Ir ao conteúdo

placa-mãe para Processador AMD Ryzen 7 5800X 3.8GHz

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Estou querendo comprar uma placa-mãe e estou de olho na Gigabyte B550M Aorus Elite, ela é o suficiente para o processador AMD Ryzen 7 5800X ?

Postado

É, assim, não faz muito sentido esse kit. O 5800x3d não é um processador para quem está montando um PC novo, é para quem já tem um AM4 e quer o upgrade sem ter que trocar placa-mãe. Mas se vai montar do zero, esquece ele, melhor investir o dinheiro de outra forma.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
17 minutos atrás, JCczar disse:

Estou querendo comprar uma placa-mãe e estou de olho na Gigabyte B550M Aorus Elite, ela é o suficiente para o processador AMD Ryzen 7 5800X ?

A  B550M Aorus Elite é ruim, passa vergonha em todos testes gringos de VRM, não passa de uma Gigabyte B550M DS3H disfarçada.

As melhores opções são ASUS TUF Gaming B550M-Plus, MSI B550M Pro-VDH WiFi e MSI MPG B550 Gaming Plus.

Você já tem o processador? 

• Curtir 2
Postado

estou montando o PC do zero, não tenho nada ainda. estou vendo quais pecas comprar mas meu orçamento é de no máximo 7k

27 minutos atrás, Imakuni disse:

É, assim, não faz muito sentido esse kit. O 5800x3d não é um processador para quem está montando um PC novo, é para quem já tem um AM4 e quer o upgrade sem ter que trocar placa-mãe. Mas se vai montar do zero, esquece ele, melhor investir o dinheiro de outra forma.

tem alguma recomendação? estou com essa Placa de Vídeo MSI NVIDIA GeForce RTX 4060 Ti Gaming X Slim, 16GB, e tava pensando no processador e placa-mãe que citei.

Postado
10 minutos atrás, JCczar disse:

estou montando o PC do zero, não tenho nada ainda. estou vendo quais pecas comprar mas meu orçamento é de no máximo 7k

tem alguma recomendação? estou com essa Placa de Vídeo MSI NVIDIA GeForce RTX 4060 Ti Gaming X Slim, 16GB, e tava pensando no processador e placa-mãe que citei.

O mais lógico é você partir para AM5 da AMD, com Ryzen 5 7600 e ASUS TUF Gaming B650M-Plus, ambos custam abaixo de 1.400. 
As memórias terão que ser DDR5, e realmente não sei indicar o melhor custo-benefício sem pesquisar.

Não faz sentido pagar o valor de um Ryzen 7 5800x, pois como deve saber, a plataforma AM4 chegou ao fim com a chegada da AM5, por isso não compensa investir muito dinheiro nela.
Compensaria gastar com AM4 se estivesse investindo em Ryzen 5 5600 ou Ryzen 7 5700x, junto com uma placa-mãe de 700 reais.

• Curtir 2
Postado

@Crixus Champion Então seria....

Processador: AMD Ryzen 5 7600 3.8GHz (5.1GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads

Placa-mãe: ASUS TUF Gaming B650M-Plus

Placa de vídeo: GeForce RTX 4060 Ti

você recomenda outra placa de vídeo? 

meu orçamento literalmente já estourou mas se vale a pena né....

Postado
12 minutos atrás, JCczar disse:

você recomenda outra placa de vídeo? 

Eu aconselho a comprar tudo semana que vem. A black é na sexta. Até lá monitore preços diariamente.
As lojas entrarão em guerra de preços, considerando que estão lotadas de itens.

Você fala da 4060 ti de 8 ou 16gb?
Tudo depende do preço x desempenho, e preços mudam a toda hora.

Se quiser continuar no AM4 e economizar, basta pegar o Ryzen 7 5700x ao invés do 5800x, possuem o mesmo desempenho. E como placa-mãe tem a MSI B550M PRO-VDH WIFI, que custa 739 na Kabum.

