Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de indicações de fans e gabinete pra essa config


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Minha configuração (Os itens com "✅" já foram comprados)

 

✅ Processador: AMD Ryzen 5 5600
✅ Placa-mãe: Gigabyte B550M AORUS ELITE
✅ Memória: Kingston RAM DDR4 FURY BEAST 16GB 3200Mhz
✅ Placa de vídeo: RX 6600 8GB
✅ SSD: MOVESPEED SSD NVMe 7500Mbps 1TB
✅ Fonte: MSI MAG A550BN
✅ cooler:  DeepCool AG400 Plus, 120mm
❓ Fans: 
❓ Gabinete:

 

Estou com dificuldade para um encontrar um gabinete e um conjunto de fans que se case com a placa-mãe e toda a configuração do PC.

 

Será que seria melhor pegar um gabinete com fans inclusas? Quantas fans é o ideal? A placa-mãe suporta 6 fans? É Melhor fans de 5v ou 12v pra usar nessa placa-mãe? Será necessário uma controladora?

Se puderem me indicar gabinetes e fans que cumpram com esses requisitos e que sejam boas, me ajudaria demais

 

Tenho um orçamento de até R$500 para o gabinete e fans.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
55 minutos atrás, Pedro Victorino disse:

Será que seria melhor pegar um gabinete com fans inclusas?

 

Sendo fans de qualidade, é uma boa opção. Por isso eu recomendo o Montech Air 903 Max, também já vem com o controlador ARGB dos fans e HUB PWM. A versão preta do gabinete está indisponível, então linkei a branca, não sei se seria do seu agrado essa cor.

 

55 minutos atrás, Pedro Victorino disse:

Quantas fans é o ideal? A placa-mãe suporta 6 fans?

 

Eu diria 3 fans na frente puxando o ar pra dentro, uma atrás jogando o ar pra fora tá ótimo. Se quiser adicionar mais beleza, mas não precisa. Sobre a quantidade de fans suportada, sua placa-mãe tem dois headers pra System Fan, você pode utilizar splitters pra alimentar 2 ou até 3 fans em um mesmo header, o mais indicado é usar um HUB PWM, no caso o Montech que eu recomendei já vem com esse HUB (integrado com o controlador ARGB), que coincidentemente suporta até 6 fans.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pedro Victorino disse:

Será que seria melhor pegar um gabinete com fans inclusas?

 

Poucos gabinetes  vem com fans que são eficientes em refrigeração, as fans são incluídas mais para ter o "fru fru Rainbow" que ajuda na venda.

 

O Montech Air 903 é um dos poucos gabinetes abaixo dos R$ 500,00 que vem com fans eficientes - são 140mm, PWM (controle de RPM), 84 CFM, pressão 2.4 - se for comprar similares avulsas é mais de R$ 200,00.

 

O Pichau Kazan 2 vem com 4 fans até razoáveis em termos de  airflow, mas apenas na versão sem LED, mas estas fans são meio  barulhentas, e como não são PWM, não tem como diminuir a RPM para minimizar o ruído.

 

Na versão com LED - Pichau Kazan 2 "RGB" - na verdade é ARGB, as fans são mais fracas, também não tem PWM, mas pelo pode controlar os LEDs ARGB.

 

Então é decidir, quer fans que realmente ajudem na refrigeração ou prioriza o enfeite, os dois juntos é difícil ter. 😉 

 

2 horas atrás, Pedro Victorino disse:

É Melhor fans de 5v ou 12v pra usar nessa placa-mãe? Será necessário uma controladora?

 

Prefira as fans com LED 5v, que são ARGB - tem mais cores e efeitos mais elaborados. LED RGB (12v) é obsoleto, com menos cores e efeitos, só um pisca-pisca "brega". 😜 


A B550M Aorus Elite tem dois conectores de LEDs endereçáreis - ARGB, usando cabo splitter ARGB 1-4 pode ligar os LEDs de 4 fans. 

 

Se os fans forem PWM vai precisar também vai precisar de cabo splitter PWM 1-4 para ligar os cabos das 4 ventoinhas dos fans nos dois conectores SYS_FAN da placa-mãe. Se for usar Water Cooler só terá um SYS_FAN disponível, pois um será usado pela bomba.

 

Nesse caso compre uma controladora, como a CoolMoon ARGB que tem entrada para 8 ventoinhas e 8 conjuntos de LEDs  padrão ARGB.

 

Cuidado para não comprar controlador com conector de 6 pinos. Esse negócio de "frufru Rainbow" é uma bela salada, tem até mesmo fans que não permite controlar os LEDs, sequer desligar, alguns gabinetes vem com eles.

 

Tem a opção de comprar um gabinete sem fans, acha modelos OK por ~ R$ 200,00 e comprar um conjunto de fans em separado, nesse caso as fans mais baratas recomendáveis são as:

 

PCYEX Nix2 ARGB - R$ 49,90 cada.

  • PWM, CFM 62, pressão 2,05

Acha kit da Aigo AR12PRO ARGB no Ali em que sai cerca de 30,00 cada uma, o problema é se for "sorteado para pagar picanha", tem casos que a fiscalização coloca valor de frete - mesmo sendo enviado gratis, taxa em cima e o preço final dobra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas especificações a AIGO AR12 PRO é melhor (CFM 74 x 62) , mas no Adrenaline um cara fez comparativo e a PCYes Nix 2 foi melhor coisa de 2 graus, aqui nesse forum uma pessoa também comentou isso.

Mas como é mais barata e você que comprar 6 desconsidere essa diferença, qualquer uma vai te atender.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou comprar o Gabinete:
https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-darkflash-leo-preto-lateral-vidro

 

E 4 fans Aigo AR12PRO ARGB

https://www.pichau.com.br/ventoinha-aigo-darkflash-ar12-pro-single-120mm-argb-preto-ar12-pro-single

 

@1lokos  Agora na questão de conexão, vou precisar de algum tipo de cabo ou controladora? Pra conectar as fans e também o DeepCool AG400 Plus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

O AG400 Plus não tem LED, basta ligar o cabo PWM no CPU_FAN da placa-mãe.

 

Quanto aos fans, depende da quantidade que vai usar.

 

A placa-mãe tem dois conectores para as ventoinhas, o SYS_FAN1 e SYS_FAN2, e dois conectores para cabos de LEDS (ARGB 3 pinos, 5v).

 

Se não me engano o Aigo AR12 PRO vem com cabos com dois conectores macho e femea, assim pode ligar em série - tanto o PWM como o ARGB; e ligar num dos conectores da placa-mãe, mas não ligue tudo num só, divida nos dois SYS_FAN e nos dois ARGB. O seguro é até 4 fans por conector.

 

Se não vier com cabo para ligar em série e precisar de cabos splitter:

 

Splitter PWM

Splitter ARGB (3 pinos, 5v)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!