Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais fans instalar no gabinete T-Dagger RGB TGC-G25B


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Como o @Pedroou citou, precisamos saber o modelo do seu gabinete. Mas de quebra, não se iluda com indicações da marca Rise Mode, recentemente eu fiz uma reclamação no Reclame AQUI, onde lá eu deixo bem transparente o quão inútil o produto é, parece brinquedo que vem em doce.

 

Me enrolaram bastante para correr 7 dias para não ter riscos de ter devolvido, em um ticket por e-mail me ludibriaram afirmando que o kit funcionaria conforme o esperado, alguns dias depois de enrolação disseram o contrário e agora eu estou aguardando a proposta de troca do produto para estar atualizando tudo no post do Reclame AQUI.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kiaz0r Opa maninho, tem 3 espaços na frente e 1 atrás

@akagouveia Opa maninho, tem 3 espaços na frente e 1 atrás

3 horas atrás, guilherme_dr disse:

@kayck Outra coisa importante é saber qual cooler do CPU está utilizando, o que acompanha ele na compra ou tens outro modelo?

Estou utilizando o que acompanha o processador

3 horas atrás, akagouveia disse:

você terá de comprar ao menos 3 fans pro seu gabinete, caso ele tenha suporte pra isso. se não, recomendo trocá-lo.

tem 4. 3 na frente e 1 atrás

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/09/2023 às 22:54, 1lokos disse:

Você não sabe a marca e modelo do gabinete?

 

Pode ter 3 espaços para fans na frente mas se tiver pouca entrada de só fan com CFM e pressão altos vão ser eficientes.

https://www.kabum.com.br/produto/152764/gabinete-gamer-t-dagger-RGB-mid-tower-lateral-em-acrilico-preto-tgc-g25b?gclid=CjwKCAjwseSoBhBXEiwA9iZtxlOxSSo2cjAZbb4oP5i2mxYM1CPZgMew412RpKKV4Rk19MlNuD1mWBoCGbwQAvD_BwE esse aq

 

Em 29/09/2023 às 16:17, Pedroou disse:

Precisamos saber qual é o gabinete que vai usar as fans... qual você está utilizando?

O "padrão" seria colocar 2 na frente, 1 no topo e 1 atrás.

https://www.kabum.com.br/produto/152764/gabinete-gamer-t-dagger-RGB-mid-tower-lateral-em-acrilico-preto-tgc-g25b?gclid=CjwKCAjwseSoBhBXEiwA9iZtxlOxSSo2cjAZbb4oP5i2mxYM1CPZgMew412RpKKV4Rk19MlNuD1mWBoCGbwQAvD_BwE é esse

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Quais fans instalar no gabinete T-Dagger RGB TGC-G25B
Em 02/10/2023 às 08:21, Pedroou disse:

Coloque 3 na frente, 1 no topo mais para trás possível e um atás.

Só tem slot pra 3 na frente e 1 atrás. Qual seria o melhor custo beneficio?

2 minutos atrás, kayck disse:

Só tem slot pra 3 na frente e 1 atrás. Qual seria o melhor custo beneficio?

Na real tem pro topo tmb, na loja da kabum n contabilizou, fui ver na tera e diz q tem

Em 29/09/2023 às 16:39, akagouveia disse:

você terá de comprar ao menos 3 fans pro seu gabinete, caso ele tenha suporte pra isso. se não, recomendo trocá-lo.

Ok, mas qual fan?

Em 29/09/2023 às 16:39, Kiaz0r disse:

Como o @Pedroou citou, precisamos saber o modelo do seu gabinete. Mas de quebra, não se iluda com indicações da marca Rise Mode, recentemente eu fiz uma reclamação no Reclame AQUI, onde lá eu deixo bem transparente o quão inútil o produto é, parece brinquedo que vem em doce.

 

Me enrolaram bastante para correr 7 dias para não ter riscos de ter devolvido, em um ticket por e-mail me ludibriaram afirmando que o kit funcionaria conforme o esperado, alguns dias depois de enrolação disseram o contrário e agora eu estou aguardando a proposta de troca do produto para estar atualizando tudo no post do Reclame AQUI.

