Ir ao conteúdo

Há alguma incompatibilidade em conectar wc no conector cpu_fan ou cha_fan?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

É exatamente isso que está no título, tenho uma B450M Gaming Br2 da ASUS e percebi que ela não tem conector dedicado para bomba de água de water cooler. Nesse caso, só restaria eu conectar a bomba no conector para o cpu_fan ou num dos outros conectores para ventoinhas. Numa pesquisa, fiquei sabendo que algumas placas-mãe enviam energia para o conector conforme a temperatura do processador sobe, mas o recomendado é deixar a bomba sempre em 100%. É verdade? Se sim, como eu poderia fazer isso? Obrigado!

Postado

@sucodefuta Conecte os fans no CPU_FAN - algumas placa-mães nem ligam se não tiver nada conectado - e a bomba no CHA_FAN/SYS_FAN. As BIOS mais modernas permitem que você ajuste a a velocidade dos fans, teria que procurar a opção dentro da BIOS.

Postado

@sucodefuta De preferência, ligue a bomba do WC direto na fonte com um molex, pois a bomba precisa trabalhar sempre com 12V, se ligar em um conector de FAN a placa-mãe pode tentar controlar a rotação da bomba baixando a tensão, mas com tensões mais baixas a bomba pode travar e esquentar, fora o risco da corrente de partida da bomba estragar a entrada de FAN da placa-mãe. 

Postado
34 minutos atrás, Gui GC disse:

@sucodefuta Conecte os fans no CPU_FAN - algumas placa-mães nem ligam se não tiver nada conectado - e a bomba no CHA_FAN/SYS_FAN. As BIOS mais modernas permitem que você ajuste a a velocidade dos fans, teria que procurar a opção dentro da BIOS.

Entendi, mas ajustar a velocidade dentro da BIOS vai afetar a velocidade da bomba?

33 minutos atrás, F4b10 disse:

@sucodefuta De preferência, ligue a bomba do WC direto na fonte com um molex, pois a bomba precisa trabalhar sempre com 12V, se ligar em um conector de FAN a placa-mãe pode tentar controlar a rotação da bomba baixando a tensão, mas com tensões mais baixas a bomba pode travar e esquentar, fora o risco da corrente de partida da bomba estragar a entrada de FAN da placa-mãe. 

Faz sentido, mas todos os watercoolers vem com conector molex? O wc que eu comprei é o MasterLiquid ML240L V2 ARGB, talvez eu tenha que colocar na placa-mãe mesmo.

• Solução
Postado

Você pode ligar a bomba em em qualquer um dos dois conectores, mas é mais prático ligar os fans do radiador no CPU_FAN.

Porque? Porque esse conector já vem programado para a justar a rotação (RPM) dos fans dinamicamente em função da temperatura do CPU. No manual de alguns WC vem recomendando ligar assim.

Liga a bomba no CHA_FAN e no BIOS muda esse conector  para "full speed" ou "100%" (varia conforme  placa-mãe).

Ligando ao contrário, você tem que mudar no BIOS o CPU_FAN para "100%" e precisa criar uma curva de fan para o CHA_FAN ajustar a rotação dos fans do radiador dinamicamente, ou seja vai ter mais trabalho para obter o mesmo resultado.

Postado
16 minutos atrás, 1lokos disse:

Você pode ligar a bomba em em qualquer um dos dois conectores, mas é mais prático ligar os fans do radiador no CPU_FAN.

Porque? Porque esse conector já vem programado para a justar a rotação (RPM) dos fans dinamicamente em função da temperatura do CPU. No manual de alguns WC vem recomendando ligar assim.

Liga a bomba no CHA_FAN e no BIOS muda esse conector  para "full speed" ou "100%" (varia conforme  placa-mãe).

Ligando ao contrário, você tem que mudar no BIOS o CPU_FAN para "100%" e precisa criar uma curva de fan para o CHA_FAN ajustar a rotação dos fans do radiador dinamicamente, ou seja vai ter mais trabalho para obter o mesmo resultado.

Era exatamente essa a minha dúvida. Obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!