Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olá

Tive essa ideia há algum tempo, Valeria a pena? Utilizando uma placa-mãe topo de linha e o Ryzen 7 5700X daria bom?

Eu vi algumas memórias ram DDR4 de 32GB, mas o desempenho delas quebraria o desempenho do meu processador... eram CL32 acho

Postado
4 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Olá

Tive essa ideia há algum tempo, Valeria a pena? Utilizando uma placa-mãe topo de linha e o Ryzen 7 5700X daria bom?

Eu vi algumas memórias ram DDR4 de 32GB, mas o desempenho delas quebraria o desempenho do meu processador... eram CL32 acho

Você precisaria de tudo isso?
Se você quer usar o máximo de armazenamento, beleza. Faz sentido. Mas se quiser o desempenho dela, aí já não é bem assim.
O Ryzen 7 5700x suporta, sem overclock, memórias de até 3200Mhz. Mas não suporta 4 módulos nessa frequência.

Isso porque as memórias são classificadas em Single Rank (1R) e Dual Rank (2R). O R7 5700x suporta o seguinte:

2x1R     DDR4-3200

2x2R     DDR4-3200

4x1R     DDR4-2933

4x2R     DDR4-2667

Como se pode observar, se eu utilizar 2 memórias Single Rank (1R) ou Dual Rank (2R), eu vou ter o máximo da frequência e velocidade (sem overclock). Agora, se eu colocar 4 memórias 1R ou 2R, eu terei 8,35% e 16,65%, respectivamente, de velocidade a menos. O problema está em saber se sua memória é 1R ou 2R, alguns fabricantes não informam. 1R é quando tem chips de apenas um lado, enquanto 2R é quando tem dos dois lados. Quando a fabricante é parceira ela identifica no próprio adesivo. Mas pode ser observado no CPU-z.

Resumindo, nem sempre mais é melhor e vai te dar a velocidade e melhoria que você gostaria.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, Dárwin Resmini disse:

O problema está em saber se sua memória é 1R ou 2R, alguns fabricantes não informam. 1R é quando tem chips de apenas um lado, enquanto 2R é quando tem dos dois lados. Quando a fabricante é parceira ela identifica no próprio adesivo.

Geralmente sim, mas isso não é necessariamente verdade.

Com DDR4 é fácil: 16gb para cima, é tudo 2R. Com 8, hoje em dia é tudo 1R, mas se você pegar módulos da época de lançamento dos Skylake ou anterior, muitos dos de 8 eram 2R. Com 4gb, praticamente qualquer um é 1R, mas algumas raras exceções da época de lançamento de LGA 2011v3 eram 2R.

19 minutos atrás, Dárwin Resmini disse:

Resumindo, nem sempre mais é melhor e vai te dar a velocidade e melhoria que você gostaria.

Lembrando que Dual Channel com Dual Rank aumenta o desempenho em certos casos.

• Curtir 1
Postado
28 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Por exemplo, no momento tenho 4 memórias, todas de 16GB, totalizando 64GB. Mas no momento,estão rodando a 2133Mhz (3 delas são de 3200Mhz e 1 de 3600Mhz)... Eu estaria perdendo desempenho?

Sim, está. Não é recomendado utilizar memórias diferentes, nem de frequência diferentes, apenas.
Elas vão sempre nivelar pelo módulo de memória mais baixo e, ainda, tem a limitação que o processador não consegue ler na frequência máxima com 4 módulos.

• Membro VIP
Postado
agora, Dárwin Resmini disse:

Sim, está. Não é recomendado utilizar memórias diferentes, nem de frequência diferentes, apenas.
Elas vão sempre nivelar pelo módulo de memória mais baixo e, ainda, tem a limitação que o processador não consegue ler na frequência máxima com 4 módulos.

Ta mas... tenho 2 ZadaK Twist e 2 ADATA XPG GAMMIX D30... Ambas são acima de 2133Mhz, mas mesmo assim não passa disso. Nem forçando 3200Mhz

Postado
15 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Ta mas... tenho 2 ZadaK Twist e 2 ADATA XPG GAMMIX D30... Ambas são acima de 2133Mhz, mas mesmo assim não passa disso. Nem forçando 3200Mhz

Com dois grupos diferentes, seria bom fazer isso manualmente e, especialmente, lentamente.. Tipo, perder um dia pra acertar isso pois, se as características dos kits forem muito diferentes, perfil XMP fica fora de questão..

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...