Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu consigo usar 4x32GB a 3200MHz com um Ryzen 7 5700G na B550 Aorus Pro AC? A placa-mãe suporta 128GB no máximo a 3200 sem OC e o processador suporta ate 3200 tambem mas eu queria saber se o PC vai ficar travando por colocar o máximo que puder.

Postado
10 minutos atrás, João Dunham disse:

Eu consigo usar 4x32GB a 3200MHz com um Ryzen 7 5700G na B550 Aorus Pro AC? A placa-mãe suporta 128GB no máximo a 3200 sem OC e o processador suporta ate 3200 tambem mas eu queria saber se o PC vai ficar travando por colocar o máximo que puder.

Travar, não vai, mas nem sempre utilizar 4 pentes de memória é tão eficaz assim.

O seu processador não é compatível com 4 canais de memória, ou seja, quad-channel. Isso não significa que não vai funcionar, você terá 2x dual channel, mas não conseguirá usufruir 100% da capacidade.

Vou citar meu exemplo prático:

Tenho um Ryzen 7 5700x que suporta, sem overclock, memórias de até 3200Mhz. Num cenário ideal, inteligente e cauteloso, eu compraria 4 pentes de memória de 3200Mhz pra aproveitar o máximo que meu CPU pode suportar, certo?

Em partes, não. Se eu quero capacidade de memória e ter 64GB instalados, beleza. Faz sentido. Mas se eu quiser desfrutar do máximo dessas RAM, não é bem assim.

Isso porque as memórias são classificadas em Single Rank (1R) e Dual Rank (2R). Meu processador suporta o seguinte:

2x1R     DDR4-3200

2x2R     DDR4-3200

4x1R     DDR4-2933

4x2R     DDR4-2667

Como se pode observar, se eu utilizar 2 memórias Single Rank (1R) ou Dual Rank (2R), eu vou ter o máximo da frequência e velocidade (sem overclock). Agora, se eu colocar 4 memórias 1R ou 2R, eu terei 8,35% e 16,65%, respectivamente, de velocidade a menos. O problema está em saber se sua memória é 1R ou 2R, alguns fabricantes não informam. 1R é quando tem chips de apenas um lado, enquanto 2R é quando tem dos dois lados. Quando a fabricante é parceira ela identifica no próprio adesivo.
Resumindo, nem sempre mais é melhor e vai te dar a velocidade e melhoria que você gostaria.

Então, no seu caso você teria 2x dual channel 64GB, o que já é muito bom. Mas talvez não consiga usufruir do máximo de suas memórias.

Espero ter ajudado.

Postado

No caso da placa-mãe, ela ta escrito a seguinte informação:

-Suporte para módulos de memória DIMM 1Rx8/2Rx8 sem buffer ECC* * O suporte à memória ECC (modo ECC) varia de acordo com a CPU;

-Suporte para módulos de memória DIMM 1Rx8/2Rx8/1Rx16 não-ECC sem buffer

O que isso significa?

@Dárwin Resmini

Postado

@João Dunham Essas informações são relativas ao Rank da memória e o X8 e X16 referem-se ao número de banco de memórias.

Basicamente sua placa-mãe suporta, a questão é o processador. No site da fabricante, diferente do 5700x, ele não informa se há perda de frequência, mas acredito que sim.
Dependendo do seu uso, essa queda na frequência não terá grandes impactos, será quase imperceptível.

Postado

A descrição para o 5700X vale para os anteriores, antes a AMD não informava, mas com a modinha do frufru passaram a comprar 4 módulos porque acham que "enfeita" mais e gerou muita reclamação. Então nos últimos lançamentos AM4 passaram a informar.

Postado
46 minutos atrás, 1lokos disse:

Sim, se colocar 4 módulos e o XMP não ativar tem que tentar overclock manual, o que depende de placa-mãe B450, B550, X570.

@João Dunham Importante salientar que qualquer overclock em qualquer hardware a garantia não cobre. Se você não precisa de 4 módulos de memória instalados com a capacidade máxima que a placa e a CPU suportam, seja conservador e instale 2 módulos do que você realmente vai precisar e usufrua do máximo de velocidade possível. 

Se o orçamento permite gastar mais, invista em outras coisas.

Postado

@1lokos Já que ela aguenta 2x1R 3200, 2x2R 3200, 4x1R 2933 e 4x2R 2667. Será que tem problema colocar 2x2R 3200 + 2x1R 3200?

20 horas atrás, João Dunham disse:

No caso da placa-mãe, ela ta escrito a seguinte informação:

-Suporte para módulos de memória DIMM 1Rx8/2Rx8 sem buffer ECC* * O suporte à memória ECC (modo ECC) varia de acordo com a CPU;

-Suporte para módulos de memória DIMM 1Rx8/2Rx8/1Rx16 não-ECC sem buffer

O que isso significa?

@Dárwin Resmini

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!