Qual fan voce recomenda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pedroou disse:

Você quer fans para ficar bonito ou com boa qualidade? Um bom fan custa em torno de R$ 35,00 a R$ 50,00 cada.

O @1lokossabe recomendar opções melhor que eu.

https://www.amazon.com.br/gp/product/B09718Y7DK/ref=ewc_pr_img_2?smid=A1ZZFT5FULY4LN&psc=1&tag=operagx-continueon-br-20 eu estava pensando nesse

Em 29/09/2023 às 22:54, 1lokos disse:

Você não sabe a marca e modelo do gabinete?

 

Pode ter 3 espaços para fans na frente mas se tiver pouca entrada de só fan com CFM e pressão altos vão ser eficientes.

https://www.amazon.com.br/gp/product/B09718Y7DK/ref=ewc_pr_img_2?smid=A1ZZFT5FULY4LN&psc=1&tag=operagx-continueon-br-20 tava pensando em comprar 3 desses

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Nix 2 é o melhor fan com PWM e LED ARG que encontra até R$ 50,00.

 

2 na frente e 1 atrás esta OK. Mas se quiser gastar mais 3 na frente 1 atrás  e 1 no topo - mais para trás.

 

Citação

Estou utilizando o que acompanha o processador

 

Mas ao invés de gastar mais com fans compre um air cooler melhor que o cooler box AMD.

 

DeepCool AG400 ARGB - R$ 155,00 (sem frufru é R$ 115,00)

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Pedroou disse:

Mas como essas fans são PWM (você pode controlar a rotação), seria interessante também ter a controladora.

 

Poucas controladoras tem conector PWM, exemplo a CoolMoon 10 LED+8 fans tem.

 

No caso dele que não quer LED, o que precisa é de cabo splitter 1-4 ou HUB PWM simples para até 4 fans ou HUB PWM com alimentação pela font para mais de 4 fans.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, 1lokos disse:

 

Poucas controladoras tem conector PWM, exemplo a CoolMoon 10 LED+8 fans tem.

 

No caso dele que não quer LED, o que precisa é de cabo splitter 1-4 ou HUB PWM simples para até 4 fans ou HUB PWM com alimentação pela font para mais de 4 fans.

Ah, não é que eu não queira o RGB, eu só não me importo de não poder mudar ela no momento. O ruido pode até ser chatinho, mas a minha prioridade no momento é a refrigeração, depois eu compro o que voce recomendou pra otimização

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, 1lokos disse:

Mesmo que você use cabo splitter PWM ou HUB PWM para ligar as ventoinhas (fazer vento) isso não interfere no frufru dos LEDs, quando quiser ligar basta pegar uma controladora ARGB, caso a placa-mãe não tenha conectores ARGB (5v 3 pinos [oo o]).

você acha legal eu comprar essas fans sem o controlador, depois comprar elas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diria "Jack, o extrator de trip**" vamos por partes - "wall of text": 😜 

 

A maioria das placa-mãe com preço abaixo de R$ 1.000,00 tem 1-2 conectores SYS_FAN ou CHA_FAN - nome usado ASUS para a mesma coisa - para que padronizar se podem complicar?

 

Então dependendo da placa-mãe que comprar, da quantidade de fans que quer usar, vai precisar de um dispositivo para expandir estes conectores SYS_FAN (CHA_FAN), que são:

  • Cabo splitter PWM, ex. 1-4  expande um conector SYS_FAN para 4 fans. 4 é o limite seguro para o conector, mas tem um cabo splitter PWM 1-5 da  Akasa que pega a alimentação direto da fonte para não sobrecarregar o SYS_FAN.
  • HUB PWM, 4 portas, 10 portas... caixa de conexões que faz a mesma coisa, mas de forma mais "elegante", a versão com 10 portas pega a alimentação da ventoinha (+12v, Gnd) direto da fonte, assim não sobrecarrega o conector da placa-mãe.
  • Controladora que tenha HUB PWM integrado - a maioria não tem.

E a mesma coisa acontece com os conectores dos cabos de LED dos fans, precisa expandir as conexões ARGB da placa-mãe.

 

Então, se não vives sem "frufru" compre logo a controladora CoolMoon que é HUB PWM para 8 fans e controladora ARGB para LED de 8 fans e mais duas fitas de LED ARGB.

