Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Estou pensando em aposentar meu PC velho de guerra após 13 anos e montar um novo, pois já vejo certas limitações para as aplicações recentes e jogos que rodavam bem e já não rodam mais, creio ser devido a drivers da GPU e atualizações do Windows.

A configuração atual: i7-860, ASUS P7P55D-E Pro, 8GB (4x2GB) Corsair Dominator DDR3, GeForce GTS450 1GB, SSD 512GB (originalmente era 2x320GB em RAID0, foi adicionado um SSD 120GB aos 2 anos de uso, esse ano retirei isso tudo e passei para um SSD), fonte OCZ 600w, gabinete Cooler Master 334 nVidia Edition.

Monitor LG 23" FullHD

A ideia é montar um PC para os próximos 8, 10 anos.

Tenho uma configuração em mente, que seria:

i7 14700k (pode ser até o sem k, pois não pretendo fazer overclock, mas é o que tem a venda)

Gigabyte Aorus B760m DDR5

32 ou 64GB DDR5 (Corsair ou GSkill)

1 SSD NVMe 1TB Gen4

GeForce RTX 4060 (talvez use a gpu integrada por um tempo, depois pegar essa ou alguma melhor)

Fonte 850w

Tenho algumas dúvidas:

Vi que essas últimas gerações Intel são muito quentes, e que pra dar conta, tem que usar aqueles air coolers de 120mm duas fans (um trambolho na minha opinião, não usaria) ou usar um WC de 360mm (gostaria de reaproveitar meu gabinete, mas vejo que ser for isso mesmo, terei que fazer um casemod, removendo as chapas das baias e travar o radiador na frente, já que ele é aberto com filtro) ou seria melhor ir para um mais moderno já voltado pro padrão de montagem de hoje?

Memórias: pelas especificações do i7 14700k, só aceita memórias até 5600, posso usar frequências maiores? O que é melhor, usar 2 ou 4 pentes de memória? 32GB é suficiente ou 64GB é exagero?

Fonte 850w é muita coisa? Pensando num upgrade futuro de GPU, isso se eu fizer hehehe (visto que coloquei a GTS450 e fiquei com ela até hoje).

Qual a finalidade desse PC? Usar para jogos, estudo e trabalho.

A questão de temperatura que me desanimou um pouco, tem que ter um bom arrefecimento para não fritar...

A pergunta que fica: monto um agora ou espero a próxima geração pra ver o que vai dar? Sobrevivi 13 anos nessa configuração, um ano a mais dá pra esperar....

Estou aberto a sugestões, obrigado desde já pela ajuda.

Postado

cara, já que vai montar um pc novo, compra um gabinete decente, coisa de 200 reais já pega um bom com airflow legal e ventoinhas inclusas. quanto ao processador, eu iria de amd, atualmente estão com custo-benefício muito melhor, basta você falar seu orçamento que posso dar umas sugestões. quanto às memórias, você pode usar mais de 5600mhz se fizer overclock, mas de verdade, a não ser que você seja um maníaco, não tem necessidade nenhuma. se seu intuito é jogar, o negócio é focar em pegar uma gpu forte. no preço da 4060 tem opções mais custo benefíco da amd, como a 6700xt com 12gb de vram, muito mais longevidade. quanto a fonte, sim, 850w é muito. pode pegar uma de boa qualidade de 650w como a mwe v2 da coolermaster ou se quiser algo ainda melhor uma 650w gold da superflower, pra 6700xt basta. se quiser algo pra upgrade, pega uma superflower de 850w gold. agora quanto a montar agora ou depois, se você pode esperar 1 ano, espere, provavelmente as peças da nova geração dd5 estarão mais barantes e te oferecerão uma plataforma com maior longevidade.

Postado

Vamos por partes:

1. Se você quer um PC para durar, esquece Intel, não é essa a plataforma para sua máquina. Monte um AM5: tem 8 anos de lançamento e até hoje AM4 ainda está recebendo suporte, a AMD provou que está comprometida com usuários de longo prazo. No caso, o conselho seria um 7800x3D, que é o melhor processador do mercado hoje em dia, ou então um 7700x se quiser economizar um pouco (e aí você faz um up daqui uns 4~5 anos).
  2. Esquece 64gb, é dinheiro jogado fora e de brinde ainda prejudica o desemepenho da máquina. Fique com 2x16.
  3. Tá muito desequilibrada essa configuração. Invista um pouco menos no processador e um pouco mais na placa de vídeo.
  4. Não precisa de WC de 360mm, embora eles sejam úteis para arrumar o airflow do seu PC, caso o gabinete suporte. Mas de qualquer forma, um de 240 já é ótimo.
  5. Ah, e por falar em gabinete, aproveite e já troque por um mais moderno para dar uma renovada completa na máquina.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...