Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de Water Cooler DeepCool LT720 para placa B450M DS3H v1.x


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Pessoal, comprei um watercooler DeepCool LT720 para esfriar meu Ryzen7 5700x no calor de 50 graus aqui do Rio de Janeiro.

Então, minha placa-mãe é uma B450M DS3H v1.x , não tenho certeza de como plugar os plugs na placa-mãe mesmo vendo os vídeos de instalação, podem me ajudar?

To mandando aqui a foto da minha placa para ajudar.

Vou deixar ele na parte frontal do meu gabinete (é esse aqui da minha assinatura).

Achei algumas fotos do meu gabinete ASTRO A xigmatek também, seguem link do onedrive: https://1drv.ms/f/s!AkQrMO5azZKIg7E2QdR7lTLFeqCbXA?e=0jfa1A

R.jpg

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vide os ajustes do SYS_FAN1 no BIOS na pagina 24 do manual, requerido para que a bomba fique sempre em 100% de rotação.

 

Os fans do radiador vão sofrer para puxar ar com este vidro fechando a frente do gabinete, veja se consegue tirar e colocar imãs, assim quando a "chapa esquentar" tira fora.

 

B450-M-DS3-H.png

 

Uma controladora ARGB desta acende o "frufru" dos LEDs. 😉

 

Se quiser controladora com mais conectores - para ligar também fans do gabinete, a da CoolMoon tem conexão para LEDs de 8 fans, e tem mais cores no controle remoto IR.

 

Cuidado para não comprar controladora com conector de 6 pinos, difícil encontrar fans com este conector.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mil desculpas pela minha burrice, mas não entendi. Pode explicar melhor? A parte em inglês eu não entendi nada rsrsr

Tipo, o meu modelo não tem led, ele é todo preto. O unico led q tem é da bomba. E na verdade eu nem ligo pros LEDs/RGB, quero é q o Radiador, bomba e FANs funcionem corretamente.

A tampa sai, qualquer coisa vou deixar sem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Você liga o cabo dos fans do radiador no conector da placa-mãe CPU_FAN, porque esse conector vem programado para variar a rotação dos fans conforme a temperatura do processador, se esta baixa os fans giram menos, se esta alta os fans giram mais.

 

Já a bomba precisa de manter o fluxo constante - independente da temperatura do processador precisa estar em 100% de RPM.

 

Como o conector SYS_FAN1 da placa-mãe veio em "Normal" (para variar igual ao CPU_FAN) - em principio não seria problema, pois a bomba não controle de RPM por PWM; mas por garantia é melhor mudar para "Full Speed". 

 

Quanto a parte do display que tem na bomba - o cabo com  conector de 3 pinos [oo o]; é só ignorar, ele não interfere no funcionamento da bomba e das ventoinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, 1lokos disse:

Quanto a parte do display que tem na bomba - o cabo com  conector de 3 pinos [oo o]; é só ignorar, ele não interfere no funcionamento da bomba e das ventoinhas.

Ai esse ai eu precisaria de uma controladora, certo?

Pra ligar o led nada poderia ser feito? Tipo, hoje minhas FANs ficam ligadas direto na minha Fonte, então esse led não teria essa opção, né? A modernidade complica as coisas pro pobre kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Thiagodomx disse:

Ai esse ai eu precisaria de uma controladora, certo?

Pra ligar o led nada poderia ser feito? Tipo, hoje minhas FANs ficam ligadas direto na minha Fonte, então esse led não teria essa opção, né? A modernidade complica as coisas pro pobre kkkk

 

Sim, para ligar o display da bomba - que é no padrão ARGB 5v; quando a placa-mãe não tem conector no padrão, caso da B450M DS3H; precisa de controladora ARGB externa no mesmo padrão, pois no padrão ARGB os LEDs acendem conforme instrução em código binário, se tentasse ligar na fonte iriam queimar.

Deixa o cabo 3 pinos com falha [oo o] do display desligado.

 

B450-M-DS3-H-2.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O conector LED_CPU é no obsoleto padrão RGB 12v, se tentar ligar cabo LED ARGB 5v e conseguir vai queimar.

 

Diferença de RGB e ARGB (RGBIC), o obsoleto RGB é basicamente um pisca-pisca.