 

É preciso tomar cuidado ao comprar a controladora, modelos baratos usam conector proprietário de 6 pinos, que não é compatível com o tradicional conector de 3 pinos com falha [oo o]. Também cuidado para não pegar nada "RGB" (12v) é aquele LED obsoleto que basicamente pisca, com cores lavadas.

 

Esse negócio de "LED Rainbow" é uma bela salada, tem varias... "identidades". 🤣

 

Vide no esquema, cada fan tem dois cabos, um do PWM, outro dos LEDs, para o fan cumprir a sua função básica - deslocar o ar; basta ligar o cabo PWM.

 

A-RGB.png

 

 

A controladora CollMoon tem ARGB até na caixa da controladora. 😉 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, 1lokos disse:

Como diria "Jack, o extrator de trip**" vamos por partes - "wall of text": 😜 

 

A maioria das placa-mãe com preço abaixo de R$ 1.000,00 tem 1-2 conectores SYS_FAN ou CHA_FAN - nome usado ASUS para a mesma coisa - para que padronizar se podem complicar?

 

Então dependendo da placa-mãe que comprar, da quantidade de fans que quer usar, vai precisar de um dispositivo para expandir estes conectores SYS_FAN (CHA_FAN), que são:

  • Cabo splitter PWM, ex. 1-4  expande um conector SYS_FAN para 4 fans. 4 é o limite seguro para o conector, mas tem um cabo splitter PWM 1-5 da  Akasa que pega a alimentação direto da fonte para não sobrecarregar o SYS_FAN.
  • HUB PWM, 4 portas, 10 portas... caixa de conexões que faz a mesma coisa, mas de forma mais "elegante", a versão com 10 portas pega a alimentação da ventoinha (+12v, Gnd) direto da fonte, assim não sobrecarrega o conector da placa-mãe.
  • Controladora que tenha HUB PWM integrado - a maioria não tem.

E a mesma coisa acontece com os conectores dos cabos de LED dos fans, precisa expandir as conexões ARGB da placa-mãe.

 

Então, se não vives sem "frufru" compre logo a controladora CoolMoon que é HUB PWM para 8 fans e controladora ARGB para LED de 8 fans e mais duas fitas de LED ARGB.

 

É preciso tomar cuidado ao comprar a controladora, modelos baratos usam conector proprietário de 6 pinos, que não é compatível com o tradicional conector de 3 pinos com falha [oo o]. Também cuidado para não pegar nada "RGB" (12v) é aquele LED obsoleto que basicamente pisca, com cores lavadas.

 

Esse negócio de "LED Rainbow" é uma bela salada, tem varias... "identidades". 🤣

 

Vide no esquema, cada fan tem dois cabos, um do PWM, outro dos LEDs, para o fan cumprir a sua função básica - deslocar o ar; basta ligar o cabo PWM.

 

A-RGB.png

 

 

A controladora CollMoon tem ARGB até na caixa da controladora. 😉 

 

 

***** mano, valeu mesmo pelas informações, mas ou eu sou burro ou eu to muito cansado da faculdade porque cheguei agora. A minha placa-mãe é essa https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450M-GAMING-rev-1x#kf, quais dispositivos e quais fans voce colocaria nela se fosse você? Acho que será mais prático assim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa tem estes conectores:

  • 1 x CPU fan header (CPU_FAN)
  • 2 x system fan headers (SYS-FAN)

Tem um conector RGB no padrão obsoleto - 12v 4 pinos, ignore.

  • 1 x CPU cooler LED strip/RGB LED strip header

Se comprar mais do que 2 fans PCYEs Nix2 compre a controladora CoolMoon, assim não precisa de Splitter, HUB...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, 1lokos disse:

Essa placa tem estes conectores:

  • 1 x CPU fan header (CPU_FAN)
  • 2 x system fan headers (SYS-FAN)

Tem um conector RGB no padrão obsoleto - 12v 4 pinos, ignore.

  • 1 x CPU cooler LED strip/RGB LED strip header

Se comprar mais do que 2 fans PCYEs Nix2 compre a controladora CoolMoon, assim não precisa de Splitter, HUB...

 

Quais posições eu devo colocar? Eu pretendo comprar 3

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!