Ir ao conteúdo

Fusível térmico panela arroz - substituição

Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, 

Podem me tirar uma dúvida por favor, estou com uma panela de arroz e neste final de tarde, constatei que o fusível está queimado tipo RF 250V - 10a 185º, a minha dúvida é se posso substituir por um de maior capacidade, de certa forma apesar de leigo, acho que isso é uma pergunta de certa forma "burra", pois creio que afeta diretamente na resistência do equipamento se este fusível esquentar a mais pode romper as espiras da resistência que suportam apenas 185º, se eu estiver errado me desculpem.

Mas gostaria de um auxílio se posso substituir por outro de maior capacidade até uns 192º por exemplo ou tenho que utilizar um idêntico ao que está no equipamento.

Mais uma vez, muito obrigado meus caros colegas.

• Solução
Postado

@snider607 Melhor usar um fusível de 180 ou 185°C igual ao antigo, esse tipo de fusível não é feito pra proteger a resistência, ate porque uma resistência de nicromo aguenta 1300°C antes de romper, ele serve para que o plástico da panela não deforme e possa causar um incêndio.

Se o fusível rompeu é bom olhar se o mecanismo magnético que desliga a panela esta funcionando OK, essas panelas tem um mecanismo que desarma a resistência, ou chaveia para uma resistência maior quando o peso do arroz abaixa por conta da agua evaporada, se o mecanismo agarrar a panela vai queimar o arroz e a resistência sem agua vai passar de 180°C queimando o fusível térmico, tendo agua a temperatura da panela fica na casa dos 100°C

• Curtir 1
Postado

@F4b10 boa noite, Obrigado Fábio, na realidade o mecanismo está ok. Foi que derramaram líquido dentro da panela e atingiu o fusível queimando-o. Vou seguir sua dica, vou adquirir um fusível da mesma tensão. Muito obrigado pelo apoio e pelas explicações sobre a resistência. 

Muito obrigado. 

Postado

pode usar o de 192 graus sem problema, a diferença térmica não afeta a estrutura nesse ponto, na verdade nessa casa de 200 graus é meio padrão mercado, cada fabricante tem um mesmo, é relativo, mas se realmente colocasse so de 192 não traria complicações, não poderia usar um de alta temperatura por exemplo, como um de cafeteira elétrica nessa panela, ai sim , no caso poderia gerar problemas

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...