Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! Tudo bem?

Não entendo muito sobre Fans e queria a ajuda de vocês. Comprei um novo gabinete (MasterBox Q500L) e placa de vídeo e já montei ele todinho. No momento está só com dois fans enormes, mas quero tirar eles e colocar outros fans para melhorar a refrigeração, e também dar mais personalização pra ele.

Tenho essa placa ASUS B150M-C/BR que permite colocar apenas 2 fans de 4 pinos + o da CPU.

Eu queria colocar 2 fans em cima, 2 em baixo, 1 atras e talvez, um na frente. Pra isso, comprei 6 fans ARGB Aigo-z12, desse modelo aqui: https://pt.aliexpress.com/item/1005005980159023.html

Quando eles chegarem, alguém sabe me orientar a melhor forma de instalar eles, de forma que eu consiga gerenciar o RGB pelo computador mesmo (talvez com aura sync?).

Entendo que pra isso eu precisaria de uma controladora, certo? Se sim, e for possível, conseguem me indicar controladoras em conta, e me explicar como eu instalaria esses fans?

A controladora seria conectada onde? No próprio conector de fan de 4 pinos? 🤔

Sou bem leigo nessa parte de fans. Obrigadooo! 🙏🏻

Postado

@MikeClow Como o seu PC não tem porta RGB ou ARGB, vai precisar de uma controladora com controle. Porque não vai ter como a placa-mãe mandar o sinal para as fans.

Enquanto a questão do conector PWM é mais simples, cada conector de 4 pinos pode fornecer energia para alimentar 3 ou 4 fans ligados em série. Só precisaria de um splitter, mas muito provavelmente a controladora que você comprar terá conectores para os PWM e tudo vai ser alimentado pela fonte.

Postado

@Gui GC Muito obrigadoo! Eu achei que pela placa-mãe ser da ASUS eu conseguiria controlar o RGB de alguma forma via software no computador pela Aura kkkk

Obrigado por me esclarecer. Você sabe de alguma controladora boa pra indicar?

Postado
Citação

No momento está só com dois fans enormes, mas quero tirar eles e colocar outros fans para melhorar a refrigeração, e também dar mais personalização pra ele.

ARGB Aigo-z12,

Não é especificado qual fan vem no Cooler Master MasterBox Q500L, mas os fans da Cooler Master costumam ser bons, e se for de 140mm melhor ainda.

Estas Aigo Z1 são fracas - prometem 50 CFM, mas é sabido que o CFM nas especificações das Aigo é "fake", então é provável que a troca vá piorar.

Além disso o CM Masterbox Q500L tem airflow deficiente, porque por baixo da tela mesh tem uma chapa de aço com furos muito pequenos e espaçados, caso queira saber mais a respeito veja este vídeo. Essa furação foi melhorada nos novos CM Q300L V2 e CM QUBE 500 FLATPACK.

Controladora/HUB PWM CoolMoon 

• Tem conector PWM para 8 fans
  • Tem conector ARGB (3 pinos 5v) para os LEDs de 8 fans e mais 2 conectores para fitas de LED.
  • Controla o "frufru" dos LEDs pelo controle remoto IR e pelo botão LED ou Reset do gabinete, além de pela  placa-mãe - o que não é o caso da sua antiga.

Atenção, não compre o modelo mais barato que tem conector de 6 pinos, compre o que tem conector de 4 pinos PWM e 3 pinos ARGB 5v individuais. Esquema de ligação:

CoolMoon.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...