Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem de PC Gamer - Sugestões


Ir à solução Resolvido por HKTO,

Posts recomendados

Olá, estou atualmente pesquisando um setup bom e equilibrado para jogar e trabalhar. Após garimpar um pouco, cheguei a seguinte configuração:

AMD Ryzen 5 5600 3.5GHz (TURBO 4.4GHz) 32MB CACHE AM4

RTX 3060 TI Ventus 2X 8GD6X OC MSI NVIDIA GeForce, 8GB GDDR6X, G-Sync, Ray Tracing, 256 bits

placa-mãe MANCER A520M-DBRD, DDR4, SOCKET AM4, M-ATX, CHIPSET AMD A520, MCR-A520M-DBRD

2 memória RAM HyperX FURY 8GB 3200Mhz (16GB no total, dual channel)

SSD NVMe KINGSPEC NE 2280 3500MB/S 1TB

Fonte Corsair VS500, 500W, 80 Plus

GABINETE GAMER TGT CARBON, RAINBOW, MID TOWER, LATERAL DE VIDRO, PRETO, TGT-CBN-RGB01

 

Acham uma boa? Mudariam algo? Pelas contas que fiz, consigo essas peças por R$4.021,73 no total pagando no PIX com desconto e algumas coisas na China (SSD, memória). A fonte eu já tenho aqui, todo o resto seria novo.


Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JonathanVieira Olá!

Olhando assim por cima, está uma boa configuração, porém, dá pra conseguir algo melhor, ou até mesmo mais legal. Por exemplo essa placa-mãe, que poderiamos apertar o orçamento, e colocar pelo menos uma B450M. E esse gabinete que é bem "fraco", tu literalmente consegue um gabinete que vem com 3 fans, e com o painel frontal sendo mesh, por menos de R$200.

Se quiser, posso montar uma configuração pra você por R$4.000, só me diga se a fonte que você menciona que tem é essa Corsair VS500 500w, e se ela já consome um pouco o orçamento. Tipo, ela custa por exemplo R$250, e no orçamento de R$4.000 vai pra R$3.750.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A julgar pela escolha da placa-mãe, Gabinete e SSD, fica claro que quer cortar custos.
Pegar na China itens como memória e SSD não é como antes, agora tudo tem imposto, o aliexpress entrou no remessa conforme.
Veja na imagem abaixo o imposto de 47 reais no SSD que você quer comprar:

image.thumb.png.fb2ead284f21f3eefd59fb3ee45b8186.png

 

Acho válido pegar no Brasil o Kingston NV2 1TB (SNV2S/1000G) por 289,99 LINK
E ainda vem com 3 anos de garantia.

 

A memória é o mesmo caso, vai sair mais caro no aliexpress. Nas lojas do Brasil você encontra 8gb 3200mhz de latência CL16 de grandes marcas por 129, 139 ou 149. LINK

 

Eu não gostei da placa-mãe e Gabinete, mas aí é o seu bolso que manda. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HKTO @HKTO Opa, pode montar sim. Ajudaria bastante a ter uma noção melhor.

 

A placa-mãe e o gabinete são duas coisas que eu já estava em dúvida mesmo. A fonte eu não incluí nesse orçamento, pois eu comprei ela já tem alguns meses (É a única peça do meu setup antigo que é nova e da pra usar e sim, é essa Corsair).

 

O que acha desse modelo: https://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-b450m-gaming-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b450?gad_source=1

 

 

@Crixus Champion Boa, entendi. Acho que o jeito é pegar aqui mesmo, infelizmente mataram o mercado de importação. Valeu!

 

Sobre a placa-mãe e gabinete, quais indicaria?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JonathanVieira disse:

Sobre a placa-mãe e gabinete, quais indicaria?

 

Boas B450 ou B550, depende de quanto quer gastar. A520 não compensa, ainda mais essa remarcada da Pichau.
Para economizar e ter uma Placa decente, a melhor opção é a MSI B450M PRO-VDH MAX, que está custando 479 reais LINK 

Se quiser uma B550 tem a MSI B550M Pro-VDH WiFi LINK 
O modelo de B450 da Gigabyte que você selecionou acima, é adequada, mas achei cara em relação a essa de 479 reais que indiquei, e são placas de mesmo nível.

