Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal.

Estou pesquisando há alguns dias aqui no forum sobre configurações de PC Gamer por volta de R$6.000 para substituir o que montei em 2018. Uso principalmente pra jogar CS e estou começando a ter problemas para manter o jogo em 144FPS.

Entretanto a medida que fui entendendo as tendências de mercado, principalmente com a mudança de DDR4 para DDR5 percebi que talvez esse não seja o momento ideal para trocar 100% dos componentes.

Minha principal dúvida é:
1. Devo trocar o PC como um todo agora ou substituir minha placa de vídeo e esperar alguns anos para dar upgrade no restante?

Pensei em AMD Radeon RX 6750 XT ou Nvidia GeForce RTX 4060. Qual vale mais a pena? Eu deveria considerar outra opção? Acho que gastar no máximo R$2.500 faz sentido.

Além disso:

2. Algum outro componente merece comentário? 

3. Qual a diferença entre uma plataforma Ryzen e uma Intel? Qual faz mais sentido pra um uso não intensivo focado em jogos?

CONFIGURAÇÃO ATUAL:

CPU i5 8400
PLACA-MÃE Z370M Aorus Gaming
GPU MSI Radeon Gaming RX580
RAM 1x Genérica, 8GB, 2400Mhz, DDR4 + 1x Husky, 8GB, 2666Mhz, DDR4
SSD 480GB Kingston + HD 1TB Toshiba
FONTE Thermaltake Smart 600W 80 Plus
GABINETE Cougar Archon 5MM5 + Cooler Fan 120mm

Obrigado!

WhatsApp Image 2023-10-16 at 18.51.51.jpeg

• Membro VIP
Postado

Faz um upgrade para DDR5, placa-mãe, processador e memórias. Depois troca o resto.

Seu gargalo em jogos deve ser mais o processador que placa de vídeo.

• Curtir 1
Postado

@Asthec Partindo de sua configuração inicial, pode-se realizar uma análise rápida e observar algumas coisas que podem ser melhoradas:

1 - Seu processador suporta memórias DDR4 até 2666Mhz sem overclock.

2 - Você está com memórias diferentes, o que não é recomendado utilizar, e com frequências diferentes. Quando acontece isso, a frequência de operação será de acordo com a de menor frequência, no caso 2400Mhz. Ok, não é tanta diferença, mas você já não está utilizando o máximo que seu processador pode oferecer.

3 - Você utiliza como armazenamento secundário ou para jogos, acredito eu, um HD. A velocidade de leitura e gravação de um HD comparada com um SSD Sata é cerca de 10 vezes menor.

4 - Sua placa-mãe suporta, ativando o XMP, memórias de até 4000Mhz.

5 - Sua placa de vídeo roda os jogos atuais, mas se couber no orçamento, pode fazer upgrade.

Algo interessante a se fazer seria:

1 - Upgrade de processador. i7 8ª geração (sua placa suporta até 8ª gen)

2 - 16 (2x8GB) GB RAM DDR4 (mesmo modelo), de 3200 ou mais.

3 - Substituição do HD por um SSD.

4 - Upgrade de placa de vídeo (RX 6600, por exemplo).

Em relação a passar para a DDR5 trocando a maioria dos componentes, atualmente não vejo vantagem de fazê-lo, uma vez que você utiliza, majoritariamente, para jogar CS. DDR4 ainda suporta (e suportará por um bom tempo) os jogos mais atuais. Além do que, o mais importante, DDR5 estão muito caras.

Mas, vai tudo do teu bolso e da tua intenção. Você pode gastar menos agora, fazendo somente upgrades, ou pode abrir mais o bolso e já investir em placas e memórias mais atuais pra facilitar futuros upgrades.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, Dárwin Resmini disse:

1 - Seu processador suporta memórias DDR4 até 2666Mhz sem overclock.

Um i7 de 8ª suporta 3200MHz? 

18 minutos atrás, Dárwin Resmini disse:

2 - Você está com memórias diferentes, o que não é recomendado utilizar, e com frequências diferentes. Quando acontece isso, a frequência de operação será de acordo com a de menor frequência, no caso 2400Mhz. Ok, não é tanta diferença, mas você já não está utilizando o máximo que seu processador pode oferecer.

E desculpe a ignorância, mas mesmo colocando as memórias em slots de cores diferentes isso acontece? pensei que essa limitação só ocorria em Dual Channel e que o Dual Channel só acontecia quando colocava nos slots de cores iguais.

19 minutos atrás, Dárwin Resmini disse:

4 - Sua placa-mãe suporta, ativando o XMP, memórias de até 4000Mhz.

