Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal! Devido ao "uso nichado" que faço do computador acabei tendo que navegar entre diversas BIOS regravando várias vezes até encontrar uma BIOS que suprisse corretamente parte meu uso diário do computador.

INTRODUÇÃO
Trabalho bastante com tecnologias de ponta que começaram a emergir pro mercado de consumidores finais a pouco tempo, entretanto no dia a dia tem que se lidar com alguns problemas vez ou outra pois novamente é algo relativamente novo pra este mercado.

Mais conhecido por virtualização Tipo 1 faço uso diário de programas como QEMU sistemas operacionais baseados em Linux, Proxmox e todas estas coisas relacionadas a virtualização. Diferente do virtual box ou outros produtos como VMWare Workstation, virtualização tipo 1 funciona de forma totalmente diferente com possibilidade de passar hardware real como SSDs NVMe, placas de vídeo e etc pra máquinas virtuais perdendo de 3% a 10% de desempenho no máximo a depender do trabalho a ser executado. Como não sou gamer exigente essa perda pra mim é irrisória e por isso prefiro usar o computador desta forma. Consigo usar MacOS, Linux, Windows, ChromeOS com um click do mouse sem ter de reiniciar o PC.
A escolha de peças que fiz 2 anos atŕas não envelheceu muito bem e ainda por cima não serviu os propósitos corretamente tendo problemas vez ou outra.

COMPONENTES
Antes vou lhes informar qual os componentes do computador:
Ryzen 7 2700x rodando com offset(undervolt) de -0.75mv

4x8GB (32GB) memória RAM rodando a 2666Mhz

RX 580 8GB (Original da Gigabyte)

ASRock B450M Steel Legend

Fonte Corsair CX 430

HDD 1TB Seagate 5900RPM

SSD Lexar 256GB
GT 740 no Slot PCI-E Secundário (Conectado ao Chipset da placa-mãe por isso roda a PCI-E 2.0 x4)

OBS.: A GT 740 não era usada ao mesmo tempo que a RX 580.

PROBLEMA

O problema foi que ao seguir um tutorial desatualizado de downgrade de BIOS para AM4 acabei me deparando com problemas no meio do processo e após um erro inesperado a placa-mãe não deu mais vídeo infelizmente. É eu sei errei feio!
1º - Por tentar fazer downgrade de BIOS em placa-mãe sem flashback

2º - Por seguir um tutorial desatualizado sem ler os comentários antes

Felizmente a placa-mãe não tem outros problemas. Todos os problemas que enfrentei durante o uso eram puramente coisas da AMD e suas AGESA bugadas. Pra um uso tão nichado como o meu este tipo de problema é mais que comum ao menos pra usuários AMD. Por isso eu necessitava do Downgrade.

PROBLEMA 2?

A grande icognita agora é como lidar com tudo isso? Uma vez que não tenho referência alguma de assistência confiável ou técnico de confiança pra realizar este serviço. Ainda não pesquisei aos meus arredores mas já precisei de um serviço deste anteriormente e queriam me cobrar R$270,00 pra realização do serviço. Isso se não danificarem a placa no processo ou roubarem componentes prática comum em assistências.

Será que consigo bom preço nesta B450M Steel Legend pra tentar comprar uma B350 ou X470/X370 de qualidade pra ter melhor compatibilidade com meu processador que apesar de já defasado me quebrava um bom galho!
Outra opção talvez seria tentar comprar estes Kits Xeon da China. Que apesar de muito baratos tem qualidade duvidosa. Porém me serviriam como uma luva já que desempenho em jogos não são minha prioridade mais.

Enfim, Agradeço a todos os que se comprometerem a me ajudar! E peço desculpas pelo imenso texto

Postado

Não entendo muito sobre atualização de BIOS, mas já ouvi dizer que quando o procedimento falha a placa-mãe vai pro saco.

Porém eu acredito que uma regravação de BIOS deva resolver isso, mas tem que ser feito em uma assistência porque precisa remover o chip de BIOS da placa-mãe e regravar usando equipamentos específicos.

A única assistência que eu consigo lembrar agora é a GETECH. Não faço ideia sobre valores, mas acho que deve ser melhor do que comprar uma placa-mãe nova.

Postado
3 horas atrás, AdrianoSiqueira disse:

Não entendo muito sobre atualização de BIOS, mas já ouvi dizer que quando o procedimento falha a placa-mãe vai pro saco.

Porém eu acredito que uma regravação de BIOS deva resolver isso, mas tem que ser feito em uma assistência porque precisa remover o chip de BIOS da placa-mãe e regravar usando equipamentos específicos.

A única assistência que eu consigo lembrar agora é a GETECH. Não faço ideia sobre valores, mas acho que deve ser melhor do que comprar uma placa-mãe nova.

