Ir ao conteúdo

Se meu PC consumir mais do que a fonte, ela pode queimar e estragar o resto?

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Salve! Recentemente perguntei a respeito de upgrade pro meu PC nessa black friday e acabei comprando uma VGA mais potente do que imaginei (promoção boa), junto disso, fiz upgrade no processador e agora me veio a dúvida sincera e que não pensei antes: Se minha config nova, precisar de mais Watts do que minha fonte entrega, pode ocorrer um curto e queimar a fonte junto com alguns componentes??

Minhas configurações são:

Placa-mãe: ASRock A320M-HD;

Processador: Ryzen 5 2400g com GPU Radeon Vega 11 (1gb), 6mb de cachê, quad-core, 8 threads;

RAMs: 2x8gb Asgard 3200mHz (uso atualmente em 2993mHz por causa do processador que dá problema se usar a 3200);

Fonte: Corsair VS600 (600w) 80 plus.

COMPREI (mas ainda não instalei):

Placa de vídeo: RX 6750XT 12gb

Processador: Ryzen 5 5600 (não é o G nem o X).

Vi que a fonte recomendada para a VGA é de pelo menos 650W, mas também vi reviews falando que se não estressar muito a placa e nem ficar jogando em Alta resolução, uma fonte de potência menor, serviria... Mas estou com receio. 

Agradeço desde já!

• Solução
Postado
13 minutos atrás, Filipe_Oliveira disse:

Se minha config nova, precisar de mais Watts do que minha fonte entrega, pode ocorrer um curto e queimar a fonte junto com alguns componentes??

Respondendo a pergunta diretamente, não deveria. Fontes boas, além de naturalmente aguentarem uma margem de sobrecarga, também tem mecanismos de proteção para desligar a fonte de maneira segura caso você exija de mais dela. Além disso, picos de consumo rápidos também não são muito problema.

Mas sabe como é. O mundo real é... real, não teórico. Na prática, é possível queimar sim, se as condições forem propícias para isso: se o projeto é ruim, se a temperatura ficou elevada de mais (deu 40C outro dia aqui no Brasil, lembra), se houve algum defeito de fabricação, se a fonte já muito velha e está deteriorando com o tempo, etc.

No seu caso, não precisa se preocupar. Sua fonte é mediocre, sim, mas o consumo dessa máquina está bem abaixo dos 600w que ela deveria conseguir entregar, então teoricamente você pode ficar tranquilo.

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, Filipe_Oliveira disse:

@Imakuni valeu pelo "medíocre" 🤣

Com 8 letrinhas (e um acento agudo) você consegue resumir bem "boa definitvamente não é, mas não é tão lixosa a ponto de dizer que é ruim".

Postado

@Imakuni Consegue me indicar uma boa? Quando for trocar, irei comprá-la. E outra (aproveitando que você é inteligente). Fiz uma pergunta há um tempo atrás e me disseram que minha placa-mãe com a BIOS atualizada, suporta até o 5700X, porém, não vi nenhuma informação dessa no site da ASRock... saberia me dizer se consigo utilizar meu novo processador nela? E se o processador não for compatível com a BIOS, não há chance de estragá-lo né? Apenas, não irá funcionar. Certo?

Postado
11 minutos atrás, Filipe_Oliveira disse:

@Imakuni Consegue me indicar uma boa? Quando for trocar, irei comprá-la.

Deixe para se preocupar com isso só na hora da compra. Por exemplo, teve ano em que a recomendação eram as CX da Corsair, teve ano das PCYES Electro, até mês passado a gente recomendava a MSI MAG (só que descobrimos recentemente falcatrua de projeto), XPG Pylon também entra no mesmo caso... não adianta pensar nisso agora.

11 minutos atrás, Filipe_Oliveira disse:

E outra (aproveitando que você é inteligente). Fiz uma pergunta há um tempo atrás e me disseram que minha placa-mãe com a BIOS atualizada, suporta até o 5700X, porém, não vi nenhuma informação dessa no site da ASRock... saberia me dizer se consigo utilizar meu novo processador nela? E se o processador não for compatível com a BIOS, não há chance de estragá-lo né? Apenas, não irá funcionar. Certo?

Eu acredito que sim, as AGESA mais recentes tem suporte para esse processadores. Provavelmente é só a ASRock sendo preguiçosa... eu arriscaria tentar na minha máquina, mas nunca que eu vou recomendar algo que não tenho certeza para os outros. De qualquer forma, o máximo que pode acontecer é não ligar.

• Obrigado 1
Postado
21 minutos atrás, Imakuni disse:

Provavelmente é só a ASRock sendo preguiçosa... eu arriscaria tentar na minha máquina, mas nunca que eu vou recomendar algo que não tenho certeza para os outros. De qualquer forma, o máximo que pode acontecer é não ligar.

@Imakuni Meu receio é atualizar pra BIOS nova, meu Ryzen 2400g perder o suporte e não ter suporte pro 5600 😂

Você disse em uma outra postagem minha que minha 6750XT poderia dar gargalo no meu processador 2400g. Mas enquanto n troco o processador, a placa-mãe não vai interferir e suporta numa boa pelo menos né? Vou juntar pra comprar uma placa-mãe nova e aí, fazer a atualização da BIOS da atual pra verificar se tem suporte, se não tiver, compro outra placa-mãe... se tiver, compro outro hardware rs

Postado
3 minutos atrás, Filipe_Oliveira disse:

@Imakuni Meu receio é atualizar pra BIOS nova, meu Ryzen 2400g perder o suporte e não ter suporte pro 5600 😂

Segundo o site, você só perde suporte para as APU lascadas. O 2400g em tese não tem esse problema.

4 minutos atrás, Filipe_Oliveira disse:

Você disse em uma outra postagem minha que minha 6750XT poderia dar gargalo no meu processador 2400g. Mas enquanto n troco o processador, a placa-mãe não vai interferir e suporta numa boa pelo menos né? Vou juntar pra comprar uma placa-mãe nova e aí, fazer a atualização da BIOS da atual pra verificar se tem suporte, se não tiver, compro outra placa-mãe... se tiver, compro outro hardware rs

Sim, sua placa atual não é problema.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...