Ir ao conteúdo

Fonte Cougar GEX 750 suporta essa config após adicionar uma GeForce RTX 4080?

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Processador : Intel Core i7-13700KF, 16-Core, 24-Threads, 3.4GHz (5.4GHz Turbo), Cache 30MB, LGA1700

Placa de Vídeo Zotac Gaming NVIDIA GeForce RTX 2060, 6GB, GDDR6 - ZT-T20600H-10M

memória RAM : Corsair Dominator Platinum RGB, 32GB (4x8GB), DDR4, 3200MHz, C16

placa-mãe : MSI MAG Z790 Tomahawk WIFI DDR4, Socket LGA1700, ATX, Chipset Intel Z790, MAG Z790 TOMAHAWK WIFI DDR4

SSD Lexar Professional NM800 Pro, 2TB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 7500 MB/s, gravação 6500 MB/s

Water Cooler : Water Cooler EVGA CLC, 360mm (3x 120mm), Closed Loop CPU Cooler, AMD/Intel

Fans : 5 de 120mm na Controladora

Fonte Fonte Cougar GEX 750 Full Modular 80Plus Gold, GEX750

Outros :
Suporte p/ Placa de Vídeo com RGB
Suporte para HeadSet com RGB

Teclado Magnético com RGB
Mouse Gamer com RGB
Headset Wireless

Microfone Vedo VD800 USB

Monitor LG UltraGear 27' IPS, Wide, 240 Hz, Full HD, 1ms, FreeSync Premium, HDR 10, 99% sRGB, HDMI/DisplayPort, VESA

Pretensões : Mudar todos os periféricos para a linha Gamer Logitec, como mousepad que recarrega o mouse..(Não sabia se seria uma informação útil..) e usar o suporte RGB e fan RGB adicional que vem com a placa de vídeo.

Tenho como pretensão comprar uma Placa de Vídeo GALAX GeForce RTX 4080 SG 1-CLICK OC, 16GB, GDDR6X, 256-BIT, mas não sei se minha Fonte atual suportaria com sobra, se quebraria um galho até comprar uma melhor ou se realmente só devo usar essa nova placa em uma fonte com mais watts, lembrando que sempre compraria 80 Plus Gold e Modular..

Tentei descrever o máximo de coisas que estão conectadas ao computador e que possa somar no consumo total..

Uma outra questão é que não sei se a GPU caberia no gabinete Gabinete Gamer Pichau Lark Vidro Temp Preto, PG-LK-01, lembrando que uso um Liquid Cooler de 360 na parte frontal..

Fico grata a quem se dispor a me ajudar a tirar essas dúvidas! ❤️

• Curtir 1
Postado

@Treason  De acordo com o site do fabricante da placa galax RTX 4080:

Minimum 750W or greater system power supply
(Minimum is based on a PC configured with a Ryzen 9 5900X processor. Power requirements can be different depending on system configuration.)

O tdp do R9 5900x é de 105w.

De acordo com o site do fabricante..., o tdp do seu processador é 125w (clock básico).

No turbo, sobe pra 253w.

Resumindo...

Sua fonte cougar 750w, não aguentará a adição da galax RTX 4080.

O espaço que a placa de vídeo ocupará é:

Dimensions(with Bracket): 352 * 153 * 66mm

Dimensions(without Bracket): 336 * 138 * 66mm

O espaço interno do gabinete é:

Comprimento máximo da GPU: 350 mm

Caso não use suporte, dá pra instalar a placa de vídeo no gabinete.

• Moderador
  • Solução
Postado

@Treason Em relação ao consumo da RTX 4080:

image.png

Perceba que durante os jogos o máximo que ela puxa são 300W e em testes de estresse os picos ficaram na casa dos 350W. A eficiência energética da série 4000 da NVIDIA é impressionante.

Em relação ao processador que consome muito:

image.png

Nos testes do canal Hardware Unboxed, esse Intel Core i7 com uma RTX 4090 estava consumindo em média essa quantidade de energia (cerca de 600W). Isso é o consumo TOTAL do sistema, não apenas da GPU ou da CPU. A 4080 evidentemente vai consumir menos que a 4090 então pode reduzir um pouco esses números no seu caso. Eu diria que a sua fonte pode sim sustentar esse upgrade, afinal de contas em jogos você não vai ter a GPU e a CPU ambos trabalhando em 100% ao mesmo tempo consumindo o máximo possível, e você pode estar realizando undervolt nesse processador também, dentre outros métodos para reduzir o consumo.

Mas se você quiser tranquilidade total e dar mais margem pra sua fonte operar suave, pode estar pegando uma nova, de 850W pra cima você fica de boa, algumas opções:

Se conseguir encontrar a Cougar GEX X2 (de 850W ou 1000W) em estoque por um preço razoável, também são boas opções.

Todas fontes que eu citei são ATX 3.0 com conectores PCIe 5.0.

Sobre a placa de vídeo caber no seu gabinete:

image.png

É bem grandinha. Sem contar a parte de metal com as conexões ela tem 33,6 centímetros de comprimento, o que está quase estourando os 35 centímetros que o seu gabinete suporta, isso possivelmente sem levar em conta a presença do WC que você mencionou na parte frontal. Talvez faça a medição você mesma de quanto espaço realmente tem pra GPU dentro dele.

• Amei 2
Postado

@Batata Defumada Obrigada pela resposta tão detalhada!

