Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Após mais de uma década, volto a esta comunidade buscando ajuda para a montagem de um computador novo. Atualmente, preciso de uma máquina que seja capaz de lidar com tarefas de desenvolvimento de software e de machine learning. No entanto, como tenho um orçamento limitado (até R$3000), o foco do momento será processamento.

Diante disso, desde o começo do ano, tenho considerando uma configuração baseada em um Ryzen 5700G. Como processamento paralelo é algo de extrema importância para o meu caso, oferecer 16 threads o colocou à frente de outras opções que encontrei. Contudo, não sei se seria a melhor opção nessa faixa de preço.

Até o momento, o que tenho considerado é:

Processador: Ryzen 5700G

placa-mãe: B450 ou B550

RAM: 16GB (idealmente 32GB, mas poderia comprar mais 16GB posteriormente, se não couber no orçamento atual)

SSD: NVMe de 500GB ou mais

Placa de vídeo: onboard (pretendo adquirir uma RTX 3600 no ano que vem)

Fonte: capaz de suportar esta configuração e uma RTX 3600

Gabinete: algo que comporte esta configuração

Em minha busca por algo que atenda a esses requisitos, cheguei a computadores oferecidos pela Pichau, os quais atenderiam parcialmente a minha necessidade. No entanto, eles costumam pecar em dois itens: placa-mãe e fonte de marcas aparentemente próprias (algo que não confio). A fonte, em especial, não costuma ser algo capaz de aguentar a placa de vídeo a ser adquirida futuramente.

Sobre as concessões que podem ser feitas:

SSD: seria possível "sobreviver" até com um SATA de 250GB até adquirir algo melhor.

RAM: não tenho preferência por marca e não acredito que cores ou leds aumentem a performance (indireta para produtos cujo diferencial é só um monte de firula estética).

Gabinete: mesmo comentário do item anterior, bastando ser capaz de prover uma ventilação legal.

Fonte: na pior da pior das hipóteses, a compra de algo decente poderia ser postergada até a aquisição da placa de vídeo, mas preferiria ter algo de qualidade desde o início, pois espero ocasiões em que o computador ficará rodando a toda por várias horas (talvez até mais de 24h).

Finalmente, aproveito para reforçar que os itens citados são apenas uma referência, pois não sei haveria algo melhor até R$3000. Também gostaria de pedir que esse valor seja tratado como um limite duro, caso sejam considerados preços para pagamento à vista.

Desde já agradeço a ajuda de todos.

PS: planejo a aquisição para este mês (estou esperando para ver as promoções do período da Black Friday e da Cyber Monday) ou para dezembro, logo, já espero flutuações potencialmente significativas nos preços desses componentes, sejam para mais, sejam para menos.

Postado

https://meupc.net/build/fQ28Xs

Memória: Crucial Pro (Preto) 32 GB (2x16 GB) DDR4-3200 (R$ 408,85 / R$ 408,85 em Amazon)
Gabinete: Fortrek SC501BK (Preto) ATX Mid Tower (R$ 107,88 / R$ 91,71 em Kabum)
Armazenamento: Kingston SSD Nv2 1 TB M.2-2280  (R$ 311,10 / R$ 279,99 em Kabum)
Processador: AMD Ryzen 7 5700G 3.8 GHz 8-Core (R$ 1.178,30 / R$ 1.178,30 em Amazon)
Placa-mãe: Gigabyte B450M DS3H V2 Micro ATX AM4 (R$ 587,04 / R$ 499,00 em Terabyte)
Fonte: Gamemax GP650 650 W Certificado 80+ Bronze  ATX12V (R$ 341,04 / R$ 289,90 em Terabyte)
Total: R$ 2.934,21
Total no boleto: R$ 2.747,75

Algumas coisas como RAM e SSD eu compraria no Aliexpress, durante a BlackFriday, usando cupom e pesquisando bem, consegue pegar 32GB com um bom MHz por uns R$ 300 ou menos. SSD idem.

Sobre lidar com ML, eu focaria mais em pegar um bom processador que vá dar suporte pra GPU futura. Não vejo um gráfico integrado sendo melhor do que rodar um Pytorch ou Tensorflow pela CPU mesmo.

Postado

@Gabrieuz  Muito obrigado pela resposta!

Sobre os itens recomendados, possuo uma dúvida. No caso da placa-mãe, o site alerta que pode ser necessário atualizar a BIOS. No entanto, como não tenho um processador compatível com ela, não teria como fazê-lo. Assim, no ato da compra, há algum modo de saber se a BIOS já se encontra atualizada? Caso não seja possível saber, há alguma placa-mãe na mesma faixa de preço (até cerca de R$100 mais cara) que dê suporte ao 5700G e que recomendaria?