 

O kit A-RGB com controladora e fans que tem CFM/pressão razoáveis mais barato é esse

 

AIGO DARKFLASH INFINITY 8,A-RGB - 3 fans CFM 62,18 CFM Pressão estática: 1,82 mm H2O - R$ 129,90 - com 4 fans é R$ 169,90.

Tem conectores para 6 fans PWM e 6 LEDs A-ARGB.

 

Aparentemente não vem controle remoto IR, no seu caso trocaria cores e efeitos - 14; pelo botão reset do gabinete.

 

Acha kit mais barato, mas as fans são fracas, com ~CFM 35, pressão ~0,5... servem basicamente para fazer barulho e juntar poeira.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Thiagodomx disse:

Tipo, dando uma olhada por ai achei essa ventoinha Cooler Master Sickleflow 120 RGB 120mm eu conseguiria usar ela junto do WC sem precisar de controladora ? 

 

Esta fan é com LED RGB 12 v

Você pode ligar os cabos de LED 12v de até 4 dessas fans no conector LED_CPU - usando splitter 4-1; e ter o "frufru", mas não pode ligar o cabo do display da bomba do WC junto, pois este é 5v.

 

A melhor solução no seu caso é uma controlador ARGB, assim liga o display do WC e pode ter fans padrão ARGB, moderno.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A DeepCool FK120 é eficiente, embora meio cara:

  • Max. Fluxo de ar: 68,99 CFM
  • Pressão de ar do ventilador: 2,19 mmAq

Mas o que acompanha é um "Fan HUB" de 4 portas que permite conectar as 3 fans FK120 no único SYS_FAN1 da B450M DS3H, deixando um conector no HB para o cabo dos fans do radiador do WC.

 

Um possível problema é que estará ligando 6 fans - 3 do kit e 3 do radiador do WC num único conector SYS_FAN1.

 

A FK120 consome 0,12 A X 3 = 0,36 A

As fans do WC consomem 0,22 A x 3 = 0,66

 

Total 1,02 A.

O que pode estar ultrapassando a corrente (A) fornecida pelo conector SYS_FAN1.

No manual não a informação sobre a corrente (A) fornecida pelo conector SYS_FAN1, em modelos que informa costuma ser 1 (A) .

 

 A  propósito, a DeepCool tem um acessório que permite ligar o cabo (4) de LED ARGB 5v num conector RGB 12v, que vai funcionar no obsoleto padrão RGB (pisca pisca).

 

Hub Conversor 5V Para 12V A-RGB  - R$ 116,84

 

Mas pelo preço é mais vantajoso comprar a controladora da CoolMoon, vai ter mais conexões e padrão ARGB nos LEDs, mais elaborado,

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @1lokos as FANs chegaram, peguei o kit com 3 Fk120. Estou ainda aguardando aquele HUB da deep cool que você falou chegar. 

O que eu fiz:

Quando o WC chegou ele não encaixou de jeito nenhum na parte que eu achava que iria caber, seria dentro do gabinete, ai tive ele do lado de fora assim:

WC.thumb.jpg.615237e535bfa3aefa280f56f6981a13.jpg

 

Na parte de dentro, grudado nele eu coloquei as FANs puxando o ar de dentro do gabinete pra fora. Fiz isso q achei mais logico expulsar o ar de dentro do que colocar o ar vindo de dentro pra fora porque ai pegaria o ar quente saindo do radiador pra dentro do gabinete, fiz certo?

 

As Fans do Kit coloquei:

 

2 na grade de cima jogando o ar de fora pra dentro

1 na parte traseira jogando o ar de dentro pra fora

 

Com os Plugs:

 

Com os conectores, consegui juntar todos na sys_fan(as 6 ventoinhas estão ligadas na sys_fan), usando aquela regua de 4 entradas, sendo 3 "tomadas" dos fans do WC ligadas direto na regua e uma das entradas usei o cabo que juntaria as 3 ventoinhas do radiador. Pode ser feito dessa forma ou pode dar problema?

 

Na BIOS:

Configurei a bomba(CPU_FAN) em FULLSPEED.

As ventoinhas(SYS_FAN) deixei no normal.

 

Fiz tudo certo?

 

Segue o print da temperatura do Afterburner e do HWMonitor:

 

 

 

To Estranhando porque as FANs são de 1850 RPM, mas no HWM monstra q tão rodando somente a 1175, com o máximo de 1240.

 

Vi em um vídeo do TITO TEC, sobre mudar a configuração na BIOS um lugar la pra colocar a conexão pra PWN, isso ajuda em algo?

