Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um Pc novo do zero, todas as peças avulsas da kabum. Já montei 3 PCs do zero antes, com alguns percalços mas sempre consegui.

As configs desse novo são

placa-mãe gigabyte b450m ds3h v2 

Rx 6600 ASRock

Ryzen 7 5700x

Fonte MSI 650w 80 plus bronze 

Memória 16gb rise mode 3200mhz

SSD M.2 Kingston 1tb

Cooler rise mode x5 BLUE

Fui fazendo a montagem como de costume, encaixando as coisas simples fora do gabinete. Tive uma certa dificuldade com as presilhas do cooler mas afrouxando os parafusos do suporte e com um pouco de pressão consegui encaixar.

Após encaixar todo o básico, coloquei no gabinete, parafusei, coloquei a placa de vídeo, painel frontal e fui fazer o primeiro teste, se dava vídeo.

O Air cooler do processador piscou bem forte a luz azul e apagou imediatamente a mesma. O painel frontal ficou iluminado, o cooler do processador girando parecendo "fraco" e os fans da placa de vídeo não giravam. Tirei e coloquei os cabos de energia PCIE na entrada superior dela e nada disso mudar. Nas montagens anteriores as placas de vídeo não usavam energia externa. 

Após algumas tentativas percebi que as luzes de led dessa placa-mãe só acendem quando eu ligo o sistema, seja pelo botão ou utilizando peça de metal no pino do Power switch. As placas mães que conheci antes, todas acendiam led assim que a fonte conectada nelas era ligada. 

Tentei tirar o máximo de coisas, tentei até ligar a placa-mãe sem mesmo CPU, não vi nada diferente. 

Alguma sugestão do que possa ser o problema? Amanhã terei outro computador disponível pra poder testar algumas peças em um ou no outro, mas queria ter algum norte...

Postado

@João Sanmartin No manual que veio com a placa fala que ela suporta Ryzen série 5000.

Não sei se tem outra coisa de atualização de BIOS que possa fazer diferença 

Edit: na placa vem escrito que essa é a rev1.2

Não sei se essa informação é util

Postado

Eu também palpitaria por BIOS desatualizada, considerando que esse modelo de placa-mãe existe muito antes do Ryzen 7 5700x.
Não encontro o link da revisão 1.2 pelo site do fabricante, só achei a rev 1.x. Bom, se o X servir também para o 2, a informação é que a Placa suporta o 5700x a partir da BIOS F62, que é uma BIOS lançada em 9 de fevereiro de 2022. 

Na lista de download de BIOS nota-se que existem 3 BIOS anteriores à F62, o que quer dizer que, se sua Placa estiver com uma dessas anteriores à F62, não funcionará com o 5700x.

Para essa placa-mãe em específico, qualquer processador Ryzen das séries 1000, 2000 e 3000 são suficientes para fazer a atualização. 
O lado bom é que esses processadores existem aos montes em toda parte, todos têm.

Sobre a Placa de Vídeo não girar os coolers, isso é comum, eles só irão girar quando a Placa estiver trabalhando de verdade e atingir certa temperatura, como jogos por exemplo.

Postado

@Crixus Champion o outro processador que tenho disponível aqui é um Ryzen 5 4600g

Supondo que a placa esteja desatualizada e não o reconheça, tem alguma forma de atualizar BIOS sem um processador? Vou ter outro Pc disponível com diversas peças pra improvisar, se tiver alguma forma

Postado
16 minutos atrás, Andre Dourado disse:

@Crixus Champion o outro processador que tenho disponível aqui é um Ryzen 5 4600g

Supondo que a placa esteja desatualizada e não o reconheça, tem alguma forma de atualizar BIOS sem um processador? Vou ter outro Pc disponível com diversas peças pra improvisar, se tiver alguma forma

O 4600G funciona a partir da segunda BIOS para essa placa-mãe, que é a BIOS F60, ou seja, ele só não funcionará se você deu o azar de pegar uma placa-mãe que veio justamente com a primeira versão de BIOS.
Não perca tempo e tente com o 4600G.

Nessa placa-mãe não é possível atualizar a BIOS sem processador porque ela não contra com o recurso Q-Flash. Recurso este que leva o nome de BIOS Flashback na ASUS e Flash BIOS na MSI.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!