Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de alguma sugestão/resposta para um problema que estou tendo.

Antes de tudo, meu setup básico:

- placa-mãe ASUS TUF B450-PLUS, ATX

- Processador AMD Ryzen 7 5700X

- Placa de Vídeo AMD RX 6750 XT Mech 2X 12G OC MSI

Em relação à memória, eu usava 2x8gb de memória RAM da HyperX (que é Kingston, HX432C16PB3/8) rodando à 3200 MHz com DOCP, nos slots A2 e B2, sem nenhum problema).

O problema: esses dias vi uma promoção da mesma memória, só que agora da Kingston (modelo novo, devido a venda da hyperX), mas que creio ser o mesmo modelo das minhas antigas memórias (KF432C16RBA/8), então comprei duas, só pra ter mais memória (deixo de lado se era necessário ou não) e usar 4x8gb. Ao instalar, o PC não ligou, tendo que tirar o DCOP em 3200 MHz, sendo que em frequência base de 2400 MHz funciona. Tentei algumas frequências, e consegui ligar algumas vezes em 2933 MHz (ainda preciso tentar mais, já que em alguns momentos não liga).

Vale a pena ressaltar que:

- Minhas memórias são Single Rank

- Minha placa-mãe utiliza arquitetura de memória Dual Channel

- O Ryzen 7 5700X possui essa especificação: 

Max Memory Speed

2x1R - DDR4-3200

2x2R - DDR4-3200

4x1R - DDR4-2933

4x2R - DDR4-2667

- Consultando o CPU-Z, as duas memórias novas e uma memória antiga tem DRAM manuf. da Samsung, e uma antiga é da Kingston. De resto, só mudam em Part. Number e Serial Number. Agora, estão rodando a 2933 MHz 16-18-18.

Antes de comprar, sabia que tinham essas limitações pelo CPU, mas li em vários lugares que isso pode ou não acontecer. Acho que consigo também tentar OC para que cheguem à 3200 MHz, como antigamente, mas não sei fazê-lo.

Alguém teria algum comentário, sugestão (ou crítica hahaha)?

Obrigado mais uma vez.

Postado

Comece atualizando a BIOS para a versão mais recente. Se já estiver, resete para o padrão de fábrica.

Depois, você vai ter que fazer o overclock manualmente já que tem pentes diferentes. Coloque a frequência, tensão e timings, lembre de fixar FCLK, UCLK e MEMCLK em 1:1:1, desabilite opções de fast boot, e veja se funciona.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...