• Curtir 2
Postado

@Crixus Champion estou pesquisando agora sobre o desempenho da de 8GB e 16GB, vejo que no momento a de 8gb já atende mt bem, mas creio eu que os jogos futuramente demandaram a de 16GB, então provavelmente ficarei com a de 16GB. e seguirei a recomendação de começar usando AM5

alias sabe me dizer a diferença dessas duas placas?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25439/placa-de-Vídeo-msi-nvidia-GeForce-RTX-4060-ti-gaming-x-slim-16gb-gddr6-dlss-ray-tracing-912-v517-002

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25438/placa-de-Vídeo-msi-nvidia-GeForce-RTX-4060-ti-gaming-x-16gb-gddr6-dlss-ray-tracing-912-v517-003

estou querendo pegar a slim mas não sei se é pior que a outra

minha outra opção seria essa placa de Vídeo: https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-gigabyte-radeon-rx-7700-xt-gaming-oc-12gb-gddr6-192-bit-gv-r77xtgaming-oc-12gd?gad_source=4&gclid=CjwKCAiA9dGqBhAqEiwAmRpTCyQa4BKX7oFb6QC9o6NqwfjuBlbMFpcYRdSSYTNtQWZ6d7AvIi-8UhoCvMMQAvD_BwE

Postado
38 minutos atrás, JCczar disse:

@Crixus Champion estou pesquisando agora sobre o desempenho da de 8GB e 16GB, vejo que no momento a de 8gb já atende mt bem, mas creio eu que os jogos futuramente demandaram a de 16GB, então provavelmente ficarei com a de 16GB. e seguirei a recomendação de começar usando AM5

alias sabe me dizer a diferença dessas duas placas?

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25439/placa-de-Vídeo-msi-nvidia-GeForce-RTX-4060-ti-gaming-x-slim-16gb-gddr6-dlss-ray-tracing-912-v517-002

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25438/placa-de-Vídeo-msi-nvidia-GeForce-RTX-4060-ti-gaming-x-16gb-gddr6-dlss-ray-tracing-912-v517-003

estou querendo pegar a slim mas não sei se é pior que a outra

Nos números, a diferença está apenas no clock boost, 2670 MHz da Gaming X Slim contra 2640 MHz da Gaming X.
A SLIM tende a ser mais fria por causa dos 3 coolers. Verifique se cabe no gabinete.

Outra coisa, não sei se existe alguma opção melhor nessa faixa de preço, tem muita placa de vídeo no mercado, séries 30 e 40 da Nvidia e RX 6000 e 7000 da AMD

38 minutos atrás, JCczar disse:

@JCczarNão tinha visto essa parte final da postagem. A 7700 XT em desempenho fica um pouco à frente da 4060 ti de 16gb nos testes do Techpowerup e Techspot

Outra opção melhor do que a 4060 ti 16gb é a 3070 ti, que custa na mesma faixa de preço.
Marcas como MSI, ASUS, Galax e Gigabyte dão 3 anos de garantia no Brasil.

• Curtir 2
Postado

@Crixus Champion depois de um tempo pesquisando fiquei com isso:

Placa de vídeo: GIGABYTE RADEON RX 7700 XT GAMING OC, 12GB

Placa-mãe: placa-mãe ASUS TUF Gaming B650M-PLUS, Chipset B650, AMD AM5

Gabinete: Gabinete Gamer Rise Mode Galaxy Glass Standard, Mid Tower, Lateral e Frontal em Vidro Temperado

Water Cooler: Water Cooler Rise Mode, 360mm, AMD/Intel, RGB, 12V

7 Fans: FAN GAMER RISE MODE VIBE MOTHERBOARD RGB 12V 120MM

Fonte: Fonte BRX Rainbow RGB, 850W, 80 Plus Bronze

RAM: Memória DDR5 Geil Polaris, 32GB (2x16GB), 5600MHz

SSD: SSD Kingston NV2, 1TB, M.2 NVMe

agora o que estou mais em dúvida é o processador.... 

https://www.pichau.com.br/processador-amd-Ryzen-5-7600x-6-core-12-threads-4-7ghz-5-3ghz-turbo-cache-38mb-am5-100-100000593wof?gad_source=1&gclid=CjwKCAiA9dGqBhAqEiwAmRpTC3MEAAeP97Hb-6RCPw7wu1Dcxl0_dNiMnxHP89uA030wKyEPrpmGLhoCzg4QAvD_BwE

ou

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23415/processador-amd-Ryzen-5-7600-38ghz-51ghz-turbo-6-cores-12-threads-am5-com-cooler-amd-wraith-stealth-100-100001015box

além de decidir o processador o que acha dos outros componentes todos podem ser usados em conjunto sem problema?

