Ir ao conteúdo

Devo ir para Core i5 13600K, Ryzen 5 7600X ou Ryzen 7 5800X3D?

Ir à solução Resolvido por PedraX,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida quanto a um upgrade que eu quero fazer. Eu percebi recentemente que uma das coisas que eu gostaria de evoluir no meu PC é o processador. Eu tenho um Ryzen 5 3600 e uma RTX 2060 Super. A maioria dos jogos que eu jogo usa a CPU como principal para dar desempenho, e eu pretendo fazer upgrade na placa-mãe e nas memórias, junto com o processador. As opções que tenho são i5 13600KF, Ryzen 7 5800X3D e Ryzen 5 7600X. Teoricamente, eu deveria ir direto para o 5800X3D, pois é disparado o que dá mais desempenho. No entanto, eu ficaria preso no DDR4 e não teria longevidade para futuros upgrades. O i5 13600KF é uma ponte entre os dois mundos, podendo me possibilitar usar uma placa-mãe DDR5 ou DDR4, e ele é 14/20, o que é incrível para produtividade. Porém, o desempenho dele na maioria dos jogos é bem menor do que os dos outros dois processadores citados. Agora, o Ryzen 5 7600X tem um desempenho quase equivalente ao 5800X3D, tem DDR5 e tem longevidade para upgrades futuros. No entanto, é 6/12, o que é inferior aos outros dois processadores citados em produtividade. Dito isso, qual processador vocês acham que seria a melhor escolha? Levem em conta que tenho uma RTX 2060 Super e pretendo continuar com ela até o ano que vem.

• Curtir 1
Postado

Avaliando suas opções, eu iria no 7600X. AMD costuma deixar outras gerações serem compatíveis com mesmo chipset... Então, se você inventar de por um R9 posteriormente, dependendo da qualidade da Motherboard, basta dar upgrade de BIOS.

Longevidade? Olha, exceto pela GPU, meu PC1 já tem 6 anos e o PC2 tem 20... 

Postado

Bom creio que nessa faixa de preço aqui no Brasil eu iria de Intel, mas não de 14º Gen, que é a mesma coisa da 13ª....

Eu iria de B660 + Core i5 13600KF ou 12600KF e usaria as mesmas memórias DDR4 que tu já tem com seu Ryzen 5 3600.

Outra opção, é o 5800X3D que já é um baita processador e não fica muito atrás dos de nova geração, dificilmente ele vai te deixar na mão em um curto período de tempo e como você já tem um kit AM4, creio que seja a opção mais logica levando em conta o preço total das opções anteriores.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, LeVader disse:

... mas não de 14º Gen, que é a mesma coisa da 13ª....

Intel compensa o i5-1*600K/KF e em alguns casos o i7-1*700k/KF, abaixo um Ryzen 5600, 5700X, 7600 é mais racional.

O detalhe é que o i5-14600KF está custando só R$ 80,00 a mais que o i5-13600KF.

• Curtir 2
Postado

@1lokos Agora que vi o preço, não faz sentido nenhum esse preço do 13600KF, agora se formos analisar, acho que a melhor opção está sendo o 12700KF que está mais barato que o 13600KF e 14600KF

• Curtir 1
Postado
Em 01/11/2023 às 08:48, LeVader disse:

Bom creio que nessa faixa de preço aqui no Brasil eu iria de Intel, mas não de 14º Gen, que é a mesma coisa da 13ª....

Eu iria de B660 + Core i5 13600KF ou 12600KF e usaria as mesmas memórias DDR4 que tu já tem com seu Ryzen 5 3600.

Outra opção, é o 5800X3D que já é um baita processador e não fica muito atrás dos de nova geração, dificilmente ele vai te deixar na mão em um curto período de tempo e como você já tem um kit AM4, creio que seja a opção mais logica levando em conta o preço total das opções anteriores.

o problema é que minhas memórias são 2666mhz, queria pegar umas de 3200mhz, e eu gostaria de saber sobre temperatura qual deles compensa mais, porque aq esquenta bastante meu pc 

• Curtir 1
Postado

@Tsutsutsutsu  Ta se temperatura é um problema, o 5800X3D pode ser um certo problema, já que devido ao 3D V cache ele tende a ser um pouquinho quentinho.

Se for para mudar as memórias junto, eu iria de mais ou menos assim:

CPU Intel Core i7 12700KF - R$1929

Placa Aorus B760M Elite DDR5 - R$1189

32GB DDR5 Corsair Vengeance 5200Mhz - R$599

Edit: Uma questão importante, qual é o seu Gabinete e seu cooler atual?

• Curtir 2
Postado
7 horas atrás, LeVader disse:

@Tsutsutsutsu  Ta se temperatura é um problema, o 5800X3D pode ser um certo problema, já que devido ao 3D V cache ele tende a ser um pouquinho quentinho.

