Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
18 horas atrás, Arthur Arnemann disse:

@xlemes Tudo ok.

Mas e a placa de vídeo?

Esse Ryzen ai é o X, só o modelo G que tem gráfico integrado(APU)

Compensa comprar uma gtx3070 (pagar dois mil reais a mais)?

Ou a gtx3060 já tá de bom tamanho?

Sobre o Ryzen ser o x..., por ser um processador sem vídeo integrado..., ele ganha em rendimento certo?

Mesmo que seja muito pouco.

Mas ganha, certo?

18 horas atrás, Neto_SCruz disse:

@xlemes

Olá, boa tarde!

Considere a placa-mãe MSI B550M Pro-VDH WiFi

De resto, parece bacana, mas tá faltando placa de vídeo e cooler. Quanto ao cooler, sugiro o DeepCool Gammax AG400 (R$ 115).

Eu ví essa placa wifi.

Porém eu nunca usei wireless em nenhum pc (nem em notebook).

Minha vida inteira sempre usei rj45 (confiável e sem perda de dados).

Vou dar uma pesquisada mais a fundo pois nunca gostei de placa-mãe com vídeo.

O problema é que essas placas são muito caras (comparas as matx com vídeo).

O cooler vai ser uma ótima compra pois eu pesquisei o Ryzen 7 5800x e a diferença é quase ínfima.

O único diferencial é que o 5800x esquenta demais.

Mesmo eu optando pelo 5700x, vou ter que comprar cooler separado.

18 horas atrás, 1lokos disse:

Sim, mas da para economizar pegando a MSI B550M PRO-VDH WiFi no lugar da ASUS TUF, a diferença ~R$ 150,00 compra um air Cooler DeepCool AG400 Plus (2 fans push-pull) ou o AG400 ARGB (1 fan) se preferir, mais do que suficiente paras refrigerar o 5700X.

EU gostaria de entender como funciona duas ventoinhas?!!

Uma serve pra puxar o ar da frente e jogar para trás.

Se o gabinete for gamer..., ele tem suporte para exaustor.

Ou seja..., a ventoinha puxa o ar..., joga para trás e o exaustor puxa esse ar quente dissipado do processador e joga para fora do gabinete...

Duas ventoinhas..., o vento vai pra onde??

Pras laterais??

Teria que deixar o gabinete aberto?

Postado
1 hora atrás, xlemes disse:

Mesmo que seja muito pouco.

Mas ganha, certo?

Tratando-se de processadores com mesmo número de núcleos e frequência parecida, como o 5700G e o 5700X, a diferença é considerável.

Porém eu nunca usei wireless em nenhum pc (nem em notebook).

Minha vida inteira sempre usei rj45 (confiável e sem perda de dados).

rsrs calma... Essa placa-mãe da MSI já vem com placa de REDE Wifi. Mas ela também tem conector rj45, basta ver nas fotos rsrs

O problema é que essas placas são muito caras (comparas as matx com vídeo).

Essa da MSI que indiquei é mais barata que a que você queria comprar.

O único diferencial é que o 5800x esquenta demais.

Sim, o 5800X não vale a pena pelo que entrega. 5700X é mais custo-benefício.

Ou seja..., a ventoinha puxa o ar..., joga para trás e o exaustor puxa esse ar quente dissipado do processador e joga para fora do gabinete...

Pras laterais??

Uma das ventoinhas do aircooler joga ar nos heatpipes e outra puxa, nesse modelo, as duas são presas no cooler, mas você pode desprender uma (a de trás) e prender na parte de trás do gabinete (pelo lado de dentro, claro). A ideia do airflow é ter ar entrando E saindo. Ter só ar entrando ou só saindo não é eficiente.

Não necessariamente há duas ventoinhas num pc. Necessariamente, se for air cooler, terá 1, como no meu caso. Mas tem gabinete que a galera põe 3, 4, 5...

Postado
45 minutos atrás, xlemes disse:

Pras laterais??