Postado
40 minutos atrás, JCczar disse:

Fonte: Fonte BRX Rainbow RGB, 850W, 80 Plus Bronze

Cara, isso é fonte bomba.
Está investindo uma fortuna no PC, mas a fonte pode pôr tudo a perder.

Quanto ao estilo de gabinete aquário, são bonitos, espaçosos. Não sei como é a refrigeração, já que são fechados.
Desconheço a qualidade do WC da marca, sei que são baratos. 

Eu pegaria o processador mais barato, considerando que os 2 são 6 cores e 12 threads e com mesmos valores de cache. A diferença fica no clock de cada um. O 7600x também deve ser mais quente por causa do tdp maior.

• Membro VIP
Postado

Primeiramente pare de encher o aquário de fans o ideal são 3 lateral e as do Watercooler daí já chega se não vai turbilhonar o fluxo de ar

Se for usar Watercooler da ryse mode use de 360mm pois eles são meio "genéricos" e possuem baixo cfm das fans .

Para fans RGB ou argb tem a cooler master sickleflow 120mm e a aigo air 12 pro e lembre-se que precisa de uma controladora de 4 pinos pra isso 

Um water cooler melhor para a sua configuração visando economizar é colocar um cooler master masterliquid ml360l v2 ( ou 240l ) no topo e 3 fans na lateral

• Curtir 1
Postado

@Crixus Champion

3 horas atrás, Crixus Champion disse:

Cara, isso é fonte bomba.
Está investindo uma fortuna no PC, mas a fonte pode pôr tudo a perder.. 

Qual fonte você me recomenda para o PC? uma 80 plus gold? 850w ou menos? 

Postado
3 horas atrás, STAR ALPHA disse:

Primeiramente pare de encher o aquário de fans o ideal são 3 lateral e as do Watercooler daí já chega se não vai turbilhonar o fluxo de ar

Se for usar Watercooler da ryse mode use de 360mm pois eles são meio "genéricos" e possuem baixo cfm das fans .

Para fans RGB ou argb tem a cooler master sickleflow 120mm e a aigo air 12 pro e lembre-se que precisa de uma controladora de 4 pinos pra isso 

Um water cooler melhor para a sua configuração visando economizar é colocar um cooler master masterliquid ml360l v2 ( ou 240l ) no topo e 3 fans na lateral

Então sou bem leigo em relação a air flow e water cooler e gabinetes. segui a recomendação do fabricante do aquário rsrsrsrs.

Mas sobre o ARGB estou mais propenso ao RGB mas n sei mt a diferença e pelo que vi o water cooler e as fans tem que ser as mesmas, e a placa-mãe tem que aceitar RGB ou ARGB, so sei que ASUS aceita RGB não sei se tem ARGB.

pelo que disse o water cooler no teto e 3 fans na lateral? excluindo somente a parte de baixo e frontal que creio eu q não tem no gabinete.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

A diferença entre argb e RGB é que o argb oferece uma maior variedade de estilos e cores , enquanto o RGB é o famoso red green blue com menos efeitos e menos personalização 

Quanto as fans RGB pode ligar em série sem controladora 

Não confunda RGB 4 pinos 12v com Addressable RGB 3 pinos 5v são conectores diferentes 

Mas para facilitar a organização de cores e cabos pegue um Ml360l argb ou ml240l e um kit 3 fans aigo air 12 pro e uma controladora no ALI 

47 minutos atrás, JCczar disse:

que disse o water cooler no teto e 3 fans na lateral?

