Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alternativas de upgrade para Ryzen 5 5600 e fonte Corsair CX650


Posts recomendados

Boa tarde pessoal,

Hoje tenho a seguinte configuração:

 

Gabinete Gamer Mancer Warlock RGB
DeepCool AK400
GeForce RTX 3070
Ryzen 5 5600

32 GB DE MEMÓRIA (Memória Corsair Vengeance LPX 2x8gb (3200 DDR4) Vermelha + Memória Kingston Fury Beast, 16GB, 3600MHz, DDR)

Placa-Mãe ASUS p/ AMD AM4 ATX PRIME B350-PLUS

Fonte Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650 - CP-9020122

512 M2

1 GB SSD

 

Eu sei que meu processador é mais que suficiente para maioria dos jogos, mas, mesmo assim, em alguns, como New World, tenho enfrentado problemas de travamento (gargalos). Como tenho um amigo indo para EUA em novembro, resolvi dar um upgrade para não enfrentar essas coisas mais, tenho, porém, algumas dúvidas:

 

1-) Qual processador comprar? Falaram sobre o Intel Core i9-13900K, mas ele estaria atualizado para receber DDR5 já? Vale a pena descartar todas as minhas memórias e partir para DDR5? Tenho também receio com a refrigeração desse processador, acredito que meu DeepCool AK400 não seja suficiente, certo?

 

2-) Memórias: vale a pena migrar para a DDR5 já?

 

3-) Fonte: minha fonte tem uns 6 anos de vida já, seria melhor eu já substituir ela por uma mais forte?

 

4-) placa-mãe: alguma sugestão de qual pegar?

 

Acho que em resumo é isso...Muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
33 minutos atrás, diogomancha disse:

Tenho também receio com a refrigeração desse processador, acredito que meu DeepCool AK400 não seja suficiente, certo?

 

Em jogos ele consegue segurar o  i9-13900K, embora não seja o combo ideal:

 

image.thumb.png.cfef8dcd680383912c089f949c63c329.png

 

Percebe que em 100% de rotação, ele conseguiu manter o i9 em 79 graus ao longo dos testes nos 6 jogos listados. Em 50% de rotação já foi pra 86 graus. Não são resultados ruins e a performance continuou sendo a mesma de quando estava com o WC de 360mm.

 

33 minutos atrás, diogomancha disse:

2-) Memórias: vale a pena migrar para a DDR5 já?

 

Se você não importar de descartar as memórias que você já tem, não há necessidade de ir pra DDR5 atualmente.

 

33 minutos atrás, diogomancha disse:

3-) Fonte: minha fonte tem uns 6 anos de vida já, seria melhor eu já substituir ela por uma mais forte?

 

Se você pegar um i9 mesmo, eu recomendaria uma fonte mais responsa. Não por causa da potência, 650W é o suficiente pra um i9 + 3070, mas é melhor pegar uma fonte novinha de alta qualidade. No caso a fonte seria comprada nos EUA? Aí vai depender das opções do mercado de lá, eu pegaria uma de 850W Gold/Platinum modular de uma marca como a Corsair, Seasonic, Super Flower. As Cougar GEX X2 são boas também, algumas da EVGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Batata Defumada disse:

 

Em jogos ele consegue segurar o  i9-13900K, embora não seja o combo ideal:

 

image.thumb.png.cfef8dcd680383912c089f949c63c329.png

 

Percebe que em 100% de rotação, ele conseguiu manter o i9 em 79 graus ao longo dos testes nos 6 jogos listados. Em 50% de rotação já foi pra 86 graus. Não são resultados ruins e a performance continuou sendo a mesma de quando estava com o WC de 360mm.

 

 

Se você não importar de descartar as memórias que você já tem, não há necessidade de ir pra DDR5 atualmente.

 

 

Se você pegar um i9 mesmo, eu recomendaria uma fonte mais responsa. Não por causa da potência, 650W é o suficiente pra um i9 + 3070, mas é melhor pegar uma fonte novinha de alta qualidade. No caso a fonte seria comprada nos EUA? Aí vai depender das opções do mercado de lá, eu pegaria uma de 850W Gold/Platinum modular de uma marca como a Corsair, Seasonic, Super Flower. As Cougar GEX X2 são boas também, algumas da EVGA.

 

1-) Se eu tiver problemas com esse cooler, no máximo o sistema vai desligar ou colocaria em risco algum componente? 

 

2-) eu não me importo com as memórias atuais, só quero sanar esses problemas de gargalos..

 

3-) penso em comprar a fonte no Brasil mesmo, acho que o peso delas são altos para pedir para alguém trazer do EUA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Alternativas de upgrade para Ryzen 5 5600 e fonte Corsair CX650
  • Moderador

@diogomancha Nesse caso informe o que você compraria no Brasil e o seu orçamento.

