Ir ao conteúdo

Fonte estabilizada

Beppe

Posts recomendados

Postado

O transformador de 110/12VAC do switch queimou, e na assistência técnica disseram que precisa ser uma fonte estabilizada(que não oscila a tensão), e essa custa mais caro(R$ 38).

O que eu quero saber é como esta fonte será ligado em um no-break(acho que é filtro de linha também, mas não o tenho aqui agora), é necessário este tipo de fonte ou a normal serve?

Brigadão. :P

• Membro VIP
Postado

Pelo que entendi, o que o técnico lhe disse é o seguinte. O aparelho deve ser ligado numa fonte estabilizada. Não quer dizer o nobreak e sim, o tipo de sistema usado para manter a tensão dessa fontezinha com os valores estáveis.

Uma fonte "comum" pode ter somente transformador e diodos. Funciona? Sim, mas a saída varia muito, conforme a solicitação da carga. Ou seja, essa fonte não seria "estabilizada".

Estabilizada quer dizer que a fonte tem uma etapa de controle que mantém a tensão de saída, o mais próximo possível do valor nominal, independentemente da carga. Pode ser com diodo zener, com regulador, zener, capacitores, etc....

Postado

Obrigado pelas explicações, MEIRANETO. Isto é pra mim aprender a não queimar este tipo de coisa.

Valeu, cara! :joia:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...