A direção do fluxo do ar não muda quando o air cooler tem duas ventoinhas em  "push-pull" - puxa-empurra, entra pela parte da frente do gabinete e sai por trás e por cima, já que o espaço para fan de exaustão na traseira é limitado a um fan na maioria dos gabinetes.

A função da segunda ventoinha no air cooler é acelerar o fluxo, puxando o ar que a ventoinha da frente empurra, assim melhorando a troca térmica do dissipador, mas a diferença em air cooler "single tower" (torre simples) é modesta, em diversos testes fica na casa dos 2 graus. É que no caso do AG400 PLUS a diferença de preço a mais é pequena, vale a pena pagar para ter uma ventoinha de boa qualidade que avulsa custa uns R$ 75,00.

Postado
6 horas atrás, Neto_SCruz disse:

Tratando-se de processadores com mesmo número de núcleos e frequência parecida, como o 5700G e o 5700X, a diferença é considerável.

Ou seja..., compensa comprar o "x"?

rsrs calma... Essa placa-mãe da MSI já vem com placa de REDE Wifi. Mas ela também tem conector rj45, basta ver nas fotos rsrs

Sim eu ví...

O que eu quis dizer é que eu nunca usei wifi tanto em desktops como em notebooks.

Se o roteador ficar no começo do corredor e seu quarto ou escritório ficar no final do corredor..., o sinal já dá perda.

Existe o repetidor mas..., entre comprar repetidor e comprar o rj45..., sai muito mais barato o rj45 (além da qualidade do sinal).

Só uso wifi pra celular (e olha que eu tenho aquele adaptador wifi que pluga na entrada do celular porém, o uso é extremamente raro).

Essa da MSI que indiquei é mais barata que a que você queria comprar.

A placa que eu queria comprar seria uma que suporte o Ryzen 7, não precisa de vídeo integrado, não precisa de wifi.

Porém o valor aumenta absurdamente.

OBS: dúvida...

Essa msi que você citou ela é superior a tuf (que eu citei)?

6 horas atrás, 1lokos disse:

A direção do fluxo do ar não muda quando o air cooler tem duas ventoinhas em  "push-pull" - puxa-empurra, entra pela parte da frente do gabinete e sai por trás e por cima, já que o espaço para fan de exaustão na traseira é limitado a um fan na maioria dos gabinetes.

A função da segunda ventoinha no air cooler é acelerar o fluxo, puxando o ar que a ventoinha da frente empurra, assim melhorando a troca térmica do dissipador, mas a diferença em air cooler "single tower" (torre simples) é modesta, em diversos testes fica na casa dos 2 graus. É que no caso do AG400 PLUS a diferença de preço a mais é pequena, vale a pena pagar para ter uma ventoinha de boa qualidade que avulsa custa uns R$ 75,00.

Eu achei que a primeira ventoinha empurrasse o ar pra dentro do dissipador..., e a segunda puxasse o ar de trás pra dentro também do dissipador.

E a saída do ar seria pelas laterais.

Achei que fosse assim.

Agora que você me explicou que o ar é puxado pela frente e a segunda ventoinha pega esse ar e "força" para o exaustor..., entendi!

Obs: vocês esqueceram de mencionar sobre a placa de vídeo...

Compensa a rtx3070 (8gb)?

Ou a rtx3060 (12gb) já está de bom tamanho (atualmente falando)?

Postado
3 horas atrás, xlemes disse:

Ou seja..., compensa comprar o "x"?

Isso, compensa mais comprar o 5700X.

O que eu quis dizer é que eu nunca usei wifi tanto em desktops como em notebooks.

Então, e eu estou querendo dizer que não é obrigado usar o wifi da placa-mãe, se comprar essa da MSI.

A placa que eu queria comprar seria uma que suporte o Ryzen 7, não precisa de vídeo integrado, não precisa de wifi.

Porém o valor aumenta absurdamente.

OBS: dúvida...

Essa msi que você citou ela é superior a tuf (que eu citei)?