 

Para receber o Ryzen 5 5600 elas precisam estar com BIOS atualizada, e a loja não informa isso. Embora lotes mais novos costumam vir com a última BIOS.
A B450 indicada, no caso de precisar de atualização, terá que ser feita de modo convencional, usando Ryzen de gerações anteriores para atualizar.
Já a B550 indicada possui um botão chamado Flash BIOS, onde é possível atualizar sem necessidade de um processador, caso seja necessário a atualização. O youtube mostra como fazer.
Nem todas A520, B550 e X570 vêm atualizadas para o 5600, como já vimos casos aqui no fórum. Talvez porque o 5600, assim como 5700x, saíram depois dos primeiros Ryzen 5000.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, JonathanVieira disse:

GABINETE GAMER TGT CARBON, RAINBOW, MID TOWER, LATERAL DE VIDRO, PRETO, TGT-CBN-RGB01

 

Gabinete ruim, pouca entrada de ar frontal, é estreito e curto 330 x 180 x 410 mm (CxLxA), o espaço para air cooler é só 150mm.

 

Na mesma faixa de preço na P'chau tem o Darkflash Pollux que é menos pior.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Crixus Champion Achei interessante essa versão com Wi-Fi, acho que vou com ela. Gostei dos recursos e isso do Wi-Fi, apesar de não ser prioridade, acho legal ter. Nunca se sabe se vamos precisar. Vi um comentário dizendo que tem até bluetooth, apesar de não ter encontrado essa informação nas especificações.

 

Sobre a BIOS, fiquei sabendo disso que é preciso atualizá-la pra rodar o Ryzen 5600. Ter o botão é uma mão na roda, vai ajudar muito e poupar trabalho.

 

@1lokos

 

Show, valeu pela sugestão vou olhar esse gabinete.

 

Tava vendo esse aqui: https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-kazan-2-mid-tower-lateral-de-vidro-com-4-ventoinhas-preto-pg-kzn2-bl01?gad_source=1

 

Acha que compensa? Eu não me importo com RGB, led, pisca pisca e essas coisas que deixam o PC parecendo uma árvore de natal kkkkkk.

 

Gostaria apenas de um gabinete bom, barato e funcional. Em questão de beleza e luz pode ser o mais discreto e simples possível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@JonathanVieira Com esse seu orçamento, montei a seguinte configuração:

CPU: Ryzen 5 5600 3.5GHz (6/12) | R$889,00 (Terabyte)

placa-mãe: MSI B550M Pro VDH Wifi | R$739,99 (Kabum)

GPU: ASRock RX 6600 Challenger D 8GB | R$1.199,00 (Terabyte)

RAM: Kingston Fury Beast 2x8 (16GB) 3200MHz | R$278,00 (Terabyte)

SSD: Kingston NV2 NVMe M.2 1TB | R$289,00 (Terabyte)

FONTE: ~

GABINETE: SuperFrame Wind (3Fans) | R$199,00 (Terabyte)

COOLER: Gamdias Boreas E1-410 (120mm) | R$89,00 (Terabyte)

PASTA TÉRMICA: Corsair TM30 | R$39,99 (Kabum)

TOTAL: R$3.722,98

 

Deu pra encaixar bem abaixo do orçamento. Uma dica, caso quiser, você pode até mesmo pegar mais um armazenamento SSD, tipo um de 480/512GB, que ainda sim vai ficar abaixo do valor orçamentário.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HKTO Pô, show de bola essa configuração. Gostei bastante, ta bem dentro do que eu imaginava. O valor deu até que bem abaixo, muito obrigado!

Em relação a GPU, essa RX 6600 XT perde muito pra 3060 TI ou ainda assim fica bem equilibrado? Eu nunca tive AMD, mas vejo muita gente criticando os drivers. Somente essa dúvida, de resto... me arramarei no setup.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
7 horas atrás, JonathanVieira disse:

Vi um comentário dizendo que tem até bluetooth, apesar de não ter encontrado essa informação nas especificações.

