fonte%2Caps%2C251&sr=8-33&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.25548f35-0de7-44b3-b28e-0f56f3f96147

@Vegaa Desculpe, como faço isso ? rsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiagodomx Na aba monitoramento do msi afterburner, navegue para baixo até encontrar "Energia da CPU" e "Energia da GPU", ative-os marcando o verificado do lado esquerdo:image.png.5165614ec3b4f091be878b83d3bf33f1.png

 

15 minutos atrás, Thiagodomx disse:

Qual fonte vcs recomendam?

Se olhou logo uma de 800$, acredito que possa investir em uma LEADEX Super Flower 

Versão de 650w: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15925/fonte-super-flower-leadex-iii-argb-650w-80-plus-gold-black-pfc-ativo-sf-650f14rgbk

Versão de 750w: https://www.terabyteshop.com.br/produto/15877/fonte-super-flower-750w-80-plus-gold-pfc-ativo-sf-750f14hg

Ambas 80 plus gold e com selo cybenetics.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiagodomx em alguns casos pode ser gargalo do processador mas
no seu caso eu acho que seria a fonte pois um 3400g e capaz de segurar pelo menos uns 80 frames no
Fortnite

tem essa da MSI que o pessoal diz que e uma boa opção
Fonte:
https://www.kabum.com.br/produto/369658/fonte-msi-mag-a650bn-atx-650w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2b22-ce0

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vegaa Olhei a primeira mais alta kkkkkkk

Consegue me mandar uma fonte indicação q  eu consiga comprar na amazon? Vou ter q comprar no cartão de minha sogra, e o cartão dela só passa lá.

 

O Vídeo ainda ta fazendo o upload, to mandando 2 prints por enquanto.

Captura de tela 2023-09-18 002915.png

Captura de tela 2023-09-18 002950.png

Referente a fonte. Aqui em casa da muita variação de luz, pois moro em comunidade então tem muito gato na rede. Se o problema for no consumo de eletricidade, será que trocar por uma fonste melhor resolveria? porque a luz ainda vai continuar tendo variação. Em caso de uma fonse melhor, será q existe alguma fonte que sobra menos com essas variações de energia da rede elétrica?

@lucasBFAN É como eu falei, um pc com um processador pior que o meu, 16g de ram, Rx 580 4g ta rodando melhor q o meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiagodomx Creio que resolveria sim, na minha casa acontecem quedas de energia com uma certa frequência porém nunca tive problemas com o pc. 

 

Essa fonte KCAS pode não filtrar a energia adequadamente para o seu pc, por isso o recomendado é sempre ter uma boa fonte e um bom filtro de linha.

 

Citei duas fontes que valem bastante a pena pelo preço de 600$, na amazon infelizmente não encontrei dessas, só 80 plus bronze e white. Não tem muitas opções por lá.

 

As melhores opções são essas:

XPG Pylon: https://www.amazon.com.br/XPG-alimentação-ventilador-certificado-PYLON650B-BKCUS/dp/B08G7Q7TL2/ref=sr_1_32?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&keywords=fonte%2B600w&s=electronics&sr=1-32&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.4bddec23-2dcf-4403-8597-e1a02442043d&th=1

 

Gigabyte P550B: https://www.amazon.com.br/Fonte-Gigabyte-550W-Bronze-GP-P550/dp/B093Z9PXP4/ref=sr_1_4?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&keywords=fonte+msi&s=electronics&sr=1-4&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.4bb5663b-6f7d-4772-84fa-7c7f565ec65b

 

Ambas aprovadas no teclab, a xpg se não me engano tem 5 anos de garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vegaa segue o Vídeo https://1drv.ms/v/s!AkQrMO5azZKIg646FyT2JzFYADAMdg?e=392fpV

@Vegaa achei a superflower no mercado livre, ela tem conta lá https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3396214701-fonte-super-flower-leadex-iii-750w-80-plus-gold-modular-_JM#position=22&search_layout=stack&type=item&tracking_id=57d5a4a8-7a96-478c-a19a-04efb2ee07da

Vou ver o que ela diz.

 

Chegou a ver o Vídeo? Será isso mesmo? Pergunto porque a grana ta bem curta. Comprar uma fonte dessas e não mudar nada é complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiagodomx Reparei umas coisas muito esquisitas:

 

Você tem 48gb de memória e só está consumindo 6gb?

 

Outra coisa foi o alto uso do processador, que não deveria estar assim.

 

Única coisa problemática ao meu ver é a fonte, tente testar com outra fonte.

 

Obs: Tire uma print do gerenciador de tarefas na aba Desempenho e poste aqui. Muito estranho ter mais de 40gb e o sistema consumir apenas 6gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiagodomx Cara, a única coisa que consigo imaginar é que, como você possui 3 monitores o sistema habilitou o vídeo integrado do processador junto com a placa de vídeo e por algum motivo está usando a apu para rodar o jogo.

 

Tente ver se o vídeo integrado está ativo, caso esteja desative e deixe a gpu trabalhar sozinha.

 

Isso em conjunto com a fonte de baixa qualidade devem ser o problema.

 

Só não entendi o consumo de memória.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiagodomx Esse alto consumo do processador não é normal com gpu dedicada, vá na BIOS da placa-mãe e siga os passos desse vídeo: 

 

Tenho quase certeza de que o vídeo integrado está ativo, pois se não estivesse não consumiria 90% do processador  e a gpu não estaria usando só 50%, igual ao vídeo que mandou aqui.

 

Entretanto, os únicos procedimentos que pode fazer é esse aqui e a troca da fonte.

 

Você também pode levar a um técnico que provavelmente irá apontar esses mesmos problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Faz assim, tira o monitor que está ligado na placa-mãe e force a o jogo para utilizar a placa de vídeo (tem vídeo no Youtube). 

Por mais que a fonte seja ruim, considere formatar e instalar os drivers (do site do fabricante) antes de comprar alguma coisa.

Você tem 48GB de RAM, retira e deixa usando apenas 2 slots do dual channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedroou Não tem monitor na placa-mãe, os 3 tão na GPU.

Ja tirei os drivers anteriores usando o DDU e instalei direto do site da Nvidia o drive atualizado. Inclusive, fiz o mesmo com o chipset. 

Vou tentar o lance de tirar a memória, mas ja tava assim antes de eu colocar os 16gb.

Em caso de formatar, acha melhor colocar o windows 10 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiagodomx Ví uns testes com essa configuração e para minha surpresa o Ryzen não empurra a 3050 ao máximo. Achei estranho pois o meu xeon consegue empurrar a 6600 a mais de 90% em 1080p.

 

Perdão por não resolver o problema (que parece ser hardware mesmo), mas uma coisa que não pode ser descartada é a troca da fonte, não dê sorte ao azar.

 

 

O sistema agora parece utilizar corretamente a memória RAM, eu já tive problemas de desempenho no windows 11 também.

Agora uma comparação com a minha configuração, plataforma de uma década atrás:image.thumb.png.2c19cf36eaa7e65948edd0baae16f0d7.pngimage.png.7e5d477e5a78f2d7f7f8e4cc9164db4e.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!