Citação

Algumas coisas como RAM e SSD eu compraria no Aliexpress, durante a BlackFriday, usando cupom e pesquisando bem, consegue pegar 32GB com um bom MHz por uns R$ 300 ou menos. SSD idem.

Expandir  

Eu sempre fico tentado a comprar coisas por lá. Os problemas sempre foram os riscos envolvendo garantia, taxação e, principalmente, produtos falsos. Neste ano, com o Remessa Conforme, vou ficar de olho nas promoções e ver se crio coragem para pegar alguma coisa.

Para todo caso, há algum vendedor e/ou marca que recomende?

Citação

Sobre lidar com ML, eu focaria mais em pegar um bom processador que vá dar suporte pra GPU futura. Não vejo um gráfico integrado sendo melhor do que rodar um Pytorch ou Tensorflow pela CPU mesmo.

Expandir  

Minha opção pelo 5700G foi também no sentido de dar um suporte à RTX 3600 (modelo de 12GB), que pretendo adquirir no primeiro semestre do ano que vem. Segundo este site, deverá haver um pouco de gargalo (apesar de meu foco não ser jogos), mas não consegui encontrar um processador melhor, que coubesse dentro do orçamento e tivesse vídeo onboard (necessário para aguentar até adquirir a placa de vídeo). Você recomendaria algum outro processador?

De qualquer modo, como não tenho lidado com modelos de RNA, a GPU dedica é mais um investimento para o futuro do que uma necessidade urgente.

• Solução
Postado
  Em 02/11/2023 às 16:27, Girerumo-kun disse:

@Gabrieuz  Muito obrigado pela resposta!

Sobre os itens recomendados, possuo uma dúvida. No caso da placa-mãe, o site alerta que pode ser necessário atualizar a BIOS. No entanto, como não tenho um processador compatível com ela, não teria como fazê-lo. Assim, no ato da compra, há algum modo de saber se a BIOS já se encontra atualizada? Caso não seja possível saber, há alguma placa-mãe na mesma faixa de preço (até cerca de R$100 mais cara) que dê suporte ao 5700G e que recomendaria?

Expandir  

Essa placa foi pensada para dar suporte à processadores da série 5000/5000-G, acho difícil ter que atualizar,  é uma placa bem popular e ainda não vi alguém que comprou precisar atualizar a BIOS: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450M-DS3H-V2-rev-1x/support#support-cpu
Mas existem sites que oferecem atualização de BIOS como serviço, se não me engano é a Terabyte ou Kabum, mas só vi esse serviço naquelas esteiras de montagem. De qualquer maneira, no pior dos casos isso ai levando em qualquer loja de informática da cidade tu resolve tranquilamente.

Eu sempre fico tentado a comprar coisas por lá. Os problemas sempre foram os riscos envolvendo garantia, taxação e, principalmente, produtos falsos. Neste ano, com o Remessa Conforme, vou ficar de olho nas promoções e ver se crio coragem para pegar alguma coisa.

Para todo caso, há algum vendedor e/ou marca que recomende?

Expandir  

Hoje em dia ta bem mais tranquilo comprar nessas lojas, tem muito canal no YouTube que faz reviews dos produtos e geralmente eles são equivalentes aos daqui. Especificamente SSD e memória RAM são dois componentes bem tranquilos de se comprar por lá. Mas pela segurança e garantia, aqui no Brasil esses que coloquei ai são bem bons pelo preço. Sobre marca, as de memória RAM que já pesquisei e vi reviews técnicos bons foram Juhor, XPG, Asgard e Gloway. O SSD eu compraria o Kingston daqui mesmo, é o SSD 1T mais popular e custo-benefício que se tem por agora.

Minha opção pelo 5700G foi também no sentido de dar um suporte à RTX 3600 (modelo de 12GB), que pretendo adquirir no primeiro semestre do ano que vem. Segundo este site, deverá haver um pouco de gargalo (apesar de meu foco não ser jogos), mas não consegui encontrar um processador melhor, que coubesse dentro do orçamento e tivesse vídeo onboard (necessário para aguentar até adquirir a placa de vídeo). Você recomendaria algum outro processador?

Expandir  

Com o requisito da GPU integrada, o 5700G é a melhor escolha mesmo.

Postado

@Gabrieuz  Muito obrigado pela resposta.

Sobre a placa-mãe, o suporte ao 5700G é só a partir da versão F61 da BIOS, logo, ela já vir com essa versão (ou superior) é provável que seja questão de sorte. De qualquer modo, vou ficar de olho no preço dela nas próximas semanas, mas é mais provável que eu acabe optando por uma cujo suporte já seja garantido, caso a loja não deixe explícito o suporte à série 5000.

Novamente, muito obrigado pelas recomendações!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...