Se for para mudar as memórias junto, eu iria de mais ou menos assim:

CPU Intel Core i7 12700KF - R$1929

Placa Aorus B760M Elite DDR5 - R$1189

32GB DDR5 Corsair Vengeance 5200Mhz - R$599

Edit: Uma questão importante, qual é o seu Gabinete e seu cooler atual?

eu uso um coolerbox que vem junto do Ryzen 7 2700 no meu Ryzen 5 3600, comprei meu pc na pichau a muito tempo atrás só que veio com um r7 2700 só que esquentava muito e eventualmente comprei o r5 3600, o gabinete é um pichau hunter https://www.pichau.com.br/gabinete-pichau-gaming-hunter-RGB-lateral-vidro-temp-pg-ht01-RGB , mais uma pergunta qual diferença de temperatura do Ryzen 7 5700x pro i5 14600kf, se eu for com o i5 14600kf provavelmente n vou comprar placa-mãe DDR5... é caro demais e pelo o que eu vi a diferença não é tantaaa assim pro DDR4 

• Curtir 1
Postado

@Tsutsutsutsu É aquilo, se for se for para ficar no DDR4, eu acho que a melhor coisa é o 5800X3D e um WaterCooler de 240MM.

As memórias da pra tu deixar elas como tá por enquanto, talvez arriscar até um overclock na casa dos 3000 a 3200Mhz.

Agora respondendo a pergunta, a diferença de temperatura não é tão grande, agora a de performance já é um tanto quanto notável, o próprio 5800X3D já perde com uma margem pro 14600KF

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, LeVader disse:

@Tsutsutsutsu É aquilo, se for se for para ficar no DDR4, eu acho que a melhor coisa é o 5800X3D e um WaterCooler de 240MM.

As memórias da pra tu deixar elas como tá por enquanto, talvez arriscar até um overclock na casa dos 3000 a 3200Mhz.

Agora respondendo a pergunta, a diferença de temperatura não é tão grande, agora a de performance já é um tanto quanto notável, o próprio 5800X3D já perde com uma margem pro 14600KF

qual problema de usar DDR4 com o i5 14600kf? eu achei que não tivesse problema, iria ter tanta perda de desempenho assim? o que seria melhor i5 14600kf DDR4 ou o 5800x3d? eu to levando bastante em consideração a temperatura, eu soube o 5800x3d esquenta mt até com water cooler

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Tsutsutsutsu disse:

qual problema de usar DDR4 com o i5 14600kf? eu achei que não tivesse problema, iria ter tanta perda de desempenho assim? o que seria melhor i5 14600kf DDR4 ou o 5800x3d?

O i5-14600KF tem desempenho melhor que o 5800X3D - ao custo de um consumo maior e vai custar mais caro;  se decidir por ele compre com DDR5, que para os Intel da certa diferença.

Veja vídeos comparando o desempenho e decida se vale pagar mais pela diferença.

Com qualquer um dos dois CPUs é comprar usar até achar que precisa trocar e comprar kit novo (CPU+placa-mãe+RAM), não tem "upgrade futuro" no LGA1700 que valha a pena e o 5800X3D é o "swan song" do AM4.

Citação

eu to levando bastante em consideração a temperatura, eu soube o 5800x3d esquenta mt até com water cooler

Tem gente usando o Ryzen 5800X3D só para jogos com air cooler, ex. o DeepCool AG400 - R$ 129,90 .

Não pode é usar para render - todos os cores com quase 100% de uso por longos períodos - hora ou mais.

O WC DeepCool LE500 - R$ 320,00 resfria bem o 580X3D ou o i5-14600KF.

• Detalhe, o LED é Rainbow - não muda de cor, de efeito e nem desliga. 😜  Tem versão A-RGB mais cara.

Ou o Air Cooler DeepCool AG620 ARGB - R$ 314,00

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

O i5-14600KF tem desempenho melhor que o 5800X3D - ao custo de um consumo maior e vai custar mais caro;  se decidir por ele compre com DDR5, que para os Intel da certa diferença.

Veja vídeos comparando o desempenho e decida se vale pagar mais pela diferença.

Com qualquer um dos dois CPUs é comprar usar até achar que precisa trocar e comprar kit novo (CPU+placa-mãe+RAM), não tem "upgrade futuro" no LGA1700 que valha a pena e o 5800X3D é o "swan song" do AM4.

Tem gente usando o Ryzen 5800X3D só para jogos com air cooler, ex. o DeepCool AG400 - R$ 129,90 .

Não pode é usar para render - todos os cores com quase 100% de uso por longos períodos - hora ou mais.

O WC DeepCool LE500 - R$ 320,00 resfria bem o 580X3D ou o i5-14600KF.

• Detalhe, o LED é Rainbow - não muda de cor, de efeito e nem desliga. 😜  Tem versão A-RGB mais cara.

Ou o Air Cooler DeepCool AG620 ARGB - R$ 314,00

render seria o que exatamente? tipo eu edito videos sabe, mas não é nada grandeoso, eu usaria apenas pra jogos e edição de Vídeo, acha que vai dar tudo certo?

