Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Rapaziada, eu queria fazer um cálculo aproximado, não precisa ser exato, de quantos watts o meu pc usa em média. A fonte é uma GameMax 500w (80% de eficiência), não sei se essa informação é relevante mas ele tem uma placa-mãe Gigabyte B450M, 16GB de memória RAM, placa de vídeo é uma RX 5500 XT 8GB.

Apesar da config, normalmente eu uso meu pc pra atividades leves, muito leves mesmo, tipo usar o YouTube ou jogar jogos extremamente leves (Terraria, Brawlhalla, Minecraft e Roblox). E daí eu queria saber + ou - quantos watts o meu pc usa se ele estiver por exemplo na área de trabalho, se eu tiver uma base ai vou poder ter uma ideia de quanto meu pc gasta por mês.

Inclusive tô aceitando dicas pra fazer o pc economizar energia também, a conta aqui tá vindo 300 conto e nem uso ar condicionado nem nada de luxuoso.

Postado
16 minutos atrás, Kayzin disse:

Apesar da config, normalmente eu uso meu pc pra atividades leves, muito leves mesmo, tipo usar o YouTube ou jogar jogos extremamente leves (Terraria, Brawlhalla, Minecraft e Roblox). E daí eu queria saber + ou - quantos watts o meu pc usa se ele estiver por exemplo na área de trabalho, se eu tiver uma base ai vou poder ter uma ideia de quanto meu pc gasta por mês.

Para efeitos práticos, um PC desses não gasta nada, não dá nem na casa da dezena de R$. Para ter algum efeito significativo na conta de luz, a máquina teria que ficar ligada 24h por dia, com carga alta e peças de grande desempenho.

17 minutos atrás, Kayzin disse:

Inclusive tô aceitando dicas pra fazer o pc economizar energia também, a conta aqui tá vindo 300 conto e nem uso ar condicionado nem nada de luxuoso.

1 - Não use no-break ou estabilizador. Além de fazer mal para seus dispositivos, também faz eles gastarem mais energia.

2 - Não use chuveiro elétrico. As vezes isso não é opção por causa das nossas políticas de 40 anos atrás, mas paciência, não tem o que fazer...

3 - Quanto mais iluminação natural, melhor. Abra a janela ao em vez de ligar a luz.

4 - Não lave roupa de pouco em pouco, acumule e lave em quantidade que você gasta menos.

Postado

@Imakuni Eu esqueci de falar que apesar de usar pra coisas tão leves eu uso ele por mt tempo, umas 8 horas por dia kk, eu fiz um cálculo aqui considerando que meu pc permaneça em 250w a todo momento por 10 horas por dia 30 dias no mês, dá 75000 watts, ou seja 75kwh, isso dá uns 53 reais aqui na minha região, porém esse cálculo eu fiz chutando alto pois eu não uso ele nos domingos ou seja não são 30 dias no mês e sim 26, também usei 10 horas porém no máximo uso 9, e eu não acho que ele fique nos 250w, porque como eu falei, uso ele pra atividades bem leves, acho que ele deve tá gastando aí uns 25 por mês ou no máximo 30. A fórmula que eu usei foi essa:

250w x 10h x 30d ÷ 1000 x 0,706 ( 0,706 é o valor aproximado do kWh de onde eu moro).

Se for com o valor sem chutar alto fica assim:

150w x 9h x 26d ÷ 1000 x 0,706 = R$24,78

valeu pelas dicas mas acontece que aqui em casa a gente já faz isso kk, n tem chuveiro elétrico e a gente lava roupa 1 vez na semana e também n uso nada no Pc, só um filtro de linha, eu suspeito que tenha algum vazamento de corrente aqui (meu pc dá choque se tocar, mesmo desligado) ou então algum vizinho colocou gato e tá aumentando nossa conta.

Postado
13 minutos atrás, Kayzin disse:

Eu esqueci de falar que apesar de usar pra coisas tão leves eu uso ele por mt tempo, umas 8 horas por dia kk

Já disse que isso não faz diferença. De novo, tem que usar por mais tempo e em tarefas bem mais intensivas.

14 minutos atrás, Kayzin disse:

Se for com o valor sem chutar alto fica assim:

150w x 9h x 26d ÷ 1000 x 0,706 = R$24,78

Eu posso te garantir que continua chutando alto.

Postado

@Kayzin Se você usa fonte de qualidade a tendência é reduzir o valor gasto já que tem eficiência energética boa na fonte e pouco desperdicio com calor.

Eu mesmo uso o pc por cerca de umas 12 ou 13 horas direto, todos os dias, só com 1 pc em casa a luz não chega nem perto dos 200.

Se você tem mais itens na residência, o consumo pode vir deles e não do seu pc.

42 minutos atrás, Kayzin disse:

eu suspeito que tenha algum vazamento de corrente aqui (meu pc dá choque se tocar, mesmo desligado)

Se dá choque tem dois motivos, 1 - falta de Aterramento, 2 - Fase invertido na tomada.

Na dúvida chame um eletricista para resolver ambos os problemas na tomada em que usa o pc.

42 minutos atrás, Kayzin disse:

então algum vizinho colocou gato e tá aumentando nossa conta.

Se tem gato é fácilmente visto no poste de luz, mas é bom chamar alguém para averiguar a instalação elétrica da residência para evitar problemas com isso também, pois esse tipo de prática é um crime.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...