 

Temperatura.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Thiagodomx disse:

Na parte de dentro, grudado nele eu coloquei as FANs puxando o ar de dentro do gabinete pra fora. Fiz isso q achei mais logico expulsar o ar de dentro do que colocar o ar vindo de dentro pra fora porque ai pegaria o ar quente saindo do radiador pra dentro do gabinete, fiz certo?

 

O fluxo de ar esta errado, com o radiador na frente as fans devem pegar ar do ambiente - mais frio; e passar pelo radiador para esfriar o líquido (igual num carro) sendo que este ar que sai aquecido do radiador é expulso pelas fans na traseira e no topo, mantendo um fluxo de ar (airflow) contínuo.

No caso as fans vão esta puxando ar ao invés de empurrado, devido a limitação do gabinete.

 

Do jeito que colocou esta pegando o ar do interior do gabinete que esta aquecido pela placa de vídeo, VRM da placa-mãe, memórias e jogando no radiador, diminuindo a sua eficiência. E para piorar, como as fans da traseira e do topo também estão puxando ar para fora, o interior do gabinete fica com pressão negativa = aspirador de pó. 😜 

 

As fans puxando o ar através do radiador ficam menos eficiente do que empurrando o ar através do radiador, porque a pressão diminui, mas é coisa de 1 graus e como como é o jeito que tem para este gabinete mal projetado é aceitar o compromisso. A vantagem é que nesse caso acumula menos poeira nas aletas do radiador.

 

11 horas atrás, Thiagodomx disse:

Com os conectores, consegui juntar todos na sys_fan(as 6 ventoinhas estão ligadas na sys_fan), usando aquela regua de 4 entradas, sendo 3 "tomadas" dos fans do WC ligadas direto na regua e uma das entradas usei o cabo que juntaria as 3 ventoinhas do radiador. Pode ser feito dessa forma ou pode dar problema?

 

Bom, caiu no caso que falei acima:

  • A FK120 consome 0,12 A X 3 = 0,36 A
  • As fans do WC consomem 0,22 A x 3 = 0,66
  • Total 1,02 A.

Sendo provável que o conector da placa-mãe é 1 A (Ampere), ou seja excedeu a corrente.

 

Por isso é que recomendei comprar a controladora CoolMoon e não o conversor de ARGB em RGB  (moderno em antigo) que você preferiu comprar e vai servir só para o display da bomba piscar.

 

A controladora pega a alimentação para os fans direto da fonte, assim não sobrecarrega o conector da placa-mãe.

A controladora CoolMoon tem duas funções: ser HUB PWM para fans multiplicando a conexão do SYS_FAN ou CPU_FAN da placa-mãe e controlar o frufru dos LEDs ARGB.

 

11 horas atrás, Thiagodomx disse:

Na BIOS:

Configurei a bomba(CPU_FAN) em FULLSPEED.

As ventoinhas(SYS_FAN) deixei no normal.

 

Tinha sugerido o contrario, porque o CPU_FAN já vem de fabrica ajustado para controlar dinamicamente a RPM dos fans em função da temperatura do CPU. Mas agora deixa como esta.

 

11 horas atrás, Thiagodomx disse:

To Estranhando porque as FANs são de 1850 RPM, mas no HWM monstra q tão rodando somente a 1175, com o máximo de 1240.

 

Pode ser devido a curva do fan do SYS_FAN no BIOS - tipo, só vão rodar a 100% se determinada faixa de temperatura for excedida.

 

Ou pelo fato que a corrente (corrente) do conector SYS_FAN foi excedida, assim os fans não tem alimentação suficiente para chegar na RPM máxima, teste desligando um dos fans do topo para ver se os outros aceleram.

 

Outro detalhe, apenas uma das ventoinhas ligadas no HUB tem a RPM monitorada, provavelmente a ligada no primeiro conector, o que é limitação do conector da placa-mãe.

 

11 horas atrás, Thiagodomx disse:

Vi em um vídeo do TITO TEC, sobre mudar a configuração na BIOS um lugar la pra colocar a conexão pra PWN, isso ajuda em algo?

 

Por padrão os conectores da placa-mãe deveriam estar como PWM no BIOS, se não tiver coloque. PWM é um método mais eficiente de controle de RPM do que por variação de tensão (tensão).

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!