Ir ao conteúdo

Preciso de avaliação de upgrade Ryzen 3 para Ryzen 5

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Fala amigos, tudo bem?

Estou fazendo upgrade do meu Ryzen 3 2200g para um Ryzen 5 5600g. Como não estou com muito orçamento, quero aproveitar o máximo possível de peças, mas a ideia é continuar fazendo upgrade no ano que vem assim que eu tiver mais dinheiro.

A placa-mãe é a ASRock A320M-HD, vou manter por enquanto. E trocar meus dois pentes de RAM de 4GB 2666 por dois de 8GB 3200.

Também tenho 1 SSD 120GB para o sistema + 1 HD 1TB para arquivos. Estava querendo colocar mais 1 SSD de 1TB para dedicar somente aos jogos.

Minha fonte é uma corsair VS450. Podem me dizer se ela ainda aguenta essa configuração ou se eu também deveria trocar? Se puder aguentar mais um pouco, seria ótimo. Ano que vem compro a placa de vídeo, então também já troco a fonte.

E agradeço se também puderem me dar um feedback dessa configuração que estou fazendo, pois não entendo muito do segmento gamer. É a primeira vez que faço upgrade (e só porque já não estou tendo bons resultados com meu Ryzen atual).

Obrigado!

Postado

Lembre-se de atualizar o BIOS da ASRock A320M-HD antes de fazer a troca de CPU, o 5600G é "Cezanne", apenas a versão mais recente do BIOS - a 7.30 de  11/2022;  dá compatibilidade.

Dependendo da versão em que estiver terá que ser por etapas, atualizado primeiro para versões intermediárias.

https://www.ASRock.com/mb/AMD/A320M-HD/index.br.asp#BIOS

• 2 semanas depois...
Postado

Olá, me desculpem por reviver este tópico, mas surgiu uma dúvida.

@1lokos Já verifiquei o procedimento para atualizar a BIOS, tranquilo. Minha dúvida é a seguinte: caso eu atualize, eu ainda poderei voltar a usar meu Ryzen 3 2200g nessa placa futuramente? Porque como falei no primeiro post, eu vou manter essa placa "por enquanto", mas a intenção é mais pra frente mudar para uma que possibilite overclock. Daí eu pretendo instalar essa A320M em outro gabinete e reaproveitar meu antigo processador pra fazer um PC extra só para trabalho, enquanto que no mais potente eu só instalo jogos. E pelo que consta no site, não dá pra voltar atrás depois que atualizar a BIOS.

Dá pra fazer ou eu perco totalmente a compatibilidade entre o processador e a placa? Obrigado!

• Solução
Postado

Só atualiza o BIOS quando tiver o novo CPU em mãos, atualiza e faz troca.

O Ryzen 3200G é "Raven Ridge".

A partir do BIOS 6.0:

ASRock do NOT recommend updating this BIOS if Pinnacle, Raven, Summit or Bristol Ridge CPU is being used on your system.

A ASRock NÃO recomenda atualizar este BIOS se CPU Pinnacle, Raven, Summit ou Bristol Ridge estiver sendo usada em seu sistema.

Postado

@1lokos Tá ok, muito obrigado.

Essa informação pra mim é decisiva, porque como eu gostaria de ter dois PCs, talvez já seja melhor tentar incluir uma placa-mãe nova no meu orçamento ao invés de aproveitar essa, já que a atualização não seria tão proveitosa no meu caso. Vou ver o que é melhor.

Vou marcar sua resposta como solução.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...