Se quer as reais especificações olhe no site da fabricante de cada produto 

https://www.msi.com/Motherboard/B550M-PRO-VDH-WIFI

 

Screenshot_20231016-213342_Chrome.thumb.jpg.6146b20ce5b4b638bdf1b9594ce0a7bf.jpg

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JonathanVieira No caso é RX 6600, e a que você fala deve ser a RTX 3060. Depende, pois se for a RTX 3060 8GB, vai de RX 6600. Se achar o modelo de 12GB, pode pegar, pórem, não achei um preço acessível para a mesma.

No caso da RTX 3060 TI que você mencionou, você deve ter escrito errado, pois ela é muito superior a RX 6600, mas custa mais de R$2.000.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@STAR ALPHA Valeu pela dica. Gostei mais ainda da placa, uso muito Bluetooth no dia a dia.

 

@Crixus Champion Sim kkkk. Placa, pra mim, é o pior. Muita opção parecida e com preço distinto.
 

@HKTO Isso, escrevi errado. Acabei lendo XT por engano kkkk. Vou dar uma avaliada nesses dois modelos, mas de qualquer forma já ajudou muito e esclareceu bastante coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, JonathanVieira disse:

Sim kkkk. Placa, pra mim, é o pior. Muita opção parecida e com preço distinto.


Sim, muitas com desempenho próximo. Já o preço, é próximo entre alguns modelos, distintos em outros.
Algumas marcas dão 3 anos de garantia: ASUS, MSI, Galax e Gigabyte. Se por acaso for pegar uma mais cara, compensa aproveitar essa garantia.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/10/2023 às 21:07, HKTO disse:

@JonathanVieira Com esse seu orçamento, montei a seguinte configuração:

CPU: Ryzen 5 5600 3.5GHz (6/12) | R$889,00 (Terabyte)

placa-mãe: MSI B550M Pro VDH Wifi | R$739,99 (Kabum)

GPU: ASRock RX 6600 Challenger D 8GB | R$1.199,00 (Terabyte)

RAM: Kingston Fury Beast 2x8 (16GB) 3200MHz | R$278,00 (Terabyte)

SSD: Kingston NV2 NVMe M.2 1TB | R$289,00 (Terabyte)

FONTE: ~

GABINETE: SuperFrame Wind (3Fans) | R$199,00 (Terabyte)

COOLER: Gamdias Boreas E1-410 (120mm) | R$89,00 (Terabyte)

PASTA TÉRMICA: Corsair TM30 | R$39,99 (Kabum)

TOTAL: R$3.722,98

 

Deu pra encaixar bem abaixo do orçamento. Uma dica, caso quiser, você pode até mesmo pegar mais um armazenamento SSD, tipo um de 480/512GB, que ainda sim vai ficar abaixo do valor orçamentário.

essa é quase a configuração exata que to montando aqui pra mim, muito boa.
Algumas dúvidas:
Qual gabinete é melhor, Pichau Pouter 3 ou esse SuperFrame?
Esse cooler é realmente necessário ou o que vem com o processador aguenta?
Não vem pasta térmica com o cooler box do processador?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ataraksiya Na questão de gabinete, esse da Pichau, não achei exatamente a informação que ele viria com fans adicionais, e pelo visto o painel frontal é reconstituido de Abs + Vidro, enquanto o da SuperFrame vem com 3 fans adicionais, e tem o painel mesh (melhor para ventilação). Então além do SuperFrame ser melhor, tem a questão de preço que está mais em conta.

 

Esse Air Cooler, é um dos mais baratos que tenha um bom rendimento, usar o padrão AMD não vai ser uma boa opção. Além claro, do Air Cooler citado já ser em 120mm, do que os mais básicos que se encontram de 90mm ou menos.

 

Provavelmente irá vir uma pastinha térmica já aplicada no seu Air Cooler/Cooler AMD, porém, elas são de baixo nível, e com o passar do tempo você vai sentir isso, seu PC vai começar a dar umas travadinhas. Então, eu realmente recomendo pegar uma pasta térmica, coloquei essa da Corsair, pois ela vem com 3 gramas, o que você vai poder usar várias vezes.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!