Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou tentando formatar meu computador mas fica aparecendo a mensagem "O Windows não pode ser instalado neste disco. O disco selecionado tem uma tabela de partição MBR. Nos sistemas EFI, o Windows somente pode ser instalado em discos GPT."

Eu tenho um SSD NVMe de 240gb e um HD de 1 tera, o SSD uso pra instalar o windows e o HD uso como armazenamento. Os dois estão formatados em MBR. Minha BIOS estava em UEFI e eu coloquei em Legacy pra poder usar o MBR. Deu o erro. Tentei voltar pro UEFI e formatar os discos pra GPT mas, mas na hora de clicar em avançar, da erro novamente dizendo "Não foi possível criar uma nova partição ou localizar uma existente"... Sendo q no diskpart eu criei a partição e ela aparece na tela (unidade 1 partição 1 - sistema). Ou seja, nenhuma das duas opções está funcionando.

Alguém me ajuda por favor, minha placa é uma ab350gaming3 da gigabyte.

Postado

@galodovigor Qual é o motivo da preferência por MBR? É um formato antigo, GPT é melhor.

NVMe precisa trabalhar em GPT/UEFI.

O motivo de não estar conseguindo instalar é provavelmente porque não tem espaço no disco. Se não tiver nada no SSD simplesmente delete todas as partições e deixe que o instalador do Windows crie todas as partições necessárias.

Postado

@Gui GC Olá, eu não tenho preferência, o que acontece é q tava dando erro nas duas opções...
o que resolveu por hora, foi ir na BIOS e colocar o modo uefi + legacy, assim foi, mas agora deu outra dor de cabeça, quando o windows termina de instalar, ao invés de iniciar a tela das configurações finais, o pc reinicia e volta de novo pra tela de instalação, mesmo retirando o pendrive e colocando o boot pro SSD onde instalei.

Pior, quando tento bootar pelo SSD, aparece uma tela preta escrito "sistema operacional não encontrado. tente desconectar unidades que não contenham sistema operacional"

Ja tentei tirar o HD do cabo e iniciar só com o SSD e não resolveu.

Tentei reinstalar de novo, também não resolveu. D=

Os 2 discos estão com 0 arquivos, a primeira coisa q fiz antes da instalação foi formatar os 2 pelo diskpart porque na minha cabeça ia demorar menos. Só tem 1 partição com o tamanho total nos 2. As duas estão como primárias, será q é esse o problema?

o que eu fiz no diskpart foram esses comandos:

clean

convert

create partition primary

active

format fs=ntfs quick

assign

Agora depois desse problema também fiz o que você sugeriu, de formatar pela tela mesmo, mas não resolveu... continua reiniciando em looping.

Por agora, retirei o pendrive e vim no outro pc reinstalar a midia pra ver se não é esse o problema... se tiver mais sugestões agradeço, já n sei mais o que faço.

Postado

@galodovigor Se só tem uma partição com tamanho total em ambos os discos, está errado.

O Windows vai criar uma partição de BOOT com 100mb em UEFI, uma partição de Recuperação em torno de 500mb e a partição de dados com o que sobrar.

Só deixe o NVMe conectado, delete todas as partições e formate.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!