Isso é o suficiente mais do que isso atrapalha 

• Curtir 1
Postado

@STAR ALPHA estava vendo um unboxing do WATER COOLER MASTER LIQUID ML360L v2 ARGB, vi que ele já vem com tudo até mesmo a controladora, minha placa também aceita ARGB e tem ate um sistema pro controlar pelo PC.

então ficaria:

Water: https://www.pichau.com.br/hardware/cooler-processador/water-cooler-cooler-master-masterliquid-ml360l-v2-argb-mlw-d36m-a18pa-r2?gad_source=1&gclid=CjwKCAiA9dGqBhAqEiwAmRpTCyti1ZPKwJlc51wIPFzapw1d82BAnRPTJC-cTMLk67lRzlqXC6QAvRoCriAQAvD_BwE

4 fans: https://www.kabum.com.br/produto/232321/cooler-fan-cooler-master-sickleflow-120mm-argb (1 na parte traseira e 3 lateral)

a controladora que vem é o suficiente? 

o cara mostra a controladora no 3:30 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, JCczar disse:

a controladora que vem é o suficiente? 

Sim a controladora que vem é suficiente , ela suporta 6 fans .

(1 na parte traseira e 3 lateral)

Errado não coloque fan na traseira pois ela rouba ar do Watercooler , apenas 3 na lateral e o Water Cooler no topo. 

vi que ele já vem com tudo até mesmo a controladora

Desculpe pelo erro no post anterior eu tinha esquecido que ele vem com controladora 

• Curtir 1
Postado

Aproveitando a onda, eu to quase na mesma linha que a pessoa do post, estou procurando placa-mãe que funcione com ARGB... estou evitando comprar controlador para isso.
Meu processador tambem é o 5800x

• Membro VIP
Postado
17 minutos atrás, JCczar disse:

no caso dessa configuração de fans ela é a mais indicada pra esse gabinete?

Sim a configuração de fans mais indicada são o Watercooler no topo e 3 fans na lateral apenas isso é o ideal pra ter um bom air flow

1 hora atrás, Rdiaz1234 disse:

Aproveitando a onda, eu to quase na mesma linha que a pessoa do post, estou procurando placa-mãe que funcione com ARGB... estou evitando comprar controlador para isso.
Meu processador tambem é o 5800x

O Ryzen 7 5800x é am4 e a maioria das placas de entrada não tem argb ou tem poucos conectores então pode ficar com a ASUS b550 tuf gaming ou msi b550 gaming plus mesmo

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado
14 minutos atrás, STAR ALPHA disse:

Sim a configuração de fans mais indicada são o Watercooler no topo e 3 fans na lateral apenas isso é o ideal pra ter um bom air flow

O Ryzen 7 5800x é am4 e a maioria das placas de entrada não tem argb ou tem poucos conectores então pode ficar com a ASUS b550 tuf gaming ou msi b550 gaming plus mesmo

Boto fé, triste... parece que vou ter que arrumar um controlador externo mesmo. Se eu soubesse disso a 5 meses atrás eu teria comprado um processador am5.

Valeu!

Postado

PC FINAL: 

Placa de vídeo:  GIGABYTE RADEON RX 7700 XT GAMING OC, 12GB, GDDR6, 192-BIT, GV-R77XTGAMING-OC-12GD

Placa-mãe:  ASUS TUF Gaming B650M-PLUS, Chipset B650, AMD AM5

Processador: Processador AMD Ryzen 5 7600X 4.7GHz (5.3GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, AM5, Sem Cooler, 100-100000593WOF

Gabinete: Rise Mode Galaxy Glass Standard, Mid Tower, Lateral e Frontal em Vidro Temperado

Water Cooler: MASTERLIQUID ML360L V2 ARGB, MLW-D36M-A18PA-R2

3 Fans: VENTOINHA COOLER MASTER SICKLEFLOW 140 ARGB, MFX-B4DN-14NPA-R1

Fonte: PICHAU NIDUS, 850W, PCIE 5.0, FULL MODULAR, 80 PLUS GOLD, PG-8501-BR

RAM: Memória DDR5 Geil Polaris RGB, 32GB (2x16GB), 6000MHz, Grey, GOSG532GB6000C38BDC

SSD: Hiksemi Future Lite, 1TB, M.2 2280 NVMe, Leitura 7000MBs e Gravação 6000MBs, HS-SSD-FUTURE LITE 1024G

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...