Pelo que pesquisei minha placa-mãe não suporta XMP

20 minutos atrás, Dárwin Resmini disse:

3 - Substituição do HD por um SSD.

Aqui eu não citei, mas tenho um SSD de 120GB em que o sistema está instalado e hoje uso o de 480GB pros arquivos que acesso com maior frequência. o HD está recebendo só armazenamento menos importante, não me afeta tanto.

-----

Muito obrigado pela resposta completa, vou avaliar esses upgrades. 

• Membro VIP
Postado
39 minutos atrás, Dárwin Resmini disse:

1 - Upgrade de processador. i7 8ª geração (sua placa suporta até 8ª gen)

2 - 16 (2x8GB) GB RAM DDR4 (mesmo modelo), de 3200 ou mais.

Você vai gastar quase R$ 1.000 em um processador defesado e que vai durar mais um ano. E memórias DDR4...

Postado
28 minutos atrás, Pedroou disse:

Você vai gastar quase R$ 1.000 em um processador defesado e que vai durar mais um ano. E memórias DDR4...

Como eu citei, depende do bolso dele. Ele pode fazer esses upgrades ou investir um pouco mais já pensando em DDR5 e i9.

45 minutos atrás, Asthec disse:

Um i7 de 8ª suporta 3200MHz

Até mais.

E desculpe a ignorância, mas mesmo colocando as memórias em slots de cores diferentes isso acontece? pensei que essa limitação só ocorria em Dual Channel e que o Dual Channel só acontecia quando colocava nos slots de cores iguais.

A placa-mãe possui ligação entre os slots de memória e o próprio manual da placa recomenda os slots a serem utilizados, inclusive quando se tem apenas 1 pente de memória.
Vamos ao exemplo: 
Se você tem 2 pentes de memória iguais com capacidades diferentes, 1x 8GB e 1x 16GB, segundo as orientações da placa-mãe, você colocaria nos slots "A2 e B2". Você terá Dual Channel? Sim, mas ao invés de você ter Dual Channel de 24GB (8+16) você terá 16GB em dual channel, pois ele nivela por baixo (2x8GB). Ele utiliza a menor capacidade, menor frequência e a maior latência entre os pentes. Ainda nesse exemplo, se seu computador começar a "puxar" mais de 16 GB (máximo que você teria em Dual Channel nesse caso), significa que a memória está trabalhando em Single Channel.
Agora, no seu caso, com memórias diferentes, o que acontece: a placa-mãe tentará fazer leitura das memórias que estão instaladas, cada placa pode ter um comportamento diferente. Ela vai pegar uma memória X, tentar acessar o chip que tem informação do XMP, pra tentar entender o que tá acontecendo. Exemplo: Você tem 2 memórias instaladas, 1 de 2400MHZ e 1 de 3600Mhz. Quando a placa estiver fazendo a leitura dos chips, ela vai identificar, por exemplo, que o XMP que está habilitado para trabalhar é 3600Mhz. Você vendo isso na BIOS, sem pensar duas vezes, vai ativar. Só que, ao fazer isso, você fará com que todas as memórias trabalhem como se fossem essa memória de 3600Mhz e aí que está o problema, os chips são completamente diferentes entre as memórias, não tem como trabalhar na mesma frequência (às vezes até dá) e na mesma latência. Eu não posso fazer uma memória com um chip "X" funcionar igual a um chip "Y". Por isso que não pode misturar as memórias. Vai funcionar? Vai, está funcionando com você, mas você já observou que está com alguns problemas.

Pelo que pesquisei minha placa-mãe não suporta XMP

Support for Extreme Memory Profile (XMP) memory modules. Retirado direto do site do fabricante da sua placa.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
14 horas atrás, Dárwin Resmini disse:

Como eu citei, depende do bolso dele.

Ele informou os orçamentos, não faz sentido gastar o valor de um Core I5 12400F em um I7 8ª geração que é consideravelmente inferior.

Para jogos, atualmente a melhor escolha (da Intel) é o Core I5 13600KF, processadores Core i7 e Core i9 não são para jogos, o desempenho a mais não justifica o gasto.

Veja inclusive a diferença de desempenho do Core i7 para o Core I9:

Veja o desempenho do Core I5 13600

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Pedroou disse:

Ele informou os orçamentos, não faz sentido gastar o valor de um Core I5 12400F em um I7 8ª geração que é consideravelmente inferior.

Para jogos, atualmente a melhor escolha (da Intel) é o Core I5 13600KF, processadores Core i7 e Core i9 não são para jogos, o desempenho a mais não justifica o gasto.

Veja inclusive a diferença de desempenho do Core i7 para o Core I9:

Obrigado pelo esclarecimento. Minha praia são os AMD. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!