Ir ao conteúdo

deixei a fan do Ryzen 5600 em full na BIOS, diminui a vida útil dela?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

uma dúvida meio boba , mas parece q ajudou isso pois mal chega a 40 graus em idle e no maximo 65 jogando, games mais pesados chega a 70 , o clima melhorou na minha cidade n sei se foi o motivo

aproveitando o post quero tirar uma duvida, tenho 2 fans com 62cfm e ate 1800rpm da cooler master, posso usar 1 em cima e 1 atrás como exaustor? minha config e o gabinete é a seguinte

Ryzen 5600g

16g

SSD 512

HD 1tb

e placa de Vídeo rx 6600 8gb

o gabinete tem 3 fans de 2000rpm frontais

gabinete-carbon-medio-001_18.jpg

Postado

Coloca as duas fans que tem como exaustor - em cima o mais para trás possível, para ajudar o VRM.

Já a RPM do CPU cooler deixa em "Auto", assim o BIOS gerencia a RPM conforme a necessidade.

Não tem vantagem nenhuma baixar a temperatura em "idle" de 45 para 40 graus, ao custo de ficar com o CPU cooler zumbindo a 2.800RPM (se for o AMD Wraith Stealth) o tempo todo.

• Amei 1
  • Solução
Postado
2 horas atrás, zChlaev disse:

... mas parece q 2 em cima 1 delas vai pegar na memória

Se colocar o fan no topo mais para o fundo do gabinete não tem como pegar na memória.

Em gabinete com air cooler, colocar fan exaustor no topo na região das memórias ou mais para frente fora da placa-mãe é errado, diminui a eficiência das fans da frente puxando para fora ar frio que não chegou na placa-mãe.

Filtro de poeira restringe a passagem de ar, tem gringos que testam gabinetes com e sem os filtros e das uns 2 graus de diferença.

• Curtir 1
Postado

@1lokos vou colocar os 2 em cima então amigão, porque quero ficar com o wraith stealth por um tempo e se precisar trocar por um deepcool ag 400 mais pra frente, mas sobre a vida útil do cpu cooler, abaixa se usar no máximo? o meu não tem auto, minha placa-mãe é biostar, tem quiet, agressive, full on e manual

Postado

O fan girando a 100% o tempo todo - a opção  "full on"; logicamente terá a vida útil diminuída, mas ainda assim deve durar mais que a "vida útil" do CPU - esse vai ficar obsoleto antes do fan pifar.

Como esta placa-mãe não tem opção "auto", testa os diferentes modos e veja qual acha adequado, que tenha bom compromisso entre refrigeração e ruído - caso se preocupe com ruído.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...