Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, tudo bom?

Não me lembro se isso ocorria no Windows 10, creio que não, mas no Windows 11, basta eu ativar o AMD SVM (Secure Virtual Machine) para trabalhar com virtualização e ele trava aleatoriamente, as vezes demora e as vezes ocorre logo após alguns minutos após a tela de logon sem qualquer programa aberto.

Já instalei tudo relacionado no Ativar / Desativar Recursos do Windows:

Hyper-V
- Ferramentas de Gerenciamento do Hyper-V
- Plataforma Hyper-V

Plataforma de Máquina Virtual

Plataforma do Hipervisor do Windows

Tenho 2 conjuntos bem parecidos e ambos apresentam o mesmo problema... placas mãe diferentes, então não é o chipset... deve ser algo relacionado ao processador mesmo.

PC 1

AMD FX-8370E
Gigabyte GA-990XA-UD3-R5

24Gb DDR3

RX-560 4Gb GDDR5

SSD 240Gb Kingston + HDD 1Tb Seagate

PC 2

AMD FX-8370E
ASUS M5A78L-LE

16Gb DDR3

RX-550 4Gb GDDR5

SSD 240Gb Crucial + 2x HDD 500Gb Seagate

Sei que não é um sistema "oficialmente" suportado... mas pesquisando, vi muita gente com o mesmo problema com processadores mais modernos como os AMD Ryzen 3 e AMD Ryzen 5.

No notebook tenho um i7-3612QM que também não é "oficialmente" suportado, mas nele a virtualização ativada não gera esse problema.

Como posso identificar qual o problema? Já dei uma olhada no Visualizador de Eventos do Windows mas não cheguei a nenhum erro que pudesse ser a causa.

Não é algo que vai me fazer deixar de usar o sistema, mas está me prejudicando pois eu gostava muito de usar máquinas virtuais para testar distribuições linux e para rodar jogos e programas antigos no Windows 98.

Desde já, muito obrigado.

Postado
3 horas atrás, Trudys disse:

opa! Tudo bem?

Cara, você chegou a conferir no BIOS do sistema se a virtualização está ativada?

Claro amigo... na BIOS a virtualização é chamada de SVM (Secure Virtual Machine).

Se ativo na BIOS, ocorrem os travamentos... se desativo, sistema fica estável.

Postado

@UMARIZAL o Pc já trava ao ligar ou trava quando você vai abrir alguma aplicação que necessita da virtualização ativa?

Posso estar falando bobagem pois não sei como funciona no windows 11

você já verificou se seu processador está com todos os núcleos ativos?para que a virtualização posso usa-los?

Seu processador está trabalhando na frequência correta?

• Curtir 2
  • Moderador
Postado
3 horas atrás, UMARIZAL disse:

@Mr. Caio Augusto  os 2 PCs tem placas-mae diferentes e chipsets diferentes, ambos com os drivers mais atuais do fabricante (ASUS e Gigabyte), mas de 2012 se não me engano 🥺

O problema é que para instalar o windows 11 nestas máquinas você precisou adicionar parâmetros de exclusão de varias funcionalidades exigidas pelo windows 11, e uma delas é o Secure Boot, Virtualização de hardware. e afins.. não espere suporte do windows 11 neste ambiente. a probabilidade do problema estar ai é alta.

A MS colocou algumas restrições e exigências de hardware no windows 11 por fatores de segurança.

obs: Não são todos os Ryzen suportados pelo windows 11 também. 

Sugestão, instale o windows 10.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Manuel Fernandes Da Silva disse:

@UMARIZAL o Pc já trava ao ligar ou trava quando você vai abrir alguma aplicação que necessita da virtualização ativa?

Posso estar falando bobagem pois não sei como funciona no windows 11

você já verificou se seu processador está com todos os núcleos ativos?para que a virtualização posso usa-los?

Seu processador está trabalhando na frequência correta?

Quando ativo o SVM na BIOS ele trava aleatoriamente, às vezes logo após a tela de login e às vezes, 10~20min depois, aleatoriamente usando qualquer programa (navegador, desfragmentador de disco, etc) ou sem qualquer programa aberto.

Sem o SVM ativado na BIOS, não trava por nada, fica 100% estável e rodando liso tudo, inclusive com boa performance e em jogos, edição de vídeo e fotos, etc.

• mês depois...
Postado

Atualizando o problema aqui pessoal!!!

Aparentemente após a atualização para a versão do Windows 11 23H2 (compilação 22631.2792), o problema foi resolvido!

Já estou há cerca de 2 horas testando com o AMD SVM (Secure Virtual Machine) ativado na BIOS e nada do Windows 11 travar.

Acho que com a atualização 23H2 do Windows 11, a Microsoft corrigiu o referido problema.

Glória a D'us, aleluia!!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...