Apesar de estar mais tranquila quanto a Cougar aguentar o Upgrade, pelo menos por um tempinho até eu comprar uma melhor e com mais folga, esqueci de mencionar que sempre que ativo o Boost e o XMP na BIOS dessa MSI MAG Z790 Tomahawk WIFI DDR4, Socket LGA1700, ATX, Chipset Intel Z790, MAG Z790 TOMAHAWK WIFI DDR4, aparece uma mensagem em texto branco e a tela completamente preta dando algum tipo de alerta, mas é tão rápido que é quase impossível tirar uma foto da tela durante a inicialização.. Será que o motivo possa ser que minha Motherboard pede 2 cabos de alimentação na parte superior esquerda mas utilizo apenas um? (Me disseram que o segundo era só para casos de Overclock mais incisivo e que o Boost não teria beneficio dessa alimentação a mais..) Como fiquei com medo dessa mensagem e não achei muita coisa sobre e ando com pouco tempo, decidi deixar os XMP e o Boost do processador desligados na BIOS.

Eu vou comprar uma nova fonte que possa ter esse outro cabo de alimentação extra para a placa-mãe(a SF 1000W tem?) e o PCI 5.0 para não ter que usar adaptadores.. Mas sou muito leiga nesse assunto e apesar de ter despertado MUITO o meu interesse nessa "SuperFrame 1000W Certificada Cybenetics." que você indicou, nunca utilizei produtos de marcas não tão conhecidas como essa.. Em uma breve pesquisa vi pessoas falando coisas como "Fonte Bomba", e confesso que fiquei com um pouco de medo desses comentários, mais pelo fato da marca não ser tão conhecida..

Você poderia dizer algo sobre isso? Adoraria saber a sua opinião pessoal, pois imagino que terá bastante embasamento. Mas também irei ver o vídeo do TecLab e outros para agregar em informação.

Fui pesquisar fontes 850w ~ 1000w de marcas mais populares e estão 1600 reais ou mais, outro motivo que me chamou a atenção na SuperFrame além do preço acessível foi os 5 anos de garantia e isso é muito importante para mim, a rede elétrica da minha casa é problemática então preciso realmente que a fonte escolhida seja de boa qualidade.

No fim prefiro investir "um pouco mais" em algo de qualidade e sempre com alguma folga do que ficar no limite ou capando tensões e etc, principalmente pensando em futuros upgrades.

Sobre o Gabinete, eu realmente preciso que exista uma chance de caber tudinho alí, não sei se conseguiria comprar um tão cedo... Vou deixar umas imagens dele aqui..

Obs: O PC fica ligado 16 horas por dia ou mais, maior parte do tempo com jogos.

20231203_124234.jpg

20231203_124244.jpg

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Treason Olá, perdão pela demora, eu simplesmente eu não podia te responder quando vi seu post e depois acabei me esquecendo.

Em 03/12/2023 às 12:35, Treason disse:

MSI MAG Z790 Tomahawk WIFI DDR4, Socket LGA1700, ATX, Chipset Intel Z790, MAG Z790 TOMAHAWK WIFI DDR4, aparece uma mensagem em texto branco e a tela completamente preta dando algum tipo de alerta, mas é tão rápido que é quase impossível tirar uma foto da tela durante a inicialização.. Será que o motivo possa ser que minha Motherboard pede 2 cabos de alimentação na parte superior esquerda mas utilizo apenas um?

Bem eu não vou dizer o que seria esse alerta sem realmente ver o que ele fala, mas em relação à alimentação, um conector de energia pro processador é mais que o suficiente na maioria dos casos, o segundo só seria necessário pra você se fosse fazer um overclock intenso como mencionado. E no caso em jogos o processador jamais chegaria em um consumo remotamente próximo à quantidade de energia que um conector de 8 pinos já é capaz de fornecer.

Em 03/12/2023 às 12:35, Treason disse:

Eu vou comprar uma nova fonte que possa ter esse outro cabo de alimentação extra para a placa-mãe(a SF 1000W tem?) e o PCI 5.0 para não ter que usar adaptadores.. Mas sou muito leiga nesse assunto e apesar de ter despertado MUITO o meu interesse nessa "SuperFrame 1000W Certificada Cybenetics." que você indicou, nunca utilizei produtos de marcas não tão conhecidas como essa.. Em uma breve pesquisa vi pessoas falando coisas como "Fonte Bomba", e confesso que fiquei com um pouco de medo desses comentários, mais pelo fato da marca não ser tão conhecida..

Tanto a SuperFrame de 850W quanto a de 1000W possuem dois cabos EPS (4+4) então daria pra utilizar os dois conectores da sua placa-mãe.

Sobre o preço em conta da SuperFrame, nem dá pra ficar se baseando no valor das outras fontes que você encontra por aí. Por exemplo, um Corsair CV 550 é uma fonte bem ruim, mas aqui no nosso mercado ela está com um valor desproporcional. Poucas fontes de alta potência estão com um valor decente no nosso mercado. Em relação a não ser uma marca muito conhecida, eu entendo a sua preocupação, entretanto não olhe para a marca e sim para o modelo, esses modelos específicos se mostraram de qualidade.

A Cougar GEX X2 850 é de alta qualidade e você consegue encontrar no mercado brasileiro, infelizmente por um preço bem salgado. Ela também oferece os dois cabos que você estava querendo, 1 EPS 4+4 pin e outro EPS 8 pin.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...