Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal. Estou pensando em fazer um upgrade no meu pc. Atualmente estou com um i5 da 8a geração, uma GTX 1060 6gb da galax, minha placa-mãe é uma AORUS Z370M DDR4, to com 16gb de ram (2x8gb da hyperx, 2666mhz) e uma fonte de 550W. 
Estou pensando em pegar um Ryzen 7 5700x, pra isso, preciso trocar minha placa-mãe, que estou pensando em pegar uma AORUS B550 elite e futuramente quero pegar uma RTX 3060 (provavelmente uma da galax, 12gb). Vocês acham que, pensando em custo-benefício, esse set está bom? tem algo a mais que preciso trocar ou alguma recomendação que me possam fazer? Valeu, abraços.

Postado

custo-benefício de quanto?
O primeiro custo-benefício que me vem em mente é manter o PC e trocar a GTX 1060 por uma placa mais potente, que pode até ser acessível ao bolso, como a RX 6600, que é uns 40% mais forte e custa 1.199 no preço justo. Essa seria a opção mais barata possível de upgrade.

Por que quer a 3060 12gb? 
Viu o desempenho da nova série da nvidia e amd? Modelos como RTX 4060 e RX 7600 superam a 3060 12gb, e todos estão na mesma faixa de preço. A vantagem da 4060 e 7600 é que, por serem ainda lançamento, os valores devem melhorar. Acho ruim os valores atuais de ambas, que são de 1.849 e 1.699 nas melhores ofertas em que apareceram até agora.
Porém o valor da série em que se situa 3060 também deve cair por causa das novas placas, por isso é bom também monitorar preços da RTX 3060 ti e RX 6750 xt.

Eu aproveitaria a Black e ofertas de final de ano para trocar primeiramente a Placa de Vídeo, e mais para frente o processador e placa-mãe.
Você mencionou que pretende comprar o Ryzen 7 5700x e uma B550, que são de plataforma AM4. 
Imagino que esteja ciente de que a plataforma AM5 já foi lançada e que AM4 não receberá mais lançamentos. Para quem já tem um bom PC, como é seu caso, será que vale a pena investir em AM4 nesse momento?

Postado

@Crixus Champion Obrigado pelo comentário. Em relação à placa de vídeo, penso na RTX 3060ti ou a 4060 como boas alternativas mesmo em relação à 3060 12gb, a despeito do custo um pouco maior. Entretanto, trocar a placa de vídeo primeiro pra depois pensar em trocar o processador e placa-mãe não irá gerar gargalo? Tendo em vista que meu processador atual, o i5 8400, é bem mediano.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...