Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador com temperaturas instaveis


Ir à solução Resolvido por Leo Collette,

Posts recomendados

Boa noite/boa tarde

Fiz um upgrade de um Ryzen 5 2600 com cooler de fabrica para um Ryzen 7 5800x3d com water cooler cooler master 240 RGB

porém estou tendo temperaturas BEM instaveis, ao simplesmnete estar com computador ligado ele chega a 70º e quando começo um stress de cpu ele chega fácil fácil a 90º

Verifiquei a instalação do water cooler 3 vezes, a pasta termica estou usando a que veio com o water cooler, ela sempre esta em contato e com quantidade consideravel, retirei o plastico do water cooler e mesmo assim nada fica nessa instabilidade e fui testar alguns jogos e eles chegam a rodar na media dos 80º mas mesmo assim esta muito alto para um water cooler desses, realmente estou sem ideia doque pode estar causando isso

image.png.ebd52d2d2e4d2b97f093ab004bb1e9a4.pngFoto com o pc parado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, tive um caso parecido com o seu, instalei water cooler para Ryzen 5 5600, e pegava 80°c ingame, fui ver e estava mal parafusado a bomba (os parafusos não estavam parafusados até o fim) e então não fazia o contato 100% com cpu, se possível confira isso em específico.


Confira também na BIOS se sua bomba está para trabalhar em 100%.
Em ultima hipotese, eu recomendaria undervolt pra redução de temperatura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Augusto Coração disse:

fiz o teste, verifiquei os parafusos e todos perfeitamente encaixados, esta com contato inteiro com o processador 

a print é com teste de 10segundos no stess da cpu

Ah, agora sim.

 

Sendo bem sincero, está condizente... ~120w de consumo numa área pequena com um radiador relativamente simples e uma distância entre o núcleo e o IHS maior (por causa do cache 3D), bater 90C no Brasil faz todo sentido. A forma de baixar é diminuindo a tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakunio que é loucura é ele pegar essas temperaturas em questão de segundos , mesmo em standby ele pega 80 graus sabe, se ele esta no padrão de 40 graus e eu coloco para stressar ele, é 4 segundos ele bate 90 graus, é um water cooler de 240 mm deveria suportar um pouco mais n?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Augusto Coração disse:

o que é loucura é ele pegar essas temperaturas em questão de segundos

Isso é normal. Colocou carga, a temperatura dispara. Sobe um pouco mais com o tempo, mas o grosso da mudança (tanto para cima como para baixo) é instantâneo.

 

3 minutos atrás, Augusto Coração disse:

mesmo em standby ele pega 80 graus sabe, se ele esta no padrão de 40 graus e eu coloco para stressar ele, é 4 segundos ele bate 90 graus,

Ei, pera, como assim em idle fica a 80C? Porque não é isso que os prints estão mostrando.

 

3 minutos atrás, Augusto Coração disse:

é um water cooler de 240 mm deveria suportar um pouco mais n?

De novo, alto consumo de energia em pouca área de contato, com um processador que tem uma taxa de transferência de calor pior do que o normal por causa da barreira de cache 3D. Não é tanto culpa do seu water.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuniidle n exatamente mas baixando qualquer jogo por exemplo,  só baixando o jogo ele estava ficando numa média de 80°

Teria como abaixar a voktagem para diminuir a temperatura,  nem q seja um pouco porque pelo que vi no site 90° é o limite, se eu pudesse ficar um pouco a baixo disso no stress seria perfeito

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!