Primeiramente obrigado pela sua rápida resposta!
Eu conheço o procedimento a ser feito e te afirmo não é difícil. Só que é necessário as ferramentas corretas e pouco de prática! Estação de Ar quente, Fluxo pastoso, Estanho, Regravador EEPROM e a depender do chip um adaptador de tensão pro chip em especifico, pois estas gravadoras mais baratas como a CH341A coloca uma tensão muito alta em cima do chip.

Para ilustrar veja este vídeo de um canal que já acompanhava a um bom tempo. Ele trabalha com manutenção de eletrônicos na Europa. https://www.youtube.com/watch?v=FJ0rAM-N7tY
Neste Vídeo ele atualiza tenta atualizar a BIOS, corta a energia no meio do processo e depois recupera. Muito interessante! Está em Inglês mas é legenda é boa!

Getech estava indo bem porém o dono se envolveu em polêmicas demais e apareceu até na TV por causa de algumas dessas polêmicas e problemas com reclamações de clientes. Não conheço outra assistência a não ser essas de bairro, entretanto posso estar entrando em contato pra tentar averiguar os valores ao menos. Assim poderei saber se vale a pena ou não!

Grato pelo norte!

EDIT: Eu voltarei atualizando com mais informações na medida que vou avançando. E espero fechar este tópico com final feliz!

Postado

Passando pra atualizar @AdrianoSiqueira  A Getech me informou uma estimativa de R$250,00 pra realização o serviço mais o custo de envio ao estado de SP(A atendente é da unidade de SP)
Vou tentar olhar algumas assistências aqui perto procurando por valores dependendo vou pensar no que faço.

Vou tentar olhar também quanto consigo nesta placa-mãe do jeito que se encontra pois dependendo vou tomar outro rumo!

• mês depois...
Postado

@tiago4171 Utilize uma gravador CH341A, no aliexpress é uns 60v e no ML pra entrega no dia seguinte entre 70-100 conto.

Compre com adaptador para 1.8v e garra jacaré, pois asim você consegue fazer gravação de BIOS direto na placa-mãe e pode gravar praticamente qq BIOS.

Tive uma problema similar com com uma placa-mãe dessas, a BIOS corrompeu sozinha, comprei a gravadora, tentei gravar e ficou dando erro "disagreement", depois de pesquisar vi q por ser BIOS de 16mb teria q usar outra versão do programa, então tenha varias versões slavas e dá pra usar a BIOS q baixa direto do site sem problema nenhum.

Se for realmente só a BIOS isso resolve e você vai ter uma feramenta nova em mãos pra poder aprender a usar e um novo serviço pra fazer!

Boa sorte e bom aprendizado.

Postado

@G4R0D Obrigado pelo comentário! Eu já tinha a CH341A de um problema anterior que tive com uma placa-mãe X79 Chinesa ambas as placas(A B450M e a X79) não consegui regravar com essa maldita garra jacaré.

Para ambas as placas os chips foram reconhecidos, mas essa garra além de ser muito chato de colocar na placa, é bem instável! Devido ao número de tentativas a garra estragou e passou a não reconhecer/grudar no Chip. Cheguei bem proximo de conseguir regravar na B450M, mas na X79 acabei danificando a placa por falta de experiência. Tomei bem mais cuidado na B450M pra não danificar fisicamente mesmo assim a garrinha estragou antes.

Finalizando resolvi, comprar uma X570 Steel Legend(Não por preferência) e manter o resto das peças de menos a fonte. E daqui pra frente vou preferir pagar pra gravar a BIOS seja qual for o problema, mas graças a Deus a X570 veio que uma boa BIOS pro meu uso em especifico e acho que não vou precisar trocar tão cedo de BIOS(nem tão tarde).

Essa confusão toda me deixou uns 2 meses sem PC fora a frustação de ter tudo na mão pra consertar e não conseguir.

Vou vender a B450M Steel Legend no estado que se encontra. Caso tenha interesse pode me procurar aqui no fórum! A placa iria fazer 2 anos de uso esse ano.

Obrigado a todos que ajudaram no tópico.

• 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • Solução
Postado

Finalmente posso colocar um fim a todo o problema!

Consegui regravar a BIOS novamente com a garrinha jacaré devo dizer que não foi fácil. Precisei gravar a exata ROM que estava na placa anteriormente antes de Brickar e não um versão antiga como eu pensei que daria. Regravei usando ferramentas do Linux mas a CH341A e garrinha jacaré.
Não sei o que pode ter ocorrido nas primeiras tentativas de gravação, porém a placa voltou a vida!

Infelizmente vou ter que vender ela, já que eu já havia comprado uma X570 pra substituir!

Obrigado a todos do tópico

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!