Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estão acontecendo algumas coisas bem estranhas no meu pc, que não sei de onde estão partindo:

1) PC mostra a logo, mas não chega nem a entrar na BIOS se algum dos 3 slots DisplayPort da GPU estiverem conectadas (tenho 2 monitores, um deles ligado em HDMI e o outro deveria ser na DisplayPort);

2) Se eu desligar o cabo DisplayPort para que o PC dê boot, logo após o procedimento acima, a BIOS simplesmente PARA de reconhecer o meu SSD ligado no slot Ultra M.2;

3) Para o SSD voltar a ser reconhecido pela BIOS, eu tenho que formatá-lo em outro PC e ligar ele formatado, do 0 no PC, daí em diante, procedo com o boot a partir de um pendrive com a imagem do Windows 11 e instalo normalmente no PC.

Até aí beleza, como eu descobri o problema, ligava sempre o PC apenas com um monitor HDMI ligado e após dado o boot, conectava o outro monitor na porta DisplayPort.

Na primeira porta DisplayPort a imagem sempre ficava piscando e as vezes desligando e ligando.

Então liguei o segundo monitor na segunda entrada e estava dando tela normalmente.

Porém, hoje ao fazer esse procedimento, o monitor ligado em DisplayPort não dá mais vídeo. Só estou conseguindo utilizar o outro monitor em HDMI. (irei comprar outro cabo DP hoje, para fazer mais testes, pois esse cabo aqui não está dando tela em nenhum dos dois monitores em nenhuma das 3 saídas DisplayPort da GPU).

Obs.: em jogos o PC está em perfeito funcionamento, com temperaturas sempre abaixo dos 60º, tanto de GPU como de CPU, funcionando apenas com um watercooler de 360 mm e a triple fan da GPU (essa semana instalo +7 ventoinhas no restante do gabinete).

Só em ligar o filtro de linha, já ligam todos os leds do watercooler, mesmo com o pc desligado (isso está correto)?

A GPU tem 2 slots de 8 pinos, tive que ligar 2 cabos PCI-e na fonte e depois na GPU.

Então, gostaria de saber se fiz a ligação correta da fonte para a placa de vídeo e se errei em alguma ligação da fonte para a placa-mãe, visto que montei esse PC do zero alguns dias atrás e não sei de onde está partindo esse erro que faz a BIOS parar de reconhecer meu SSD M.2 NVMe e após eu contornar essa situação acima, o monitor parou de ligar na saída DisplayPort.

Configuração do PC:

• GPU: AMD Radeon RX 6700 XT;
  • Processador: AMD Ryzen 9 5900X;
  • SSD: Fanxiang S770 1TB M.2 NVMe;
  • Memórias RAM: 2 x 16 GB = 32 GB ASGARD 3200 MHz;
  • Fonte: XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular;
  • placa-mãe: ASRock B450m Steel Legend;
  • Gabinete: AIGO DARKFLASH C285;
  • Watercooler: SuperFrame ISENGARD, ARGB, 360mm;
  • Monitor 1: Alienware 24 pol 240 MHz;
  • Monitor 2: Acer 24 pol 144 MHz.

WhatsApp Image 2023-12-02 at 21.58.23 (15).jpeg

WhatsApp Image 2023-12-02 at 21.58.23 (20).jpeg

WhatsApp Image 2023-12-02 at 21.58.23 (23).jpeg

WhatsApp Image 2023-12-02 at 21.58.23 (1).jpeg

WhatsApp Image 2023-12-02 at 21.58.23 (16).jpeg

Postado

@LeonardoAlbuquerque É um problema bem estranho, ainda mais porque é preciso formatar o SSD para voltar a ser reconhecido.

Acho que eu tentaria primeiro retirar o SSD e verificar se vai entrar na BIOS com o cabo DP conectado.

Postado

@Gui GC Mesmo sem o SSD, se tiver ligado na DisplayPort não entra na BIOS.

Porém, depois de iniciar o windows, plugo a entrada DP e o monitor liga normalmente.

Comprei até um multimetro aqui pra ver se a placa tá em curto, mas não sei checar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!