Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

"Estou enfrentando um problema com o desempenho de FPS no meu PC, apesar de ele ser de alto desempenho. Eu tentei diversas soluções sem sucesso. Alguns amigos sugeriram que eu verificasse a velocidade da minha interface PCI Express e descobri que estava operando em 8x em vez dos esperados 16x.

Para resolver isso, eu realizei várias ações. Primeiro, removi a placa de vídeo e limpei os conectores. Também verifiquei se minha placa-mãe suportava a velocidade de 16x e se tinha suporte para PCI Express 4.0, o que estava confirmado, já que minha placa é uma PRIME ASUS B450M.

Então, eu descobri que era possível ajustar a velocidade da PCI através da BIOS. No entanto, quando fiz essa alteração e mudei a configuração para "8x8 mode" (que é o que eu estava procurando), meu PC parou de exibir vídeo após salvar e sair da BIOS.

Eu tentei várias soluções para resolver esse problema. Primeiro, retirei a placa de vídeo, conectei o cabo de vídeo à placa-mãe, mas ainda assim não obtive vídeo. Em seguida, removi e limpei os módulos de memória RAM, mas o problema persistiu. Por fim, tentei resetar a configuração da CMOS, removendo a bateria circular prateada com um jumper na placa-mãe, mas também não obtive vídeo.

Agora, estou buscando ajuda para entender o que pode estar acontecendo e como resolver essa situação. Se alguém puder me orientar, ficaria muito agradecido.

Postado
22 minutos atrás, akdelas disse:

Por fim, tentei resetar a configuração da CMOS, removendo a bateria circular prateada com um jumper na placa-mãe,

Mas afinal como foi essa manobra? Tirou a bateria e jumpeou o CLEAR CMOS?

Já fêz isso antes?

Postado
2 minutos atrás, PedraX disse:

Mas afinal como foi essa manobra? Tirou a bateria e jumpeou o CLEAR CMOS?

Já fêz isso antes?

sim eu tirei a bateria e botei novamente apos 1 minuto. mas o que seria o clear cmos? pensei que eram as mesmas coisas.

Postado

@akdelas  Sua GPU RX6600XT funciona em PCIe 4.0 x8 - e não x16, não tinha nada de errado com ela.

É tentar resetar a BIOS, ou tentar alterar a BIOS pelo vídeo integrado se tiver.

Postado
1 minuto atrás, akdelas disse:

pensei que eram as mesmas coisas.

Não, tirar a bateria realmente reseta a CMOS, mas tem que deixar bem mais tempo que um minuto, é porque tem que esperar descarregar os capacitores.

O Clear CMOS é a colocação de um "jumper" que aí sim, é imediato:

https://www.ASUS.com/BR/support/FAQ/1040820

Dessa página:

"

2  Método de curto-circuito de bateria de mercúrio:

a. Desligue o computador, apague a alimentação principal ou desconecte o cabo de alimentação.

b.Abra o gabinete do computador.

c. Encontre o local da bateria da placa-mãe.

d. Desconecte a bateria da placa principal, em seguida, faça um curto-circuito no terminal positivo / negativo do suporte da bateria durante aproximadamente 1 minuto e, em seguida volte a instalar a bateria.

e. . Volte a conectar a alimentação, ligue o equipamento e ingresse na BIOS, redefina a hora e a data e carregue os valores predeterminados otimizados, armaneze e saia.

"

Postado
1 minuto atrás, PedraX disse:

Não, tirar a bateria realmente reseta a CMOS, mas tem que deixar bem mais tempo que um minuto, é porque tem que esperar descarregar os capacitores.

O Clear CMOS é a colocação de um "jumper" que aí sim, é imediato:

https://www.ASUS.com/BR/support/FAQ/1040820

nossa, pensando bem eu não deixei muito tempo mesmo, quanfo chegar em casa eu tento realizar o procedimento do jumper e digo o que houve. obrigado e tenha um ótimo dia meu amigo!

Postado

Viu? A diferença é que tem que usar um "clips" entre os polos da bateria, o que é correspondente a usar o "jumper" no local certo, tem que ver o manual da placa-mãe

E quanto á velocidade parece que o colega acima tem razão, ela é PCI e 4.0X8, o problema é sua MB é PCI-e 3.0, então deve estar entregando mesmo metade da velocidade de transferencia de dados

https://www.techpowerup.com/gpu-specs/radeon-rx-6600-xt.c3774

O único jeito seria trocar a MB.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!