Ir ao conteúdo

A BIOS (Prime B450M-Gaming) do meu PC as vezes não reconhece o SSD NVMe

Ir à solução Resolvido por Necklace,

Posts recomendados

Postado

A BIOS do meu PC as vezes não reconhece o meu SSD NVMe e não inicia o windows(vai direto pra BIOS e não aparece nada na ordem de boot). As vezes o PC até congela(tela, som, mouse e teclado), mas acho que resolvi esse problema porque troquei de placa de vídeo recentemente já que a antiga estava oxidada(ou não, talvez o PC congele novamente). Já verifiquei a saúde do SSD com o CrystalDiskInfo e está 100% saudável. Será que meu SSD NVMe está com defeito?

Minha configuração:

-processador AMD Ryzen 5 5500

-placa-mãe ASUS Prime B450M-Gaming II, Micro ATX, AMD AM4, DDR4

-placa de vídeo RTX 3060 Ti VENTUS 3X 8GD6X OC

-duas memórias XPG Gammix D45, 8GB, 3200MHz, DDR4

-SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s

-cooler DeepCool Gammaxx AG400 4 Heatpipes 120mn

-fonte SuperFrame Kyber, By XPG, 750w, 80 Plus Gold

-gabinete Gamer Montech Air X ARGB, Mid Tower, Vidro Temperado, BLACK, E-ATX, Sem Fonte, Com 3 Fans ARGB

Postado
45 minutos atrás, Mr.SpyNet disse:

Veja se o conector sata de energia da sua fonte não está torto (Tipo mais aberto).Tente mudar se tiver outra entrada  sata na sua fonte. 

O SSD dele é NVMe, é instalado diretamente na placa-mãe e não pela conexão sata.

Olha, OP, tudo indica que é, sim, o seu SSD indo pro saco, ou pior, ele sendo mais um Kingston falsificado.

Recomendo você baixar esses dois programas do fabricante para verificar saúde, integridade e atualização de firmware caso seja possível:

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

https://www.kingston.com/br/support/technical/ksm-firmware-update

Vale salientar que alguns indícios já asseguram que o SSD está falhando e o principal é justamente sumir do BIOS. Além disso, caso no uso, ocorra lentidão por parte do armazenamento em operações básicas como abrir um programa, isso também  demonstra falha de hardware.

Você também pode atualizar o BIOS da sua placa-mãe, dar um reset, e também ligar/desligar secureboot/safe boot pra ver se há alguma diferença, mas é muito improvável isso.

Reli e vi que seu sistema já congela rotineiramente.

Isso outro indício de que o SSD está falhando.

• Curtir 1
Postado

@Necklace Falsificado? Mas comprei na Kabum.

@Necklace Se for falsificado eu perco a garantia com a Kingston, não é? 😞

1 hora atrás, Necklace disse:

Além disso, caso no uso, ocorra lentidão por parte do armazenamento em operações básicas como abrir um programa, isso também  demonstra falha de hardware.

Isso não acontece.

1 hora atrás, Necklace disse:

Você também pode atualizar o BIOS da sua placa-mãe

Já atualizei.

Postado
5 horas atrás, Necklace disse:

Olha, OP, tudo indica que é, sim, o seu SSD indo pro saco, ou pior, ele sendo mais um Kingston falsificado.

Recomendo você baixar esses dois programas do fabricante para verificar saúde, integridade e atualização de firmware caso seja possível:

https://www.kingston.com/br/support/technical/ssdmanager

https://www.kingston.com/br/support/technical/ksm-firmware-update

Já instalei isso faz um tempo, e aqui diz que está tudo normal.

NVMe saúde.png

Postado

Mesmo assim, tudo indica que é nele o problema.

Acione a garantia de seu SSD, se tiver comprado em menos de 90 dias, você ainda poderá não pagar pelo envio.

Faça um tesde de velocidade pelo Crystal Disk Mark.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Ginke disse:

@Necklace Comprei em junho, a Kingston diz que vou ter que pagar o envio. E se não for o SSD? O que pode ser?

Faça um teste de estresse em todos os componentes.

GPU, RAM, CPU...

1. https://www.adrenaline.com.br/artigos/6-apps-para-fazer-testes-de-estresse-e-benchmarks-da-sua-gpu/
  2. https://www.memtest86.com/

Depois que testar tudo e averiguar que não há nade de errado, além de também fazer uma boa limpeza no seu pc, envie o SSD sem medo.

• Curtir 1
Postado

@Necklace acho que descobri o problema: minha placa-mãe ASUS Prime B450M-Gaming II, Micro ATX, AMD AM4, DDR4 é  PCIE 3.0 enquanto o SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s é PCIe 4.0, não é compatível ou é?

Postado
1 hora atrás, Ginke disse:

@Necklace acho que descobri o problema: minha placa-mãe ASUS Prime B450M-Gaming II, Micro ATX, AMD AM4, DDR4 é  PCIE 3.0 enquanto o SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s é PCIe 4.0, não é compatível ou é?

É retrocompatível sim, que nem quando você utiliza um SSD Sata 3 em uma placa-mãe Sata 2, você irá perder performance mas não irá perder compatibilidade.

Isso não é motivo para mau-funcionamento do hardware.

Além disso, para muitos, essa diferença seria imperceptível.

2 horas atrás, Ginke disse:

@Necklace fiz o teste com o Crystal Disk Mark, algo de errado aqui?

NVMe saúde 2.png

Nada de errado.

Pra sua situação, isso apenas significa que você ainda tem tempo de fazer backup de seus arquivos antes de mandar para a garantia, pois a falha ainda não afeta a escrita nem leitura de seus arquivos, logo não haverá corrupção.

Porém, você ainda não nos disse se esse problema continua ocorrendo depois da troca da placa.

Quantas vezes isso ocorreu desde então?

• Amei 1
Postado
15 minutos atrás, Necklace disse:

Porém, você ainda não nos disse se esse problema continua ocorrendo depois da troca da placa.

Quantas vezes isso ocorreu desde então?

A última vez que o meu PC congelou foi com minha RX 550 Sapphire AMD Radeon Pulse, 4 GB GDDR5 que estava oxidada, atualmente tenho uma RTX 3060 TI Ventus 3X 8GD6X OC MSI NVIDIA GeForce, mas ontem liguei o PC e a BIOS não reconheceu meu SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s. Tive que desligar e ligar de novo pra reconhecer.

• Triste 1
  • Solução
Postado
38 minutos atrás, Ginke disse:

A última vez que o meu PC congelou foi com minha RX 550 Sapphire AMD Radeon Pulse, 4 GB GDDR5 que estava oxidada, atualmente tenho uma RTX 3060 TI Ventus 3X 8GD6X OC MSI NVIDIA GeForce, mas ontem liguei o PC e a BIOS não reconheceu meu SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s. Tive que desligar e ligar de novo pra reconhecer.

Acione a garantia.

Tente gravar essas reiniciadas que você dá até o SSD aparecer no BIOS.

E mostre que ele some esporadicamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!