Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

deixei a fan do Ryzen 5600 em full na BIOS, diminui a vida útil dela?


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

uma dúvida meio boba , mas parece q ajudou isso pois mal chega a 40 graus em idle e no maximo 65 jogando, games mais pesados chega a 70 , o clima melhorou na minha cidade n sei se foi o motivo

 

aproveitando o post quero tirar uma duvida, tenho 2 fans com 62cfm e ate 1800rpm da cooler master, posso usar 1 em cima e 1 atrás como exaustor? minha config e o gabinete é a seguinte

Ryzen 5600g

16g

SSD 512

HD 1tb

e placa de Vídeo rx 6600 8gb

 

o gabinete tem 3 fans de 2000rpm frontais

gabinete-carbon-medio-001_18.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloca as duas fans que tem como exaustor - em cima o mais para trás possível, para ajudar o VRM.

 

Já a RPM do CPU cooler deixa em "Auto", assim o BIOS gerencia a RPM conforme a necessidade.

 

Não tem vantagem nenhuma baixar a temperatura em "idle" de 45 para 40 graus, ao custo de ficar com o CPU cooler zumbindo a 2.800RPM (se for o AMD Wraith Stealth) o tempo todo.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, zChlaev disse:

... mas parece q 2 em cima 1 delas vai pegar na memória

 

Se colocar o fan no topo mais para o fundo do gabinete não tem como pegar na memória.

 

Em gabinete com air cooler, colocar fan exaustor no topo na região das memórias ou mais para frente fora da placa-mãe é errado, diminui a eficiência das fans da frente puxando para fora ar frio que não chegou na placa-mãe.

 

Filtro de poeira restringe a passagem de ar, tem gringos que testam gabinetes com e sem os filtros e das uns 2 graus de diferença.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos vou colocar os 2 em cima então amigão, porque quero ficar com o wraith stealth por um tempo e se precisar trocar por um deepcool ag 400 mais pra frente, mas sobre a vida útil do cpu cooler, abaixa se usar no máximo? o meu não tem auto, minha placa-mãe é biostar, tem quiet, agressive, full on e manual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fan girando a 100% o tempo todo - a opção  "full on"; logicamente terá a vida útil diminuída, mas ainda assim deve durar mais que a "vida útil" do CPU - esse vai ficar obsoleto antes do fan pifar.

 

Como esta placa-mãe não tem opção "auto", testa os diferentes modos e veja qual acha adequado, que tenha bom compromisso entre refrigeração e ruído - caso se preocupe com ruído.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!