Então, vamos por partes, como faria Jack... As duas suportam o processador que você quer comprar (X ou G).

Não existe vídeo integrado em placa-mãe. Vídeo integrado só tem em processadores.

Eu sei que não precisa de wifi, a recomendação da placa-mãe msi não foi pelo wifi, mas pela construção dela, como disse, as duas suportam bem seu processador. A da MSI é mais barata, não entendo porque você está dizendo que o valor com ela aumenta.

Pra dizer se é superior, precisamos consultar uma lista de ranqueia placas-mãe:

https://linustechtips.com/topic/1137619-motherboard-vrm-tier-list-v2-currently-amd-only/

Tem versão similar dela como planilha do google: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1DiIS6MEfbWohuULg_thcqTVAkBGR4SMS9ujN0yFEEjw/edit#gid=519615420

A lista é ordenada assim -> Tier S são as topo de linha, A são as que estão abaixo das topo e assim por diante.

Aparentemente, a da ASUS suporta até processadores que consomem mais energia que os suportados pela MSI. Aí fica a seu critério mesmo, já que para o seu processador, as duas atendem.

Para entender bem a diferença das duas placas-mãe, de acordo com essas listas, você pode criar um tópico no fórum e pedir ajuda. Tem muita coisa técnica aí que eu não domino, apenas sei o básico que acabei de falar.

Ou a rtx3060 (12gb) já está de bom tamanho (atualmente falando)?

Ao meu ver, essa compensa mais.

Postado
Em 28/09/2023 às 18:34, Neto_SCruz disse:

Isso, compensa mais comprar o 5700X.

Se eu comprar la fora, sai mais caro do que comprar aquí no Brasil?

O preço da peça, mais o preço do imposto..., sai mais caro do que o valor aquí?

Certo?

Então, e eu estou querendo dizer que não é obrigado usar o wifi da placa-mãe, se comprar essa da MSI.

Caso eu plugue o rj45, o wifi tem como desativar?

Ou ele fica "buscando"?

Então, vamos por partes, como faria Jack... As duas suportam o processador que você quer comprar (X ou G).

Não existe vídeo integrado em placa-mãe. Vídeo integrado só tem em processadores.

Eu sei que não precisa de wifi, a recomendação da placa-mãe msi não foi pelo wifi, mas pela construção dela, como disse, as duas suportam bem seu processador. A da MSI é mais barata, não entendo porque você está dizendo que o valor com ela aumenta.

Pra dizer se é superior, precisamos consultar uma lista de ranqueia placas-mãe:

https://linustechtips.com/topic/1137619-motherboard-vrm-tier-list-v2-currently-amd-only/

Tem versão similar dela como planilha do google: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1DiIS6MEfbWohuULg_thcqTVAkBGR4SMS9ujN0yFEEjw/edit#gid=519615420

A lista é ordenada assim -> Tier S são as topo de linha, A são as que estão abaixo das topo e assim por diante.

Aparentemente, a da ASUS suporta até processadores que consomem mais energia que os suportados pela MSI. Aí fica a seu critério mesmo, já que para o seu processador, as duas atendem.

Para entender bem a diferença das duas placas-mãe, de acordo com essas listas, você pode criar um tópico no fórum e pedir ajuda. Tem muita coisa técnica aí que eu não domino, apenas sei o básico que acabei de falar.

Resumidamente falando..., a placa-mãe não existe mais Vídeo onboard?

Então porque tem aquelas saídas HDMI na parte traseira (e outras placas não tem)?

Os modelos "x", não tem Vídeo integrado.

Os modelos "g", tem Vídeo.

Porque o "x" é mais caro se não tem?

Olhei no link e me corrija se eu estiver errado...

Tanto a tuf como a msi..., estão no rank A?

Certo?

Postado
2 horas atrás, xlemes disse:

Se eu comprar la fora, sai mais caro do que comprar aquí no Brasil?

O Ryzen 5700X custa por volta de R$ 820,00 no Alli. Chegando no BR você pode ser ser "sorteado" para pagar imposto, ou passar sem, estatisticamente as chances são 30/70.