 

1 hora atrás, diogomancha disse:

1-) Se eu tiver problemas com esse cooler, no máximo o sistema vai desligar ou colocaria em risco algum componente? 

 

O máximo que vai acontecer é o processador esquentar demais e prejudicar a performance, isso é fácil de identificar. Mas você não precisa de um i9, um i7 ou mesmo um i5-13600KF são mais que o suficiente pra jogos. Aliás o seu processador já é bem competente, trocá-lo deveria ser a última opção se nenhuma configuração ou otimização resolver o problema.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Batata Defumada disse:

@diogomancha Nesse caso informe o que você compraria no Brasil e o seu orçamento.

 

 

O máximo que vai acontecer é o processador esquentar demais e prejudicar a performance, isso é fácil de identificar. Mas você não precisa de um i9, um i7 ou mesmo um i5-13600KF são mais que o suficiente pra jogos. Aliás o seu processador já é bem competente, trocá-lo deveria ser a última opção se nenhuma configuração ou otimização resolver o problema.

 

 

Cara, eu já tentei de tudo para resolver essas travadas, até adicionei esse pente de 16 gb de memória, mas o pessoal que tem PC inferior ao meu não enfrenta esse tipo de problema...

 

Pensei até em ser algo com minha placa-mãe que é mais antigo, mas daí vou ter que gastar uma grana numa placa-mãe e eventualmente pode nem ser isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Batata Defumada disse:

Em jogos ele consegue segurar o  i9-13900K, embora não seja o combo ideal:

 

Esse teste do HC é em ambiente com temperatura controlada em 20 graus, bancada aberta.

 

Aqui no Brasil se quiser arriscar i9 com Air Cooler é o Noctua NH-D15, DeepCool Assassin III ou IV, AG620.

 

Um i9-13900K com o AG400 - o AK400 é pior; num gabinete ruim de airflow como o Warlock RGB  citado pelo OP vai ser um festival de throttling.

 

Além do que i9 não se justifica para PC Gamer, um Ryzen 7 7800X3D custa mais barato, consome e esquenta menos e da mais desempenho, exigindo solução de refrigeração menos cara.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, 1lokos disse:

 

Esse teste do HC é em ambiente com temperatura controlada em 20 graus, bancada aberta.

 

Aqui no Brasil se quiser arriscar i9 com Air Cooler é o Noctua NH-D15, DeepCool Assassin III ou IV, AG620.

 

Um i9-13900K com o AG400 - o AK400 é pior; num gabinete ruim de airflow como o Warlock RGB  citado pelo OP vai ser um festival de throttling.

 

Além do que i9 não se justifica para PC Gamer, um Ryzen 7 7800X3D custa mais barato, consome e esquenta menos e da mais desempenho, exigindo solução de refrigeração menos cara.

 

 

Você acha que meu DeepCool AK400 aguentaria tranquilo refrigerar o Ryzen 7 7800X3D ?

Em termos de performance em jogos eu ganharia muito com esse upgrade? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, depois de pesquisar bastante de ontem pra hoje resolvi fechar meu upgrade no Ryzen 7 7800x3d. Mas tem alguns vídeos que relatam que ele está queimando algumas placas mães, fiquei receoso com isso.

De toda forma, as principais dúvidas agora são:

Será que minha Fonte Corsair 650W 80 Plus Bronze CX650 - CP-9020122 da conta dele? Lembrando que ela tem uns 6 anos de vida.

O DeepCool AK400 também será suficiente para refrigerar ele ou melhor buscar algo mais potente?

Obrigado,

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, diogomancha disse:

 Ryzen 7 7800x3d. Mas tem alguns vídeos que relatam que ele está queimando algumas placas mães, fiquei receoso com isso.

 

Isso acontecia a alguns meses - principalmente com usuários "brincando de overclock"; correções de BIOS e dos divers AGESA da AMD supostamente corrigiram o problema. Usando AM5 é importante manter o BIOS atualizado.

 

Se você quer arriscar com air cooler de baixo custo <R$200,00 pegue pelo menos o DeepCool AG400 Plus (2 fans push-pull).

 

Esquece o AK400, é uma versão anterior, o AG400 é mais eficiente pois usa um fan mais forte, além disso no AK400 o fan pode pegar em memória com "frufru", no AG400 isso não acontece, veja porque.

 

Mas é melhor se garantir com um air cooler mais robusto, sugiro o

 

DeepCool AG620 = R$ 310,00 

 

Ou um WC de 240mm.

 

O Cougar Forza 85 - R$ 280,00 é OK, mas pela pouca diferença prefira o AG620.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!