Ir ao conteúdo

B450M ou A520, qual a melhor opção?

Ir à solução Resolvido por G4R0D,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, é literalmente o título kkkkk

Irei atualizar meu processador para um r5 5600 e preciso de uma placa-mãe nova, estou entre a B450M DS3H V2, a B550 ou a A520.

-A b450 da Gigabyte me falaram q é meio ruinzinho mas é barata.

-A B550 é muito boa mas a q tem wi-fi é bem salgada e não sei onde vende ela com BIOS atualizada (ou se precisa de atualizar).

-A A520 é barata vários modelos, mas não conheço muito

Ayuda-me

Postado

Sem sombras de dúvidas as placas mães com o chipset B são superiores. Pegar a B450 ou a B550 fica a critério seu, como você disse, a B450 é mais barata e tem um desempenho inferior, porém não é por isso que é considerada uma placa-mãe ruim, longe disso, muitos usam ela e gostam muito. A respeito da B550 com wi-fi, talvez não seja exatamente preciso pegar uma placa-mãe com wi-fi, a não ser que você não tenha como levar um cabo de rede até o seu pc, fora isso vale muito mais a pena cabear a internet. As placas mães do chipset A são placas mais de entrada, que não permitem overclock, mas para levar uma configuração não muito exigente elas cumprem o papel perfeitamente. Preste bastante atenção ás marcas de placas mãe, hoje em dia no mercado tem algumas marcas que é só dor de cabeça... Eu recomendo Gigabyte, MSI, ASUS, essas são certas que são boas.

Postado
2 horas atrás, Xibibiu disse:

estou entre a B450M DS3H V2, a B550 ou a A520.

Não adianta olhar apenas o chipset, é preciso levar em consideração cada modelo individualmente, considerando que tem muitas B450 e B550 de construção precária.

A B550 é muito boa mas a q tem wi-fi é bem salgada e não sei onde vende ela com BIOS atualizada (ou se precisa de atualizar).

As lojas não informam se vêm ou não atualizadas, é um tiro no escuro.
Se estiver falando da MSI B550M PRO-VDH WIFI que custa 739,99, ela conta com um recurso chamado Flash BIOS, onde é possível facilmente atualizar a BIOS sem a necessidade de um processador. 
É muito simples. Consulte como fazer caso necessário.

Existem alguns modelos novos no mercado em que as fabricantes já dão compatibilidade desde a BIOS inicial, independente do chipset.

Decida quanto quer gastar na placa-mãe, assim fica mais fácil recomendar. 
A Black está chegando, monitore preços durante esse mês. Talvez vejamos algumas B550 legais bem em conta.

• Curtir 1
Postado

@Xibibiu depende de ql cpu você qr colocar, se você for pegar uma b450 simples só vai suportar até um Ryzen 7 com esforço, se pegar uma TUF ou Steel Legend consegue colocar 5950X ou 5800X3D sem problemas, da mesma forma pra b550, só o chipeset n diz muito, mas ql uso você vai dar pra ela, q pode acabar gerando gargalo.

Sobre wifi, esqueça isso, melhor você cabear, ou compra um adaptor usb BOM depois q dá na mesma e sai mais em conta.

Sebre as A você vai gastar dinheiro e se arrepender pra pegar outra depois.

Postado

@Crixus Champion o ideal seria gastar uns 500 reais, mas consigo forçar até uns 700/800 caso tenha como pegar uma B550 de qualidade (MSI B550M PRO-VDH), pode ser que a mesma fique num preço bom logo.

Pensei em deixar praticamente comprado a b450 DS3H V2 e esperar a Black pra ver o preço de uma B550 boa, o que acha desse plano?

@G4R0D vi que a b450 DS3H V2 com atualização de BIOS, aguenta um R7 58003xd, tá certo?

Postado
2 minutos atrás, Xibibiu disse:

o ideal seria gastar uns 500 reais, mas consigo forçar até uns 700/800 caso tenha como pegar uma B550 de qualidade (MSI B550M PRO-VDH), pode ser que a mesma fique num preço bom logo.

Se for de B450, a melhor e mais barata hoje é a MSI B450M PRO-VDH MAX, que custa 499,99 LINK
Para se utilizar um Ryzen 5 5600 ela precisa estar com a BIOS atualizada, e isso as lojas não informam.
Para atualizar a BIOS é necessário Ryzen de 1ª ou 2ª geração, pois ela não conta com a opção FLASH BIOS presente em algumas placas.

Falando agora de A520, que são inferiores à B450 acima.
A Gigabyte A520M K V2 (rev. 1.0) custa 419,99 LINK
É uma Placa básica, aceita o Ryzen 5 5600 sem precisar de qualquer atualização de BIOS, pois a BIOS inicial dessa placa já dá suporte ao 5600 e muitos outros.
* Essa vantagem não vale para todas A520 ou B550.

Gigabyte A520M S2H, preço 459 reais LINK
Essa é outra opção de A520. Ela conta com o recurso Q-Flash, onde é possível atualizar a BIOS sem processador caso seja necessário.
Ela é básica como a A520 acima, mas a olho nu, sem ver testes, gosto mais dessa.

Existem outras A520 e B450, mas considerando preço x qualidade, na data de hoje essas acima são as melhores opções.
Já modelos decentes de B550 estão custando a partir de 700.

Postado

@Xibibiu como falei, são compativeis com até R9 5950X, mas pode haver gargalo pela estrutura da placa, vai aquecer outros componentes, busque uma que tenha dissipadores a esquerda e acima do socket da cpu q são os componentes q mais sofrem com isso. Fica de olho nas promoções agora de blackfraude q deve achar um Steel Legend ou TUF por preço similar a DS3H

Postado
Em 09/11/2023 às 00:33, Crixus Champion disse:

Se for de B450, a melhor e mais barata hoje é a MSI B450M PRO-VDH MAX

Saberia me dizer a diferença dessa da MSI pra da Gigabyte, a B450 DS3H V2? 

@G4R0D ok, vou ficar de olho na Black, espero pegar uma braba, ***** é q acaba rápido e eu preciso pesquisar certinho antes de comprar. Alguma recomendação de b450 e b550 q posso já fazer uma "pré-pesquisa" antes da Black?

Postado

Saberia me dizer a diferença dessa da MSI pra da Gigabyte, a B450 DS3H V2?

Não vi testes profundos, mas a opinião popular é de que a MSI é melhor.
São placas semelhantes, da mesma época. 

Mas eu iria de B550 caso fosse montar com Ryzen 5 600.
A MSI B550M PRO-VDH WIFI é muito boa, seu preço está por 739 reais já faz tempo LINK
E caso precise atualizar a BIOS, ela conta com o recurso Flash BIOS, onde é possível fazer sem uso de processador.

• Solução
Postado

@Xibibiu de vdd, a diferença entre a maioria dessas placas é só o q elas podem fornecer, você tem q olhar qnt de ram q você vai querer usar e q sua cpu suporta, porque Ryzen limita frequência de ram a depender da qnt de pente q tu usa, a qnt de M.2, lembrando q M.2 você pode usar mais de uma desde q seja só um NVMe e outro sata, versão de pci, versão de usb, qnt de portas usb, isso tudo você q tem q definir conforme seu uso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!