Se for "sorteado" para pagar a "picanha", o imposto legal é 60% ou seja R$ 420,00

Assim o 5700X ficará em R$ 1.312,00 - e pode ser mais, se o fiscal arbitrar frete, cobrar ICMS (em MG é 25%, que aumenta 53,33% totalizando 113,33%) .

Então estará comprando mais caro um CPU que no mercado local que é ~ R$ 1.250,00. Acha por uns R$ 70,00 a menos no Amazon, mas vendido por terceiros.

Em todo caso, se que apostar na compra lá fora, tem até o dia 14 de Outubro, pois no dia 15 o Allii passa a vender pelo "Remessa Conforme" (pagamento antecipado de impostos) do governo e será mais 92,77% (60% de imposto mais 17% de ICMS cumulativos) em compras acima de U$ 50 (inclusive frete) e 20,48% (ICMS 17%) nas compras até  U$ 50, isso até Dezembro, no orçamento para 2024 esta previsto 20% de imposto + 17% ICMS o que dá 44,58%.

Caso eu plugue o rj45, o wifi tem como desativar?

Basta não confiugurar rede WiFi, ou vá no gerenciador de dispositivos em desative o controlador WiFi.

Resumidamente falando..., a placa-mãe não existe mais Vídeo onboard?

Então porque tem aquelas saídas HDMI na parte traseira (e outras placas não tem)?

Tem os conectores de vídeo na placa-mãe para o caso de usar um CPU com vídeo integrado - ex. Ryzen 5600G, Core i5-12400. Não dá para ter conector de vídeo no CPU. 😉 

Porque o "x" é mais caro se não tem?

Porque vídeo integrado em CPU é quebra galho meio boca, atende bem "PC de escritório", que usam CPUs mais simples e  baratos.

Os modelos X são os "high end", então não fazia sentido ter Vídeo integrado, porém no novo AM5 todos os CPUs tem vídeo integrado, mas bem básico, justamente para atender o mercado "PC de escritório".

Os modelos G não são os modelos X apenas com Vídeo integrado, são CPU inferiores.

Por exemplo, um 5600G não é igual ao 5600/5600X, é basicamente um 5500 com vídeo integrado. A nomenclatura dos G é enganação da AMD, o 5600G se fosse  chamado  5500G enganaria menos os leigos.

Postado

@xlemes Faço minhas as palavras do colega 1lokos acima, apenas vou acrescentar umas coisas:

às vezes sai promoções do 5700X por cerca de R$ 720 no Ali. Tem uns canais no youtube/telegram que postam muitas promoções boas, como o PC do FAFA. Lá você vê as promoções e se atualiza sobre como está a questão de taxas sobre cada tipo de produto exatamente agora.

Você desativa o wifi no próprio sistema (windows ou linux).

Sobre placa de vídeo com vídeo integrado, não existe mais nas atuais. Os conectores existem, pois ainda existem processadores com vídeo integrado, então se o conector HDMI não viesse na placa-mãe, onde mais viria se tratando de um processador com vídeo integrado? É pra esses casos. Veja a discussão: 

Os processadores com X são mais caros porque têm melhor performance. Eles têm mais memória cache, que é muito cara, que seus "equivalentes" com final G. Por exemplo, o 5700G tem 16MB de cache L3. O 5700X tem 32MB, o dobro. O tamanho dessa memória influencia no desempenho. Mas não pense que o 5700X é duas vezes melhor por isso, não é. Não é uma proporção direta.

Tanto a tuf como a msi..., estão no rank A?

Aparentemente, a TUF é rank A, a MSI é rank C. 

Postado
Em 30/09/2023 às 22:17, 1lokos disse:

O Ryzen 5700X custa por volta de R$ 820,00 no Alli. Chegando no BR você pode ser ser "sorteado" para pagar imposto, ou passar sem, estatisticamente as chances são 30/70.