• Curtir 1
Postado

@Tsutsutsutsu Render seria exatamente isso, edição de Vídeo, imagem e etc.

Da para colocar no meio também jogos que usam mais núcleos, como Cyberpunk e Starfield, já vão fazer o processador se esforçar um pouco também.

Eu acho que valeria a pena investir em um Air Cooler como o amigo acima indicou.

A maior questão de trocar de plataforma é custo, principalmente por que você já tem AM4 e essa plataforma já tem um upgrade bem competitivo em comparação com os CPUs atuais. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, LeVader disse:

@Tsutsutsutsu Render seria exatamente isso, edição de Vídeo, imagem e etc.

Da para colocar no meio também jogos que usam mais núcleos, como Cyberpunk e Starfield, já vão fazer o processador se esforçar um pouco também.

Eu acho que valeria a pena investir em um Air Cooler como o amigo acima indicou.

A maior questão de trocar de plataforma é custo, principalmente por que você já tem AM4 e essa plataforma já tem um upgrade bem competitivo em comparação com os CPUs atuais. 

porque um aircooler ao invés de watercooler? e quanto minha placa-mãe já ser am4 ela é uma b450 ASUS gaming br.... então acho que não ia dar bom de botar um r7 5800x3d, sou cheio de medo de dar algo no vrm 

• Curtir 1
Postado

@Tsutsutsutsu Se não me engano existe dissipador de VRM no mercado livre para vender, acho que o próprio Peperaio ou a Adrenaline testaram essa placa anos atrás e a qualidade dos componentes é bem aceitável.

A questão do WC e do AirCooler vai do seu gosto, eu uso WC (mesmo tendo um i3 kkkkk) a muito tempo e nunca tive problemas.

• Curtir 1
Postado
Em 04/11/2023 às 20:43, LeVader disse:

@Tsutsutsutsu Se não me engano existe dissipador de VRM no mercado livre para vender, acho que o próprio Peperaio ou a Adrenaline testaram essa placa anos atrás e a qualidade dos componentes é bem aceitável.

A questão do WC e do AirCooler vai do seu gosto, eu uso WC (mesmo tendo um i3 kkkkk) a muito tempo e nunca tive problemas.

mas porque do meu gosto? o water cooler não seria teoricamente muito mais potente? eu não entendo mt bem

• Curtir 1
Postado
Em 04/11/2023 às 20:34, Tsutsutsutsu disse:

porque um aircooler ao invés de watercooler?

Até um Ryzen 5700X, i5-13400F um air cooler de boa qualidade, que custa menos de R$ 150,00 (ex. AG400 R$ 129,00) resfria muito bem, enquanto um WC de qualidade é acima de R$ 300,00 então estará gastando dinheiro sem necessidade. Mas se acha que fica "cool", não tem contra indicação. 😉 

• Curtir 2
Postado
44 minutos atrás, 1lokos disse:

Até um Ryzen 5700X, i5-13400F um air cooler de boa qualidade, que custa menos de R$ 150,00 (ex. AG400 R$ 129,00) resfria muito bem, enquanto um WC de qualidade é acima de R$ 300,00 então estará gastando dinheiro sem necessidade. Mas se acha que fica "cool", não tem contra indicação. 😉 

cara eu parei pra pensar e queria saber o que vcs acham, já q eu vou pegar outro processador am4 talvez fosse melhor eu ir direto pro 5800x3d pra fazer valer a pena, soq se não da pra usar pra render tipo edição de Vídeo realmente complica pro meu lado, eu quero ter um desempenho incrivel pra jogos mas ao mesmo tempo quero ter um processador bom pra eu fazer minhas tarefas 

• Curtir 1
Postado

@Tsutsutsutsu Da para usar, você só vai precisar comprar um aircooler junto, como, por exemplo, um deepcool ak400 já deve dar conta do serviço sem overclock e etc.

Se o orçamento estiver apertado, o 5700X também já será um excelente upgrade e para seu uso vai sair mais que suficiente.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, LeVader disse:

@Tsutsutsutsu Da para usar, você só vai precisar comprar um aircooler junto, como, por exemplo, um deepcool ak400 já deve dar conta do serviço sem overclock e etc.

Se o orçamento estiver apertado, o 5700X também já será um excelente upgrade e para seu uso vai sair mais que suficiente.

alias e essa parada de undervolt q eu ouvi falar, isso ajudaria a não esquentar muito?

• Curtir 1
Postado

@Tsutsutsutsu É uma opção, porém não sei como funciona bem a questão de tensão nesses chips X3D, então penso que é melhor não se aventurar se não sentir que tem o conhecimento suficiente para isso.

Agora uma opção que tem, é usar ele no modo ECO de energia, selecionando na BIOS, para rodar com baixo consumo e etc.

Nos Ryzen 7000 sei que o modo ECO da uma diferença bem grande, nos 5000 acho que também deve ser assim. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...