Ir ao conteúdo

memória Ram em Ryzen 7 5800x3d

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal. 

Aproveitei esse blackfriday e comprei alguns componentes para fazer upgrade no meu pc.

Para processador comprei Ryzen 7 5800x3d e memória ram peguei Memória Kingston Fury Beast, 32GB (4x8GB), 3600MHz, DDR4, CL17.

Ah, e uso placa-mãe TUF X570-S

Mas eu vi a especificação do processador e eu vi que ele suporta até 3200mhz, como eu peguei um memoriam de 3600mhz, gostaria de saber se tem como aproveitar 3600mhz nesse processador, outra dúvida é que eu sempre usei dual channel de 2x8 e é primeira vez que vou fazer 4x8, e parece que estabilizar 4 pentes de RAM em frequências mais altas é mais difícil do que um dual channel, teria alguma solução para isso  ou alguma dica para que possa utilizar bem os 4 pentes ? 

• Solução
Postado
6 minutos atrás, Alex Kim disse:

Para processador comprei Ryzen 7 5800x3d e memória RAM peguei Memória Kingston Fury Beast, 32GB (4x8GB), 3600MHz, DDR4, CL17.

Meus pêsames, nào deveria ter pegado essa RAM.

7 minutos atrás, Alex Kim disse:

Mas eu vi a especificação do processador e eu vi que ele suporta até 3200mhz, como eu peguei um memoriam de 3600mhz, gostaria de saber se tem como aproveitar 3600mhz nesse processador,

Basta ativar o DOCP e rezar para funcionar.

7 minutos atrás, Alex Kim disse:

outra dúvida é que eu sempre usei dual channel de 2x8 e é primeira vez que vou fazer 4x8, e parece que estabilizar 4 pentes de RAM em frequências mais altas é mais difícil do que um dual channel, teria alguma solução para isso  ou alguma dica para que possa utilizar bem os 4 pentes ? 

Cuidado com a salada, tanto 2x8 quanto 4x8 vão rodar em dual channel.

O que vai mudar é que muito provavelmente você estava em Dual Channel com Single Rank, e agora vai para Dual Channel com Dual Rank. E realmente, o custo do aumento de desempenho é que é bem mais difícil de estabilizar... mas para sua sorte, os X3D não se importam muito com a frequência da memória, então mesmo que você não consiga rodar a 3600, não vai perder muito desempenho por causa disso.

Postado

@Imakuni  valeu pelas informação eu fiquei com umas dúvida aqui,

"Meus pêsames, nào deveria ter pegado essa RAM"

Essa memória ram ela não é boa ? No caso qual memória Ram seria ideal para esse processador ? 

"O que vai mudar é que muito provavelmente você estava em Dual Channel com Single Rank, e agora vai para Dual Channel com Dual Rank. E realmente, o custo do aumento de desempenho é que é bem mais difícil de estabilizar... mas para sua sorte, os X3D não se importam muito com a frequência da memória, então mesmo que você não consiga rodar a 3600, não vai perder muito desempenho por causa disso"

Então se eu utilizar MHz mais baixo talvez deixando até 3200mhz conforme especificação ficaria mais estável ? 

Postado
9 minutos atrás, Alex Kim disse:

Essa memória RAM ela não é boa ? No caso qual memória RAM seria ideal para esse processador ? 

Primeiro que você não deve investir em tecnologia morta se não tiver necessidade. Segundo que mesmo que você ignore esse detalhe, você disse que já tem 2 pentes de 8: ou seja, era só comprar um pente de 16gb para fechar 16.

10 minutos atrás, Alex Kim disse:

Então se eu utilizar MHz mais baixo talvez deixando até 3200mhz conforme especificação ficaria mais estável ? 

Não importa se está mais ou menos instável: ou está, ou não. E se estiver com instabilidade, você tem que arrumar. Simples assim.

Só o que muda é que com uma frequência maior, a chance de instabilidade abaixa. Mas aí é tentativa e erro, você só vai saber testando.

Postado

@Imakuni

"Primeiro que você não deve investir em tecnologia morta se não tiver necessidade. Segundo que mesmo que você ignore esse detalhe, você disse que já tem 2 pentes de 8: ou seja, era só comprar um pente de 16gb para fechar 16."

Sim, no meu caso queria uma ação imediato para poder rodar o cs2 melhor. como já tinha um componentes para am4, não compensava eu trocar pc inteiro para am5 sendo que faz 3 anos que estou com meu pc atual, por ter pegado o pc na pandemia acabei pegando por um preço exorbitante para pouco resultado, porque hoje pelo preço que eu paguei na epoca ja poderia fazer um setup de am5 acrescentando pouca coisa ainda rsrs paguei 2060 normal na epoca 6k, com 6k já é possível pegar um 4070ti rsrs  Sobre a compra do memória ram acabei pegando porque a memória ram que eu tenho hoje e de 8x2 2666mhz, configurei no BIOS deixando como 3000mhz, mas como estava pensando fazer esse upgrade  mudando processador resolvi pegar de 4 pentes mesmo para dar um upgrade mas de fato parece que não foi uma opção boa que eu fiz. 

"Não importa se está mais ou menos instável: ou está, ou não. E se estiver com instabilidade, você tem que arrumar. Simples assim.

Só o que muda é que com uma frequência maior, a chance de instabilidade abaixa. Mas aí é tentativa e erro, você só vai saber testando"

Bom eu vou testando aqui, de qualquer forma acho que não seja um caso impossível de resolver.

valeu pelas informações ! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...