Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal. Boa tarde

Estou querendo dar um upgrade na minha máquina, acho que principalmente por conta dos novos requisitos dos novos jogos que estão saindo e também por conta do tempo de deterioração da minha máquina.

Minha configuração atual é a seguinte:

Processador: AMD Ryzen 5 2600 - cooler padrão, bem sujo inclusive... Chegando em temperatura alta

placa-mãe: MSi B450 Tomahawk

Placa de vídeo: GeForce RTX 2070 GALAX

memória RAM: 16GB Corsair (tá tranquilo)

Tenho um SSD normalzinho, que substituirei para um M2 bolado (aceito indicações) para rodar o operacional e os principais jogos e manterei um HD de 1tb que tenho para storage de dados.

Consigo (e preciso?) fazer um upgrade bacana de processador sem mexer na placa-mãe? 

E a placa de vídeo? Aguenta mais um pouco ou já é hora de mexer?

Por ser AMD e já atingir temperaturas altas, vale também investir um watercooler ou algum outro tipo de sistema de refrigeração?

Obrigado desde já!

Postado
1 minuto atrás, brunotaylor disse:

Olá, pessoal. Boa tarde

Estou querendo dar um upgrade na minha máquina, acho que principalmente por conta dos novos requisitos dos novos jogos que estão saindo e também por conta do tempo de deterioração da minha máquina.

Minha configuração atual é a seguinte:

Processador: AMD Ryzen 5 2600 - cooler padrão, bem sujo inclusive... Chegando em temperatura alta

placa-mãe: MSi B450 Tomahawk

Placa de vídeo: GeForce RTX 2070 GALAX

memória RAM: 16GB Corsair (tá tranquilo)

Tenho um SSD normalzinho, que substituirei para um M2 bolado (aceito indicações) para rodar o operacional e os principais jogos e manterei um HD de 1tb que tenho para storage de dados.

Consigo (e preciso?) fazer um upgrade bacana sem mexer na placa-mãe? 

E a placa de vídeo? Aguenta mais um pouco ou já é hora de mexer?

Por ser AMD e já atingir temperaturas altas, vale também investir um watercooler ou algum outro tipo de sistema de refrigeração?

Obrigado desde já!

Qual a fonte que você utiliza? Qual o valor que pretende gastar no upgrade? 

Postado
8 minutos atrás, Vinicius Cândido disse:

Qual a fonte que você utiliza? Qual o valor que pretende gastar no upgrade? 

Vinicius, esqueci de falar da fonte.

É uma Corsair CX550.

A princípio não tenho limite de gasto nesse upgrade, levando em consideração não trocar de placa-mãe inicialmente e sempre pensando num custo-benefício a longo prazo.

Postado
29 minutos atrás, brunotaylor disse:

Vinicius, esqueci de falar da fonte.

É uma Corsair CX550.

A princípio não tenho limite de gasto nesse upgrade, levando em consideração não trocar de placa-mãe inicialmente e sempre pensando num custo-benefício a longo prazo.

Em CPU, gastando pouco acho que o Ryzen 5 5600 na faixa de R$ 890,00, já se você deseja o máximo de performance do AM4, o Ryzen 7 5800X3D, R$ 2000,00 (lembrando que aqui é interessante um watercooler ou algum aircooler parrudo).

Em termos de SSD, creio que o melhor custo x beneficio seja o NVMe 1TB Kingston NV2. R$ 270,00

Já em termos de placa de vídeo, você tem o equivalente a uma RTX 3060, assim, para que valha a pena o upgrade teria que ser uma RTX 4060 Ti, R$ 2600,00,  (pensando no DLSS 3 e Frame Gen.) ou superior, já no lado da AMD, uma RX 6750XT, R$ 2100,00, em termos de performance bruta ou a RX 7700XT, R$ 3100,00 se quiser algo mais atual. No caso da RX 7700XT talvez seja interessante considerar um upgrade de fonte, visto que é uma placa com um consumo mais elevado.

Para avaliar se o upgrade vale a pena, eu costumo calcular algo em torno de 30% a 40% a mais de performance na GPU e pelo menos 50% a mais de entrega de frames para o CPU. 

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, Vinicius Cândido disse:

Em CPU, gastando pouco acho que o Ryzen 5 5600 na faixa de R$ 890,00, já se você deseja o máximo de performance do AM4, o Ryzen 7 5800X3D, R$ 2000,00 (lembrando que aqui é interessante um watercooler ou algum aircooler parrudo).

Em termos de SSD, creio que o melhor custo x beneficio seja o NVMe 1TB Kingston NV2. R$ 270,00

Já em termos de placa de vídeo, você tem o equivalente a uma RTX 3060, assim, para que valha a pena o upgrade teria que ser uma RTX 4060 Ti, R$ 2600,00,  (pensando no DLSS 3 e Frame Gen.) ou superior, já no lado da AMD, uma RX 6750XT, R$ 2100,00, em termos de performance bruta ou a RX 7700XT, R$ 3100,00 se quiser algo mais atual. No caso da RX 7700XT talvez seja interessante considerar um upgrade de fonte, visto que é uma placa com um consumo mais elevado.

Para avaliar se o upgrade vale a pena, eu costumo calcular algo em torno de 30% a 40% a mais de performance na GPU e pelo menos 50% a mais de entrega de frames para o CPU. 

Boa!! Obrigado Vinicius

13 minutos atrás, bngomes disse:

De uma conferida no site de sua placa-mãe .. mas em teoria deve dar pra instalar ate um Ryzen 7 5800 por exemplo. Tem que ver a lista e atualizar a BIOS

Show, boa ideia. Eu tentei olhar lá mas não carrega, não sei porque

https://www.msi.com/Motherboard/B450-TOMAHAWK/support#support-cpu

Acho que eu pegaria a melhor CPU possível que tivesse suporte para a placa-mãe atual, caso me traga um desempenho considerável. Ao invés de começar tudo do zero de novo trocando de placa-mãe kkk

image.thumb.png.31b95727d2748a62cb87e9dcf9330ed9.png

Postado
10 minutos atrás, brunotaylor disse:

Boa!! Obrigado Vinicius

Show, boa ideia. Eu tentei olhar lá mas não carrega, não sei porque

https://www.msi.com/Motherboard/B450-TOMAHAWK/support#support-cpu

Acho que eu pegaria a melhor CPU possível que tivesse suporte para a placa-mãe atual, caso me traga um desempenho considerável. Ao invés de começar tudo do zero de novo trocando de placa-mãe kkk

image.thumb.png.31b95727d2748a62cb87e9dcf9330ed9.png

Entendi, nesse caso o melhor CPU é o R7 5800X3D. Provavelmente meu próximo upgrade também kkkk. Lembrando que você deve atualizar a sua BIOS para ter certeza de que funcionará o CPU.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...