Se for "sorteado" para pagar a "picanha", o imposto legal é 60% ou seja R$ 420,00

Assim o 5700X ficará em R$ 1.312,00 - e pode ser mais, se o fiscal arbitrar frete, cobrar ICMS (em MG é 25%, que aumenta 53,33% totalizando 113,33%) .

Então estará comprando mais caro um CPU que no mercado local que é ~ R$ 1.250,00. Acha por uns R$ 70,00 a menos no Amazon, mas vendido por terceiros.

Em todo caso, se que apostar na compra lá fora, tem até o dia 14 de Outubro, pois no dia 15 o Allii passa a vender pelo "Remessa Conforme" (pagamento antecipado de impostos) do governo e será mais 92,77% (60% de imposto mais 17% de ICMS cumulativos) em compras acima de U$ 50 (inclusive frete) e 20,48% (ICMS 17%) nas compras até  U$ 50, isso até Dezembro, no orçamento para 2024 esta previsto 20% de imposto + 17% ICMS o que dá 44,58%.

Basta não confiugurar rede WiFi, ou vá no gerenciador de dispositivos em desative o controlador WiFi.

Tem os conectores de vídeo na placa-mãe para o caso de usar um CPU com vídeo integrado - ex. Ryzen 5600G, Core i5-12400. Não dá para ter conector de vídeo no CPU. 😉 

Porque vídeo integrado em CPU é quebra galho meio boca, atende bem "PC de escritório", que usam CPUs mais simples e  baratos.

Os modelos X são os "high end", então não fazia sentido ter Vídeo integrado, porém no novo AM5 todos os CPUs tem vídeo integrado, mas bem básico, justamente para atender o mercado "PC de escritório".

Os modelos G não são os modelos X apenas com Vídeo integrado, são CPU inferiores.

Por exemplo, um 5600G não é igual ao 5600/5600X, é basicamente um 5500 com vídeo integrado. A nomenclatura dos G é enganação da AMD, o 5600G se fosse  chamado  5500G enganaria menos os leigos.

Em 30/09/2023 às 22:51, Neto_SCruz disse:

@xlemes Faço minhas as palavras do colega 1lokos acima, apenas vou acrescentar umas coisas:

às vezes sai promoções do 5700X por cerca de R$ 720 no Ali. Tem uns canais no youtube/telegram que postam muitas promoções boas, como o PC do FAFA. Lá você vê as promoções e se atualiza sobre como está a questão de taxas sobre cada tipo de produto exatamente agora.

Você desativa o wifi no próprio sistema (windows ou linux).

Sobre placa de vídeo com vídeo integrado, não existe mais nas atuais. Os conectores existem, pois ainda existem processadores com vídeo integrado, então se o conector HDMI não viesse na placa-mãe, onde mais viria se tratando de um processador com vídeo integrado? É pra esses casos. Veja a discussão: 

Os processadores com X são mais caros porque têm melhor performance. Eles têm mais memória cache, que é muito cara, que seus "equivalentes" com final G. Por exemplo, o 5700G tem 16MB de cache L3. O 5700X tem 32MB, o dobro. O tamanho dessa memória influencia no desempenho. Mas não pense que o 5700X é duas vezes melhor por isso, não é. Não é uma proporção direta.

Aparentemente, a TUF é rank A, a MSI é rank C. 

Entendi perfeitamente a explicação dos dois.

Tirando a ali das pesquisas…, tem outro site de compras fora do Brasil em que não é taxado?

Ou a compra em qualquer site de fora do país…, será taxado (acima de 50 dólares)?

Postado

@xlemes

Por lei,qualquer compra fora do país atualmente é t4x4do para valores acima dos 50 dólores por enquanto. Está para ser implementado um modelo diferente em poucos dias, o "remessa conforme". 

Só um toque: falar aqui sobre possíveis formas de burl4r a t4x4 pode levar o tópico a ser excluído e a pessoa sofrer alguma penalização, pois não não é permitido já que não seguir a lei é crime.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!