Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, beleza?

Então, estou com uma dúvida. A resolução nos jogos, depende mais da GPU ou da CPU?

Tenho uma RX6600 + R5 1600AF, e em alguns jogos andei percebendo que, independente da resolução, meu FPS é praticamente o mesmo e fiquei com essa dúvida.

Os jogos que costumo jogar atualmente, todos são CPU bound (CS e VALORANT), e com a chegada do CS2, tive uma queda de desempenho considerável e optei por diminuir a resolução de 16:9 para 4:3, enquanto não compro um processador novo, porém não mudou praticamente nada, e sei que minha GPU sobra com muita folga nesses jogos, porém minha CPU empurra no limite. Então, imaginei (não pesquisei ainda) que RES = GPU, e como minha placa sobra com folga, realmente não altera em nada no FPS. É isso mesmo? 

Outra coisa, gostaria de uma ajuda com as blackbars, as famosas bordas pretas. Configurei no Adrenalin para "Manter proporção" para ficar com bordas pretas quando a resolução não estiver na nativa, porém isso não acontece. Só consigo colocar blackbars quando coloco o scale em "Centro", e é muito ruim, pois fica com bordas pretas em todos os lados da tela, dependendo da resolução que eu esteja usando (1280x960, por exemplo). Tem alguma forma de corrigir isso? Já tentei criar resoluções personalizadas e nada.

Atualmente está dessa forma:

image.png.0ebec8dd24a4793442b04459630dc40a.png 

Se eu colocar o Modo de escala em - Manter proporção, os jogos ficam em tela cheia, até mesmo se estiverem em 800x600.

• Membro VIP
Postado

Olá. Para ter mais FPS, depende mais do CPU, se você diminui o gráfico e a resolução e quer ter muito FPS, vai depender muito mais do CPU. Quantos FPS você tem em CS:GO? Eu deixo aqui assim:

image.png.ebf389611d2355215a7d89e1bde37bda.png

Postado
1 hora atrás, sh1nkay disse:

Então, estou com uma dúvida. A resolução nos jogos, depende mais da GPU ou da CPU?

Essa pergunta não faz sentido... a resolução depende do seu monitor: você sempre coloca ela igual ao monitor, independente do processador ou placa de vídeo.

Tenho uma RX6600 + R5 1600AF, e em alguns jogos andei percebendo que, independente da resolução, meu FPS é praticamente o mesmo e fiquei com essa dúvida.

Os jogos que costumo jogar atualmente, todos são CPU bound (CS e VALORANT), e com a chegada do CS2, tive uma queda de desempenho considerável e optei por diminuir a resolução de 16:9 para 4:3, enquanto não compro um processador novo, porém não mudou praticamente nada, e sei que minha GPU sobra com muita folga nesses jogos, porém minha CPU empurra no limite. Então, imaginei (não pesquisei ainda) que RES = GPU, e como minha placa sobra com folga, realmente não altera em nada no FPS. É isso mesmo? 

Sempre vai existir alguma peça limitando o desempenho da máquina. Nesse caso que você descreveu, fica óbvio que o limitante é o processador; coloque um melhor e eventualmente vai passar a ser a placa de vídeo. Depois coloque uma placa ainda melhor e vai voltar a ser o processador. Continue fazendo isso até que alguma hora, nem placa, nem processador serão limitantes: o limite vai ser o software.

Outra coisa, gostaria de uma ajuda com as blackbars, as famosas bordas pretas. Configurei no Adrenalin para "Manter proporção" para ficar com bordas pretas quando a resolução não estiver na nativa, porém isso não acontece. Só consigo colocar blackbars quando coloco o scale em "Centro", e é muito ruim, pois fica com bordas pretas em todos os lados da tela, dependendo da resolução que eu esteja usando (1280x960, por exemplo). Tem alguma forma de corrigir isso? Já tentei criar resoluções personalizadas e nada.

Que... que porcaria de black bars é essa? Você não mexe em nada no adrenaline, deixe tudo no automático e mexa apenas nas configs dentro do próprio jogo. Ele sabe o que faz melhor que a AMD.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...