Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera, obrigado por lerem esse post.

Venho aqui mais uma vez para sanar um dúvida: i5 11400f ou r5 5600?

Há algumas semanas em que pensei que havia decidido em definitivo qual processador escolher para minha futura config (No caso o r5 5600). Contudo, um email da Terabyte mudou tudo: Um i5 11400f na promoção pelo mesmo preço do r5 5600. Sinceramente, é uma dúvida cruel. Ambos são 6/12, possuem desempenho parecido e estão custando a mesma faixa de preço. Contudo, o que me faz tombar para o lado da Intel é que sempre usei processadores do lado azul da força. Nunca tive problemas com Intel, mas até onde sei nunca vi pessoas terem grandes problemas com ryzens. Acredito que não terei uma experiência tão distinta em qualquer uma das opções, mas queria saber, para tarefas no geral, qual seria o melhor?

Meu uso será especificamente para jogos, mas nada impede que futuramente possa utilizar para edição de imagens e vídeos, além de programação (O que não é algo muito pesado, eu sei). Espero que solucionem minha incógnita.

Como último adendo, gostaria que não fossem "clubistas". Quero saber o melhor. Confesso que talvez eu prefira Intel, porém nada me impede de escolher a AMD, porém com base em argumentos válidos.

Agradeço desde já.

Postado

Primeiro de tudo, não compre na Tera.

Segundo, se ambos estão o mesmo preço, então não tenha dúvida: Ryzen 5600. Não só tem mais desempenho, a plataforma também é superior, então tem 0 motivo para comprar essa geração morta. Aliás, já adiantando, montar Intel só faz sentido hoje se for do 13600k para cima, qualquer coisa menos e é melhor ir de AM4.

• Curtir 2
Postado

"Promoção" com i5 11400f custando o mesmo do Ryzen 5 5600, só pode ser armadilha do Tiozão da Terabyte querendo desovar produtos. 
LGA1200 realmente não faz sentido, onde os processadores de 11ª geração foram irrelevantes frente à série Ryzen 5000, e o 11400f não se compara ao 5600. Para quem já possui, tudo bem, mas comprar agora é suicídio financeiro. 

Se gosta de intel tanto assim, vá de LGA1700.

Postado
8 horas atrás, Crixus Champion disse:

"Promoção" com i5 11400f custando o mesmo do Ryzen 5 5600, só pode ser armadilha do Tiozão da Terabyte querendo desovar produtos. 
LGA1200 realmente não faz sentido, onde os processadores de 11ª geração foram irrelevantes frente à série Ryzen 5000, e o 11400f não se compara ao 5600. Para quem já possui, tudo bem, mas comprar agora é suicídio financeiro. 

Se gosta de intel tanto assim, vá de LGA1700.

Realmente, a linha Ryzen tem maior custo-benefício, custando menos e entregando mais que a gen 11.

Até gostaria, porém os preços da LGA 1700 são ridiculamente caros. Na questão do processador, talvez eu pagasse apenas 100 reais a mais num i5 12400f que num 5600, porém o principal ponto é placa-mãe, onde a placa-mãe mais ridícula da Intel tem o mesmo preço de uma placa decente da AMD. No meu caso pretendo pegar uma msi b550 vdh wi-fi. Caso tenha alguma recomendação de placa-mãe que custe na faixa de 700 reais e que seja LGA 1700 gostaria da recomendação. Caso contrário pretendo ir de Ryzen.

Postado
2 horas atrás, Felipovisk22 disse:

porém o principal ponto é placa-mãe, onde a placa-mãe mais ridícula da Intel tem o mesmo preço de uma placa decente da AMD. No meu caso pretendo pegar uma msi b550 vdh wi-fi. Caso tenha alguma recomendação de placa-mãe que custe na faixa de 700 reais e que seja LGA 1700 gostaria da recomendação

Esse é o problema. Modelos decentes como Gigabyte B660M Gaming X e Gigabyte B660M Aorus PRO custam 8xx e 9xx respectivamente. No momento a Gigabyte B660M Gaming X está 790 numa loja do marketplace da Kabum, Gigantec.

Postado
10 horas atrás, Crixus Champion disse:

Esse é o problema. Modelos decentes como Gigabyte B660M Gaming X e Gigabyte B660M Aorus PRO custam 8xx e 9xx respectivamente. No momento a Gigabyte B660M Gaming X está 790 numa loja do marketplace da Kabum, Gigantec.

entendi. Acho q realmente não é viável. Acredito que vou de Ryzen. Fazendo a cotação, eu gastaria respectivamente os seguintes valores para cada config:

i5 12400f - R$850,00 (Preço de black)

B660M Gaming X - R$750,00 (Preço de black)

Total: R$1.600,00

r5 5600 - R$750,00 (preço de black)

MSI B550 PRO-VDH WIFI - R$680,00 (Preço de black)

Total: R$1.430,00

Dá uma diferença de quase 200 pila, o que já faz diferença visto que meu orçamento é limitado. Para acompanhar a config penso em pegar uma rx6600, então nisso já se vão mais R$1.200,00, ou seja, só nessa brincadeira já iria sair mais de R$2.600,00 se fosse de Ryzen e pelo menos R$2.800,00 de Intel, isso que ainda não comprei a fonte, que ainda se vão mais R$300,00.

Tendo isso em mente, acho que Ryzen ta saindo num melhor custo-benefício atualmente.

Postado
Em 22/11/2023 às 06:22, Felipovisk22 disse:

... Meu uso será especificamente para jogos, 

... talvez eu pagasse apenas 100 reais a mais num i5 12400f que num 5600, 

Se o uso for "PC gamer", nem mesmo o i5-13400F tem vantagem sobre o Ryzen 5600, pode-se dizer que empatam no FPS, com o i5-13400F custando quase o dobro e consumindo mais. Considerando o desempenho multitarefas o i5-13400F é um CPU melhor.

Intel vale a pena do i5-14600K/KF até o i7-14600K/KF - este em casos específicos.

i5xR5.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...